Friday, January 04, 2008

Alguém lançou uma cobra-rateira ao Alberto João Jardim!?

«Cobra com 80 centímetros (foi) encontrada em Santana», titula o Jornal da Madeira de hoje. Foi encontrada na via pública e aparentava estar morta, refere o Jornal.

Trata-se de uma espécie exótica e tudo indica que dá pelo nome de «cobra do milho da Europa», pode-se ler na notícia.

Apetece perguntar: o que faz então uma cobra estranha numa terra estranha? De certo não terá ido pelos seus próprios meios posto que teria que atravessar o mar a nado, quer dizer, a modo de a nado às curvas (se assim se pode dizer).

Se for a tal cobra europeia há uma explicação: pode ter sido um continental, um «cubano», como se diz na terra da semilha, que a deixou ao deus-dará a ver se um tal Alberto João Jardim lhe pisava o coiro. E já se está a ver qual seria o resultado: era picada pela certa, uma alfinetada apenas, do género «pega lá para aprenderes a não ser mau!»


Legenda (cobra-rateira) - «Não é desse lado! É do outro!»

A cobra - claro está! - até agradeceu. Já não corria o risco de ter que se haver com o mau feitio do Alberto ou ser troféu na mão de algum moçoilo mais atrevido. Ser pele de carteira de uma qualquer «senhoreca» e, pior ainda, ser metida num frasco de laboratório a ganhar pó para todo o sempre, isso nunca! Antes a morte! E vai daí, inteligentemente, deixou-se estar muito quietinha na via pública, a rezar a Deus que caísse em boas mãos, e Deus - que até estava em dia sim - lá ouviu as suas preces e tudo acabou em bem. Haja Deus!


(1. A notícia; 2. A propósito: «Cobra-rateira»? Ou «Pantherophis» (Cobra-do-milho, de origem norte-americana)? - Wikipedia; 3. Ainda a propósito (para que não fique a ideia de qualquer desconsideração): «Alberto João Jardim», a «Ilha da Madeira» e a «Semilha» - idem; 4. A propósito de «uma cobra estranha numa terra estranha» (terceiro parágrafo), quer dizer, «Um Estranho Numa Terra Estranha» «in» shvoong.com (2007/02/24) e «Robert A. Heinlein» - Wikipedia)

No comments: