Friday, December 20, 2019

Elsa, A Deprimida

Era assim antigamente, os cães eram o Boby, o Twisty, o Leão, mas hoje já temos o Joaquim, o Manuel, o Abel, e só não temos o Caim por causa dos padres e duma pretensa ofensa aos direitos dos canídeos.

Ora o que se passa com os cães passa-se agora com as tempestades e depressões e vai daí ganharam nome de gente, numa relação tipo tu cá tu lá. A bem da igualdade umas têm nomes femininos e outras nomes masculinos.

Ontem o país foi assolado pela depressão Elsa e admira-se a sua força que nada fica a dever ao marido que chega amanhã, o senhor Fabien. Gentes do Porto precaveram-se (?) e colocaram um aviso a Elsa, válido para qualquer tempestade ou depressão. Reza assim: "Nesta cidade as tempestades pagam portagem!"

Porto, Rua da Constituição, hoje de manhã, depois da depressão Elsa.














"Ai é?" - disse a Elsa. "Então aguentem-se."

Está visto. Está declarada a guerra!


(1. A notícia: «Elsa parte e chega o Fabian» - RTP Notícias; 2. a) «Ciclone» (ou depressão atmosférica) e b) «Tempestade» - Wikipedia.)

Tuesday, December 17, 2019

Aí vai chumbo!

É um urso? Ou um lobo da era quaternária?

É o yeti? O Abominável Homem das Neves?














Excluída está a hipótese de ser o lobo. Para isso ser verdade teria que haver por ali umas graciosas e saborosas sindioceras que a gente não vê, coisa aliás que já vai há muito tempo. Mas com paus de cuspir fogo vemos dois e esses conhecemos de ginjeira!

Portanto, são dois homens.


(1. Aqui ficam para os mais curiosos: 

a) «Quaternário» ("Na escala de tempo geológico, o Quaternário era o período da Era Cenozoica do Éon Fanerozoico que congregava as Épocas Pleistocena e Holocena." - Wikipedia; 

b) "I Mammali Giant di l'Era Cenizoica": Sindiocera «in» «Mammiferi Giganti è Megafauna Scritti è Profiles» - EFerrit (ver Syndyoceras, 83 de 91); 

c) «Iéti» ("homem da montanha" ou Abominável Homem das Neves) - Wikipedia)

Monday, December 16, 2019

Os azares de um artista

É bem verdade que não se deve mexer naquilo que está quieto, retocar o que era suposto ser definitivo. É coisa que quase sempre dá asneira principalmente quando não se é um Leonardo da Vinci.

Era para ser: "Lobos", desenho a caneta e lápis de aguarela, 2019.

O lombo do lobo preto estava demasiado esguio. O artista foi-o encorpando, a tal ponto que o lobo se transformou num urso. Que chatice! Para agravar a situação agora o lobo à esquerda parece que vai abocanhar o nosso uivante lobo preto. Bem, sempre há a solução do Photoshop. Ninguém vai desconfiar.

Mas eis que o artista teve a ideia luminosa de transformar o fracasso em piada. E vai daí pensou: "É isso, se saiu mal vamos então gozar com o desenho!"