Monday, December 17, 2018

Luta de moscas

O que seriam as crianças sem as moscas? Enquanto a mãe anda distraída na cozinha apanha-se uma - e há várias que andam a sobrevoar a mesa - e afoga-se a desgraçada na sopa. "Não é nada connosco" e reza-se para que não haja mais sopa na cozinha.

A mosca é daqueles animais de que ninguém ouve falar. Nem o PAN, o Partido dos Animais e da Natureza se preocupa com as moscas. Atirar o pau ao gato é condenável mas quem liga a uma criança que se entretém a fazer churrasco de mosca focando-lhe o Sol no lombo com uma lupa? - Receita - Convém que o animal estrebuche. Morte lenta. Depois é apreciar o aroma que se desenvolve no ar. Uma delícia!

Um golpe de Karaté

A mosca é daqueles animais cujo fim mais provável é cair na "toca" da aranha. Vai distraída, não vê a rede, o muro, e catrapumba! É a Natureza, a puta da vida. - Receita - Apanha-se a mosca e tendo o cuidado de a deixar em estado de atordoamento coloca-se cuidadosamente a ovípara na tal "toca" de modo que ela vibre. "Campainha, cheguei!" - diz a mosca. "Estás aí?" - responde a aranha. É ver então a rapidez com que a agasalha, um primor de estola que lhe põe feita de seda! "Que rica sopinha!" - as aranhas são assim.

Uma coisa é certa: o gosto das aranhas por sopas de mosca é inversamente proporcional ao gosto das crianças por sopas, ainda que levem feijões. E como elas - as moscas, entenda-se - andam sempre a pairar sobre as comidas de uma ou de outra forma têm o fim que merecem.


(1. A propósito: a) «Musca domestica» - Wikipedia e b) «Moscas» - por Por Lília de Lima Andrade, «in» InfoEscola; 2. E porque se fala em Karaté: «Caratê» - Wikipedia; 3. Dicionário: «Catrapumba!»? «Pumba!»: voz que serve para sugerir a queda de um corpo, um acontecimento geralmente desagradável; 3. Nota: composição a partir de imagens disponíveis na Web.)

No comments: