Esta é uma história verdadeira (só o nome é inventado), contada de forma humorística (e, portanto, vale o que vale) por um emigrante português que, anos depois da revolução de ‘74, atravessou de camioneta Portugal, Espanha e França em busca de uma vida melhor. Ainda assim, não foi fácil.
Mas agora falando mais a sério e caso um dia alguém da direita (Luís Montenegro) ou extrema-direita (André Ventura) tropece aqui, o que é altamente improvável, ouça e olhe, com atenção, o documentário em baixo da Teresa Nicolau, que é de 2014:
«Sessenta anos de emigração portuguesa» (“Cerca de 300.000 portugueses saíram entre 2010 e 2013 (...) Se antes a salto e às escondidas, agora nas asas da liberdade, mas sempre deixando Portugal entre as lágrimas e a saudade.”) – RTP Ensina.
(1. A propósito: a) «Gare de Lyon» – Wikipedia; e b) «Lyon» (“Lyon está a cerca de 470 km a sul de Paris”) – Idem; 2. Nota: desenho a lápis do autor e colorido digitalmente: um lusitano (português), numa das histórias de Asterix e Obelix, fala com um centurião romano.)
No comments:
Post a Comment