Tuesday, June 25, 2024

Um infante de leão-marinho. Quando as crianças são todas iguais.

Na praia, do que mais gostava o Joãozinho era rebolar na areia depois do banho, imaginando-se um croquete. Tal como este infante de leão-marinho. Donde se conclui que nestas coisas as crianças são todas iguais.



(1. a) A propósito: «Leão-marinho» – Wikipedia;

b) «Galápagos» (As Galápagos constituem “uma reserva de vida selvagem, administrada pelo governo do Equador e que é, desde a visita de Charles Darwin, o principal laboratório vivo de biologia do mundo”, porém, hoje em causa pela poluição e o aumento do turismo.) – Wikipedia;

c) «Publicação da Origem das Espécies, por Charles Darwin» (“A premissa que mais polémica suscitou foi a de que a evolução das espécies foi feita por um processo de seleção natural, assente na competição e na luta pela sobrevivência”; “Mais tarde, Darwin veio a estender os princípios defendidos no livro (A Origem das Espécies, 1859) à espécie humana, também sujeita, portanto, a um processo de evolução e possuindo um antepassado comum com outros primatas.”) – RTP Ensina;

d) «Charles Darwin» – Wikipedia;


2. Imagem de um documentário sobre as Galápagos alertando para o facto de estar em causa a sua biodiversidade pela poluição e o aumento do turismo;

3. «Poluição» – Wikipedia)

Marcelo está disponível para uma frente comum. O sonho da direita.

A passos largos para o fim do mandato e à beira de perder alguns dos seus poderes presidenciais, ainda para mais chamuscado por um filho no caso de umas gémeas (que é uma cola que não descola), o presidente está praticamente no estado de "morte política". Porém, prestes do "fim" vêm sempre as melhoras da morte e, no caso, o desejo antigo de uma "frente comum" que congregue toda a direita. É disso que aqui se dá conta:




2. O sonho do presidente de uma frente comum da direita não é destes dias: «“Um projeto excecional.” A mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa no aniversário (10 anos) do Observador» – YouTube (Observador), em 2024/06/04, minuto 2:14: “Recordo a visita que vos fiz há praticamente 10 anos, e, na altura, eu ousei como que prever, não profetizar, que quando não houvesse a unidade na direita, se ela porventura ocorresse, a divisão da direita o Observador uniria (...)”;

3. Nota: composição a partir de imagens disponíveis na Web e Nosferatu significando a “morte política”.)

Saturday, June 15, 2024

Desfile da celebração do aniversário do rei Carlos III

Pior que um rei só um presidente armado em reizinho.


Carlos III completa 76 anos a 14 de Novembro mas manda a tradição que o aniversário seja celebrado oficialmente em Junho. Com soldadinhos de chumbo, bonecos que outrora foram o gáudio da criançada.

Brincar aos soldadinhos... Brincar aos cabeças-de-giz (os antigos sinaleiros)... Pois, então, vejam uma em baixo (em 4) que nem hoje lembra ao diabo...


(1. As notícias: a) «Kate Middleton marca presença no aniversário do rei Carlos III» - RTP Notícias de 2024/06/15; e b) Há um ano (2023) o bolo parecia estar um pouco duro: «Carlos III faz 75 anos: as imagens do monarca a cortar a primeira fatia do bolo de aniversário» - SIC Notícias de 2023/11/14;


3. a) Miniatura de figura humana, geralmente militar: «Soldadinho de chumbo» - Wikipedia; e b) Um conto de Hans Christian Andersen: «O Soldadinho de Chumbo» - Idem;

4. Uma que nem hoje lembra ao diabo: «Instantâneos (73): quando os “cabeças de giz” recebiam cabazes de Natal» - «in» O sal da história;

5. Notas: a) “cabeça de espuma anti-puff”: filtro de protecção contra o ruído ambiente, o vento, a respiração ou o impacto da saliva...; e b) alterou-se a legenda da imagem, sem alterar o sentido.)

Plano de Verão na Saúde. “Sete dias de Verão”, de Ana Paula Martins.


Desorganização, desorientação e falta de planeamento.

14 a 20 de Junho: Como no título do livro para crianças, de Bruno Magina, este é o plano que também dá pelo nome “Sete dias de Verão”.


(1. As notícias: a) «Já há plano de verão na saúde (mas chegou com erros e é apenas para uma semana)» - TVI Player de 2024/06/14; b) «“Ministério da Saúde está desorientado” e “próximos meses são preocupantes”: as críticas ao plano de verão para as urgências» - TVI Player, mesma data; 2. A propósito (o livro para crianças): «Sete dias de Verão», de Bruno Magina e Ilustração de Joana Santos; Edições Afrontamento, Junho de 2016 - WOOK.)

Thursday, June 13, 2024

Cirurgias oncológicas, gestores hospitalares e urgências encerradas

Zig e Zag falam das trapalhadas (desespero?) da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, prestes a começar o Verão (cartoon):



Actualização: diplomacia à maneira de Ana Paula Martins: «Conselho de Administração de ULS de Viseu demite-se após críticas de ministra» - Observador de 2024/06/13


(As notícias: 1. «Cirurgias oncológicas: ministra da Saúde reconhece erro nos números que apresentou» - SIC Notícias de 2024/06/13; 2. «Cirurgias oncológicas. Direção executiva do SNS corrige ministra da Saúde» (“Em vez dos mais de 9.300 referidos pelo Governo, são cerca de 2.300.”) - RTP Notícias de 2024/06/13; 3. «Administradores hospitalares pedem divulgação pública de urgências encerradas» (depois que “deixaram de estar disponíveis ‘online’”) - Observador de 2024/06/13; 4. «Ministra da Saúde critica gestores hospitalares. “Temos lideranças fracas”» - RTP Notícias de 2024/06/12)

Não adormeçam os fiéis com homilias longas: 8 ou 16 minutos?

Zig e Zag falam da recomendação do Papa aos padres para que as homilias sejam curtas (cartoon):


(As notícias: 1. «Papa Francisco pede aos sacerdotes que não “adormeçam os fiéis” com homilias longas» - SIC Notícias de 2024/06/13; 2. «Papa Francisco pede aos sacerdotes que “não adormeçam os fiéis” com homilias longas» - Diário de Notícias de 2024/06/12)

Tuesday, June 11, 2024

Um Porsche 911 RSR com a matrícula 666 LUC emendada

Vimos anteriormente que um vendedor entregou à sua cliente um Porsche com o n.º da besta (666) e as iniciais de Lúcifer (LUC). Tentando emendar a mão, entregou um novo carro. Aparentemente com uma nova matrícula.

Mas o diabo não descansa e é matreiro...



«Post» anterior: «Um Porsche 911 RSR com a matrícula 666 LUC»


(Nota:
fotografia do autor)

Um Porsche 911 RSR com a matrícula 666 LUC

Angiline encomendou um carro através de uma empresa de importação de carros. O carro correspondia àquilo que procurava: um Porsche 911 RSR.

Mas quando lho entregaram em mãos viu que o carro trazia uma matrícula espanhola com o número da besta (666) seguido das iniciais de Lúcifer (LUC). E fugiu a sete pés.

Ainda lhe disseram que o levasse a Fátima e o benzesse, mas de nada adiantou.

O Belzebu é tendeiro(a), ponto final, parágrafo.

E, assim, por causa da superstição, perdeu um carro todo catita!

Ora vejam:





(1. «Porsche 911 RSR» - Wikipedia; 2. «Número da Besta» - Wikipedia; 3. a) «Lúcifer» - Wikipedia; e b) «Belzebu» - Idem; 4. Nota: fotografia do autor; (a) ... gosta de armar a tenda, arranjar confusão.)

Monday, June 10, 2024

Eleições Europeias 2024. "Que grande vitória da IL!"


Dar os parabéns é sempre bonito, principalmente se a um dia do fim da campanha (quase todos) ficamos a conhecer melhor... «Os anos dourados de Cotrim de Figueiredo como diretor da TVI: do “fraquinho” por Cristina Ferreira à loucura da Casa dos Segredos» - Veio na “FLASH!” de 2024/06/06.



3. Os resultados: a) Europa: «Parlamento Europeu 2024 - 2029» - RTP Notícias de 2024/06/10; e b) Portugal: «Resultados Globais - Território Nacional e Estrangeiro» - Secretaria Geral do MAI;

4. a) E porque se fala de «Cristina Ferreira» (Directora de Entretenimento e Ficção da TVI e Vogal e Accionista da Media Capital, além de Empresária) - Wikipedia; b) A propósito de Cristina Ferreira: «TVI» (canal de televisão pertencente à Media Capital) - Idem; e c) A propósito da «Flash! (revista)» (imprensa rosa, pertencente à Medialivre) - Idem.)

Friday, June 07, 2024

Eleições Europeias 2024. Os Resultados Eleitorais ou o Dia Seguinte.


Isto é para digerir no próximo Domingo à noite ou nos dias seguintes. Mas publica-se já, antecipadamente.

“É o tempo da justiça”, “é o tempo pré-eleitoral”, “é o tempo eleitoral”, é o tempo do caraças... e foge o diabo da cruz quando lhe dá jeito. (a)


(a) Pois é! Descobrimos o tempo de Marcelo Rebelo de Sousa. Tem 3 dias: 


minuto 2:14: 

“Recordo a visita que vos fiz há praticamente 10 anos, e, na altura, eu ousei como que prever, não profetizar, que quando não houvesse a unidade na direita, se ela porventura ocorresse, a divisão da direita o Observador uniria; que quando houvesse problemas no diálogo entre uma parte significativa da esquerda e uma parte significativa da direita haveria o Observador para fazer esse diálogo; quando houvesse necessidade de aproximação do sistema político em relação à sociedade, à sociedade civil, o Observador também lá estaria para cumprir essa missão. Numa palavra: a comunicação social portuguesa necessita de mais projectos assim. Este é, de facto, excepcional.”

Onde já vimos coisas assim? 

BALSEMÃO, Francisco Pinto, «Memórias», 2023, Expresso, vol. 3, p. 181:

“É interessante, aliás, registar que muitas das pessoas que trabalharam comigo em lugares cimeiros da área criativa e até das áreas de gestão e comercial e às quais muito devo tentaram, mais cedo ou mais tarde, “vingar-se”, lançando os seus próprios projetos. Penso que o objetivo de todos terá sido – provavelmente também por outras razões, incluindo o aliciamento por sectores políticos e económicos que me eram adversos e que os financiavam – a necessidade de mostrar que seriam capazes de fazer melhor, saindo da minha sombra. Numa interpretação freudiana: matar o pai.

Infelizmente para eles, todos ou quase todos falharam:

MARCELO REBELO DE SOUSA foi um dos fundadores do “Semanário”, em 1983 (…) Depois de um longo estertor, financiado, durante anos, por RICARDO SALGADO, a publicação fechou em 2009, mas “faleceu” muito antes.”

BALSEMÃO, Francisco Pinto, «Memórias», 2023, Expresso, vol. 3, p. 215:

“Entretanto, pouco tempo depois, saiu o nº 1 do “Sol”, o grande semanário que JOSÉ ANTÓNIO SARAIVA inventara para destruir o Expresso e onde um dos principais colaboradores era – adivinhem? – MARCELO REBELO DE SOUSA. Não foi muito longe.”


(1. A propósito das eleições: a) «Marta Temido apela ao voto das mulheres» – RTP Notícias (Europeias 2024), de 2024/06/07; b) «Marta Temido garante que abstenção ao voto “é uma preocupação”» – SIC Notícias, mesma data; 2. Nota: composição sobre fotografia do autor de 2022.)

Wednesday, June 05, 2024

Eleições Europeias. Alhos, Bugalhos e Gorilexes.


Fiquem a saber que as eleições para o Parlamento Europeu dos Gorilas são no próximo dia 9 de Junho.
 
Pois é! Na Gorilândia, tal como cá, um partido de Gorilexes da extrema-direita (CHEGA) cresce a olhos vistos. Mas um Penetra da AD (direita), truculento e cheio de verborreia, saiu da fábrica, novinho em folha, com os manuais estudados e o objectivo de roubar o protagonismo do CHEGA.

Cá, entre nós, humanos, o equivalente é um tal Sebastião Bugalho, ex-comentador político, católico, penteadinho, conservador de direita e sabichão das dúzias, tão empertigado que acha que se o plano da AD (para a imigração) fosse apresentado ao Papa este “não ficaria insatisfeito(a).

Aqui, ao contrário do provérbio, alhos e bugalhos não são assim tão diferentes.

E esta, hein?!


(a) Em 19/10/2023 o Papa disse o seguinte em relação aos imigrantes: "a acção tem de ser acolher e é preciso passar de um mundo fechado para um mundo aberto", precisamente o contrário da política do actual governo da AD.

Sunday, June 02, 2024

Wanted: Corno de Boi. Fora-da-lei do Velho Oeste.


Du Orelhudo(a), Lobo Branco(b), Patife, Arruaceiro, Dragão de Quatro Olhos e Pato Enxuto, podiam ser tipos do Velho Oeste se não fosse a aparente inocência dos nomes, patuscos aos nossos ouvidos. Mas foram bandidos do pior que há. Para o imaginário popular as velhas coboiadas foram substituídas pelos filmes de Kung Fu(c).

Bando do Buraco na Parede, Família Bender, Gangue Rufus Buck, Robin Hood do Oeste (Joaquín Murietta), Apache Kid, Gangue dos Dalton e Belle Starr (uma mulher de charme que dava balas), esses, sim, foram nomes do Velho Oeste(d).

E este aqui, em cima, dá pelo nome de Corno de Boi. Cherokee, pelo lado da mãe, degredado austríaco, pelo lado do pai, teria dado um bom agricultor se não fossem as más companhias e os traumas de infância. Procurado e capturado, “sentenciado à morte por enforcamento”, tentou escapar, mas acabou linchado por populares e “pendurado pelo pescoço num poste telegráfico”.

Depois da sua morte, a pretexto de lhe estudarem “o cérebro à procura de sinais de criminalidade”, do que sobrou, e ainda podia ser útil, foi transformado em cinzeiro, porta-canetas, calço de porta, máscara mortuária, par de sapatos e mala de médico; o restante do corpo desmembrado, sem préstimo, do desgraçado Corno de Boi foi guardado durante um ano “num barril de uísque com uma solução salina” e depois enterrado num jardim de um advogado ‘tanhoso’(e), no meio de cactos. Isto foi o que nos contou George Parrott(f), herdeiro na linha recta do Corno de Boi e famoso genealogista dos Parrott, de que muito se orgulha. Portanto, não temos como duvidar.

Estas leituras de bandidagem (coboiadas e kung fu) demonstram bem o nosso gosto (ainda que de bons e cumpridores cidadãos) pelo risco e pela porcaria. Mas só se as balas não nos caírem em cima...

E, então, é esta a peça (com “wifi”, “pass” e “stout”).


Um “post” relacionado: «Saloon»


(Claro que, ao contrário dos do Velho Oeste, este é um bar decente, que se recomenda.

I

(a) Du Orelhudo, «Du Yuesheng» (1888-1951), “como líder do Gangue Verde («Green Gang»), dominou o comércio de ópio e heroína em Xangai na década de 1930 e financiou secretamente a carreira política de «Chiang Kai-shek»” (1887-1975); “Chiang concedeu a Du Yuesheng o posto de general do Exército Nacional Revolucionário.” - Wikipedia; 

(b) Lobo Branco, «Chang An-lo» (1948 – actualidade), “mudou-se para Las Vegas em 1968 para estudar e manter a ordem do império em expansão da «União do Bambu», particularmente nas Chinatowns da Califórnia e nas salas de jogos de Las Vegas.” 

“A União do Bambu (uma “das três principais «tríades» criminosas de Taiwan”; uma outra é o «14K») estava intimamente associada ao KMT («Kuomintang») e à família governante de Chiang. A União do Bambu foi uma parte fundamental do Terror Branco do KMT, que permitiu ao ditador Chiang Kai-shek estabelecer o controlo sobre a sociedade taiwanesa. (…) Os gangsters da União de Bambu foram até admitidos nas academias militares, policiais e de inteligência pelo KMT, o que permitiu que subissem ao topo do governo.” - Idem;




(f) Na verdade, Corno de Boi é «George Parrott» (mais conhecido como «Big Nose George»), e a história é praticamente idêntica, com a excepção das origens, do advogado e dos cactos. Para os mais corajosos, aqui fica «George Parrott, o criminoso que foi transformado em um par de sapatos» e uns sapatos todos catitas. - Canal História;

III - Dicionário:

(e) “Tanhoso”: palavra inventada, que significa aquele que dá uma no cravo, outra na ferradura.

IV - Fotografia autorizada.)