E perguntam vocês: o que é uma toupeira? Ou melhor, o que é uma e-toupeira?
É um mamífero. Rápido a identificar e a consumir a sua presa também é dos mais rápidos a comer. Só para terem uma pequena ideia, uma e-toupeira pode identificar 28 processos do CITIUS num minuto, guardá-los na despensa, e, num abrir e piscar de olhos, devorá-los em 647 partes. De cérebro pequeno é, no entanto, rápido a decidir. O pior que tem é exalar borbulhas nos ecrãs dos computadores.
Possui, como já se viu, uma dieta muito rica. Além de processos - como por exemplo processos a correr na segurança social -, aprecia especialmente e-mails, é fã de passwords, adora camisolas desportivas, bilhetes para jogos, tudo dentro de um salutar convívio com a direcção e a claque do clube, principalmente aos Domingos. Há toupeira que veste fato e gravata e há toupeira que prefere fato de treino. Quando não anda como Deus a pôs ao mundo.
É um ser voraz.
E não é mentira que é muito, muito, esperta. Muito mais que os humanos!
Sou encarnado
desde pequenino,
cheira a poema
(mas não é)
Toupeiras dixit:
Toupeira 1: Eu não posso pensar que alguma vez na justiça possa haver flebites.
Toupeira 2: Nunca ouvi falar que nós comêssemos camisolas e tão-pouco passwords, que eu saiba só minhocas. E, já agora, quatro passwords, quero dizer minhocas, não acham pouco?
Toupeira 3: Acima de tudo sou galego.
Utilizadora: A pirâmide foi violada. Alguém está a trabalhar com a minha password e há montes de sarcófagos pelo chão nuns comes-e-bebes que fizeram depois de uma invasão à segurança social.
Toupeira 4: Nunca, nunca, nunca, nunca, nunca comi tal comida. Nem sei de quantas pratadas estou acusado, sinceramente.
Toupeira 2: O Quasimodo tem umas camisolinhas para mim, espero que não sejam como as outras que foram ao forno e ficaram como um caracol.
Toupeira 2: Quando vou ver a bola arranjo sempre uns bilhetinhos naqueles lugares VIP onde estão as toupeiras boazonas. Quem gostar de pernas e peitos de truz venha ter comigo.
Toupeira 5: Posso-lhe dizer que não comi nada disso, a única coisa que comi foi umas lesmas à Bolhão Pato.
Toupeira 3 (para a Toupeira 2): Há uma vaga na toca dos troféus. Quer aproveitá-la para o seu sobrinho que está desempregado?
Toupeira 1: Uma sucessão de acusações todas elas falsas e infundadas. Além disso, não sou bilheteiro das tocas. Assino de cruz. Recebo mail e meto Ok.
Toupeira 3: Camisolas e bilhetes não é tráfico de influência. É simpatia à moda oriental.
Pergunta-se: será que tantos montículos vão parir uma só toupeira? Ou como se diz entre gente: será que a montanha vai parir um rato?
«Post» antecedente: «Toupeiras de superfície»
(1. A notícia: «"e-toupeira". Começa o debate instrutório» - RTP Notícias de 2018/12/03; 2. A propósito: «Talpidae» (Toupeira) - Wikipedia; 3. Dicionário: «‘Dixit’» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa; 4. Nota: composição a partir de imagens disponíveis na Web.)
No comments:
Post a Comment