Wednesday, December 20, 2006

Caixa de 20 amigos

O recém auto intitulado presidente chegou ao pé dos clientes do café com uma folha de várias linhas já numeradas e foi convencendo um a um a entrarem para a caixa dos vinte amigos, explicando todas as vantagens possíveis. Logo ao primeiro:

- Pagas uma jóia de 25 euros, podes pagar em três vezes. Começa a 6 de Janeiro e pagas 5 euros por semana e mais 2 para um número, de 1 a 49, vá, escolhe um número, qual é o teu número?, pronto, já está, é o 26. Depois pode-te sair um bacalhau, um presunto, sem o embruuulho, claaaro!, leva-lo debaixo do braço. Quem não pagar paga multa! (enquanto isto ia pondo nomes)

Um cliente: - Eu sou o tesoureiro, antes do fim do ano fujo com o dinheiro!

Outro: - O presidente é ele? (apontando para o dono do café)

Um outro, mas não interessado: - Claro!, é o que mais rouba! (gargalhada geral)

Outro ainda: - 5 euros por semana vezes 52 semanas são…

O presidente: - depois recebes, depois recebes tudo ao fim do ano…

O mais velho (acabado de inscrever): - Isso dos 20 amigos é para 20 números?

O presidente: - Nããão…, claro que não! (e logo desviando a conversa) - É bonito: às tantas já estás a distribuir o presunto pelos amigos e todos a beber, é uma festa!, já se passou comigo. E as multas? As multas é que dá! Claro que pode haver dois que não paguem, mas esses não têm mais pés nesta casa. No final há um jantar…

Um cliente (interessado): - pode ser um almoço?, têm que me avisar antes, que eu posso estar de serviço…

O presidente: - … e um envelope!

Um cliente querendo ser já o secretário: - e há os levantamentos, tem que levantar! Se não levantar tem multa, os levantamentos é que dá!

Um que estava escondido a um canto escrevinhando num livro (guindando-se já ao lugar de tesoureiro): - a contabilidade é toda explicada, juros, pagamentos, levantamentos…

O presidente: - E há os forasteiros, que também jogam para os números, mas o jantar, esse, é para os 20 amigos. É uma forma de juntar dinheiro. Não haja dúvidas!, é bonito!, é bonito!

E, assim, com esta lengalenga toda num curto espaço de tempo já estava meia folha de sócios preenchida!

No comments: