Sunday, December 02, 2018

Afinal o Monstro dos Perdigotos era informador da PIDE!

Veio agora a descobrir-se, por um cartão que nos chegou, que o Monstro dos Perdigotos era informador da PIDE no "antes do 25 de Abril".

Para os mais novos - que não sabem o que isto é - diga-se que o informador era uma categoria menor dentro da polícia de vigilância do Estado - mas não menos perigoso -, ou seja, um tipo que se senta na mesa ao lado, no café, e se põe de orelha em riste a escutar as conversas dos outros. Logo sai de mansinho e vai à delegação mais próxima delatar a conversa. E é aí que começa o cabo dos trabalhos para o pobre e imprevidente cidadão mais inspirado que, com umas gotas de álcool a mais no sangue, ou verborreia em excesso, zangado com a sogra, irritado com o trabalho, e confiante que há orelhas moucas em volta, falou de mais e pôs em causa a segurança do Estado. E leia-se por segurança do Estado o que é contra Deus, Pátria e Família, simples palavras como vermelho em vez de encarnado ou esquecer de dizer Sua Excelência o Senhor Presidente do Conselho antes de dizer o nome - que não andou na escola connosco -, uma gravíssima falta de educação.



















Vindo a terreiro defender-se, o Monstro dos Perdigotos lá foi dizendo que tal cartão era necessário a fim de ter acesso à documentação de um tal Bicancas - que tem morada no Inferno mas anda a dar voltas pela Terra a divertir-se - e poder efectuar a sua tese de doutoramento: "Como contrapartida, fazia uns trabalhitos para a polícia, mais por pedagogia do que por outra coisa, também por folha de serviço, dizia-se assim e não curriculum, e para não ser incomodado, o que era normal à época. Não era daí que vinha grande mal ao mundo. Aliás, quem é que ia adivinhar que se viesse a dar uma cambalhota, um trambolhão como o do 25 de Abril? E não diz aí que estou integrado no actual regime político? Pois estava e estou." - Empertigou-se.

Mas pondo de lado a semântica, isto cá para nós: É ou não é um cartão todo catita?!


(1. Uma notícia curiosamente não coincidente: «WHATSAPP-CHECK: Cavaco Silva foi informador da PIDE?» (Adianta-se já a resposta: Não. Não foi. Apenas preencheu um formulário para ter acesso a documentação classificada. Só que alguém, maldosamente, colou-lhe a fotografia num "cartão de informador". E isso é crime? É. E tem piada? Tem para alguns. Para outros não.) - Polígrafo de 2018/11/28; 2. Onde começou a "notícia": «Cavaco Silva “informador” da PIDE?!» - 2015/08/27, «in» tempo de recordar; 3. A propósito: «O Monstro dos Perdigotos» - e o «Bicancas» - neste «blog»; 4. E a famigerada «Polícia Internacional e de Defesa do Estado» - Wikipedia; 5. Nota ao Monstro dos Perdigotos: fotografia do autor.)

No comments: