Thursday, March 27, 2014

Uma brincadeira ao pé do que se passa na América!

Leituras e comentários de Zig sobre os confrontos de 2008 na Quinta da Fonte e que ontem chegaram a julgamento (cartoon):

















(1. A notícia: «Uma pistola num carrinho de bebé, um machado junto à cama “para desmanchar o porco”» - Público de ontem; 2. Um poema que faz lembrar este aqui: «Antigo poema da criminologia» (neste «blog»).)

Monday, March 24, 2014

Ralhos e enxovalhos

Zig e Zag falam da carta que um legionário romano escreveu à família (cartoon):




(1. A notícia: «Há 1800 anos um soldado romano escreveu sete vezes à família, a última carta chegou até nós» - Público de hoje; 2. A propósito: «Império Romano» (do Ocidente e do Oriente) - Wikipedia; 3. Uns irredutíveis gauleses, 164 anos antes deste Aurelius Polion: Astérix Obélix...)

Friday, March 14, 2014

O eléctrico de Bernardo Soares



















«83. (…) À roda dos meios da praça, como caixas de fósforos móveis, grandes e amarelas, em que uma criança espetasse um fósforo queimado inclinado, para fazer de mau mastro, os carros eléctricos rosnam e tinem; arrancados, assobiam a ferro alto. (…)» - «in» Livro do Desassossego, Composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa.


(1. Bernardo Soares, semi-heterónimo de «Fernando Pessoa» (1888-1935) – Wikipedia; 2. A propósito: «Elétricos de Lisboa» e «Elétricos do Porto» e, ainda, «Elétrico» (na Europa e nas Américas) - Wikipedia; 3. Composição, em cima, a partir de imagens disponíveis na Web.)

Uma família disfuncional

Zig e Zag falam de um gato que anda nas bocas do mundo por ter sequestrado os donos e o cão (cartoon):

















(1. A notícia: «Família sequestrada em casa pelo gato» - Jornal de Notícias de hoje; 2. A propósito: «Família disfuncional» - Wikipedia)