Wednesday, September 05, 2012

Piratas, corsários e pilantras.

Piratas! Palavra terrível de gente que cruzava os mares só com o intuito de pilhar tudo quanto aparecesse pela frente. Tempos em que ainda não havia segurança social e apoios sociais e os tipos tinham que se fazer à vida. Vida salgada e com muito rum, diga-se de passagem. Teve a sua época áurea entre os séculos XVI e XVIII.

Face ao direito actual, o pirata - o tradicional pirata - é um trabalhador por conta própria; é, portanto, um profissional liberal. Como diria o Zé Carioca, um pilantra!

Mar do Caribe, lugar inseguro... Fiquemo-nos por um nome de mulher, só para fazer crescer água na boca: Anne Bonny (nascida em 1700 – entregue aos crocodilos?), pirata britânica que, juntamente com Mary Read (1684-1721), ficou famosa pelas suas diabruras no Caribe.

(Era o pirata…)

Corsários! Distinguiam-se dos primeiros por gozarem de uma carta de corso passada por um governo, estando assim autorizados a pilhar navios de outra nação. Trabalhavam, pois, para o Rei. Eram uma espécie de gestores da coisa pública. William Kidd, corsário escocês, popularmente conhecido como Capitão Kidd (1645 - 1701), recebeu ordens da Inglaterra para controlar a pirataria francesa na região de Madagáscar.

(… da perna di pau e olho di virdo e cara di mau)

Outros tempos... Bonitos tempos. Fascinantes tempos!



















O tempo passa. Marcam-se outros rumos. Voa-se para o espaço e 2001, Odisseia no Espaço perde-se nas brumas do tempo. Confrontamo-nos agora com uma nova realidade: macacos no espaço em luta contra lagartixas-pirata. E em vez do velho pavilhão, a pala do velho lobo-do-mar…


(1. A propósito: «Pirata» e «Corsário» - Wikipedia; 2. Ainda a propósito: «Anne Bonny» e «William Kidd» - idem; 3. Composição a partir de «Saturn's Moons» - NASA – Image of the Day Gallery (Luas de Saturno, fotografadas pela Cassini, onde se pode ver a esfera nebulosa da gigantesca lua Titã e a lua mais pequena Tétis (2010/10/18)) e da imagem disponível em «No espaço o vinho também sobe à cabeça?» - neste «blog»)

No comments: