Thursday, December 06, 2018

Oumuamua. A explicação.

Oumuamua, que em havaiano quer dizer "um mensageiro de longe que chega primeiro", foi detectado pela primeira vez a 19 de Outubro de 2017 e suscitou desde logo a curiosidade e a especulação.

Nave alienígena? Plataforma de transporte de detritos que uns tipos algures lançaram para o lixo, cá para o nosso lado? Ou rocha voadora atirada com o propósito de nos espiar? Ou, ainda, uma mensagem extraterrestre para nós descodificarmos?

A NASA diz que é um "objecto interestelar" que atravessou o nosso sistema solar para nunca mais voltar, contrariando a trajectória normal dos cometas.

Mas uma imagem mais pormenorizada prova que todas as explicações dadas estão erradas:

A NASA diz que é um objecto interestelar. Na verdade, trata-se de um cachalote errante no Universo. Como lá foi parar é que não se sabe.

















Na verdade, trata-se pura e simplesmente de um cachalote errante no Universo.

Como lá foi parar é que não se sabe.


(1. As notícias: a) «New Study Shows What Interstellar Visitor ‘Oumuamua Can Teach Us» - NASA, 2018/03/27; b) «E se `Oumuamua, o objeto interestelar em forma de charuto, for um cometa e não um asteroide?» - Observador de 2018/06/28; 2. A propósito: «Cachalote» - Wikipedia; 3. Para os amantes de «alienígenas» -  neste «blog»; 4. Nota: composição a partir de imagens disponíveis na Web.)

No comments: