Thursday, July 31, 2008

Gato de baixo de carro...

... está na passadeira
à espera de passagem

(às vezes não está atento aos sinais
e fica estrelado na estrada)

Se a sardinha dorme?

Julgam que sim. Mas não. Passa é pelas «brasas».


(Histórias de pescarias em Campo Lindo, Porto)

Sunday, July 27, 2008

«Os trastes», segundo Alberto João Jardim

«Jardim promete alguma moderação na festa», titula o Diário de Notícias deste Domingo, «hoje na tradicional Festa do Chão da Lagoa», e, citando palavras do próprio, desde que «"os 'trastes' não estejam lá", pois "o coração fala"».

É caso para perguntar: terá sido por isso que o líder do PSD da Madeira não convidou para a festa a presidente do seu partido, Manuela Ferreira Leite, temendo que o diabo fosse matreiro e depois era mesmo o diabo? Ou terá sido simplesmente por uma questão de feitio, visto que os decibéis de Alberto João Jardim não vão lá muito bem com a postura de "Dama de ferro" da sua presidente?


(1. A notícia; 2. Vem a propósito: «“Sou dama de ferro nos valores e nos princípios”» - Correio da Manhã de 2008/05/18; 3. A verdadeira Dama de ferro: «Margaret Thatcher»)

Outros tempos, outras vontades... e Papas

Bento IX «subiu ao trono papal aos 12 anos» (séc. XI), enquanto que Bento XVI «foi eleito como o 265º Papa com a idade de 78 anos e três dias» (séc. XXI) - vem na Wikipedia.

É caso para dizer: mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...


(Já agora: «Papa Bento IX» e «Papa Bento XVI» no «site» em cima referido)

Friday, July 25, 2008

Coincidências sobre um título: «A Verdade da Mentira»

«SINOPSE
ARNOLD SCHWARZENEGGER é o agente especial Harry Tasker (…)»
«(…) uma mistura explosiva de acção sem parar com o melhor de uma comédia romântica.»



No outro lado:

«O antigo inspector da Polícia Judiciária Gonçalo Amaral publicou esta quinta-feira o livro “Maddie, a Verdade da Mentira”, em que revela detalhes da investigação sobre o desaparecimento da criança britânica. Gonçalo Amaral acredita que Madeleine McCann morreu a 3 de Maio de 2007 na Praia da Luz. E afirma que o seu livro "não é nenhum ataque pessoal a ninguém".»


(1. «A Verdade da Mentira» «in» dvdpt.com; 2. «Gonçalo Amaral lança “Maddie, a Verdade da Mentira”» «in» Notícias.rtp.pt; 3. «Falar Verdade a Mentir» (uma peça de Almeida Garrett) - Wikipedia)

Wednesday, July 16, 2008

Um tipo na repartição de finanças...

... para a funcionária (enquanto preenchia um formulário):
- E a varanda, onde se põe?
Ela: - Põe-se na garagem.

Sunday, July 06, 2008

Uma justiça cega e invisível

«A justiça está a caminhar para um buraco negro», titula o Diário de Notícias de hoje.

Quer dizer:

1. A Justiça vai passar a ser invisível (cega já era)?

2. Que tamanho vai ter essa Justiça? Microscópica ou Astronómica? (atendendo aos tempos de poupança que se vivem bom seria que fosse microscópica, ou pelo menos a caber num saco, num daqueles sacos de compras que tão bem conhecemos..., depois mandava-se o saco para o espaço...)

3, Buracos negros com cabelos está fora de hipótese...

4. Com tamanho a tender para zero e muita gente lá dentro a tender para o infinito é uma hipótese que até se aceita se lá estiverem, por exemplo, o Marques Mendes, o Sócrates e restantes da sua longa família (claro está que isto foram exemplos tirados à sorte). Seria a teoria da empilhadora.


(1. A notícia; A propósito: «Buraco negro» - Wikipedia)

Vai haver arraial na Madeira!

«Líder madeirense pondera antecipar fim do mandato», titula o Diário de Notícias de hoje. - Vai haver arraial na Madeira! Em breve serão anunciados os preços de promoção para umas excelentes férias. Vinho a rodos está garantido, bem como máscaras de Carnaval! Será distribuída uma preciosa colectânea de anedotas sobre os continentais (principalmente aos «cubanos» sugere-se que mantenham o espírito de humor!)


(A notícia)

Um Conselho nas mãos de um só homem?

«Conselho de Justiça nas mãos de Madaíl», titula o Diário de Notícias de hoje. - Ficamos por aqui. O título diz tudo.


(A notícia)

A bota tem que bater com a perdigota...

... assim como a função com a palavra...
... bem como com a presidenta!


(A propósito de a «"Presidenta, porque sou mulher!"» «in» Diário de Notícias de hoje)

É o que faz a falta de maçarocas.

«Polícias-espiões para complementar ordenado», titula o Diário de Notícias de hoje. - É o que faz a falta de maçarocas.

Quer dizer: um tipo até se esmera, quer fazer um bom trabalho, vão surripiando ao ordenado, e depois caiem com estas? Está mal. Há que pagar as batatas, os percebes e os musaranhos, não é?
Polícia que se preza de o ser é sempre um espião. A tempo inteiro. Se não for assim não passa de um administrativo. Ora gente desta há muita por aí...

Desta vez - concordamos - os polícias-espiões estão a ser injustiçados. E não só: a memória de Maigret também!


(1. A notícia; 2. Quem foi o «Comissário Maigret»? - Wikipedia; Para desenjuar: «Percebes» «in» Roteiro Gastronómico de Portugal)

Saturday, July 05, 2008

E se acontece «Os Lusíadas» ou «O Livro do Desassossego» nem passarem aos quartos de final?

«E PORQUE NÃO UMA MARATONA DE CAMÕES OU PESSOA?», titula o Diário de Notícias de hoje. Já no texto: «Soube-se na quinta-feira que a televisão estatal italiana RAI vai fazer, no Outono, uma leitura integral da Bíblia, em directo e sem interrupção, que será iniciada pelo Papa Bento XVI a ler o Génesis - E diz bem: «será iniciada pelo Papa», pois duvida-se se terá folgo para tanto!

Isto de maratonas tem que se lhe diga. Na crónica acima Eurico de Barros dá como exempos maratonas de Os Lusíadas (Luís de Camões) ou d'O Livro do Desassossego (Bernardo Soares, heterónimo de Fernando Pessoa). Ora maratonas destas precisam de corredores de fundo com chegadas espectaculares. A não ser assim quem se vai entusiasmar?

E se acontece Os Lusíadas ou O Livro do Desassossego nem passarem aos quartos de final? Mata-se assim os autores e, por arrasto, a nossa língua?


(1. A notícia; 2. A propósito: «Luís Vaz de Camões» e «Fernando Pessoa» - Wikipedia)

Hitler em cera ou versão em suicídio?

«Hitler de cera causa polémica em Berlim», titula o Diário de Notícias de hoje. Adianta o jornal que o fuehrer fica «atrás de uma mesa, para evitar que os visitantes tirem fotografias ao seu lado» - Será que ainda vamos ter uma versão em cera do seu suicídio? Era uma ideia!... Outra ideia era ter um Hitler em menino, todo rechonchudo, e toda a gente a dizer: «Que engraçadinho, que bonitinho, tão querido... Quem diria!?»


(1. A notícia; 2. A propósito: «Adolf Hitler» - Wikipedia)

O sorriso de Ingrid Betancourt...

A propósito dela - do seu sorriso, da sua resistência e disponibilidade para a vida - apetece lembrar o poema de Eugénio de Andrade:

O Sorriso

Creio que foi o sorriso,
o sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa, ficar
nu dentro daquele sorriso.
Correr, navegar, morrer naquele sorriso.

de O Outro Nome da Terra (retirado de «As Tormentas»)


(1. A notícia um dia atrás: «Como o Exército enganou as FARC (Colômbia: ‘Operação Jaque’)» «in» Correio da Manhã; 2. A notícia de hoje: «Um dia de cativeiro contado por Ingrid Betancourt» «in» Diário de Notícias de 2008/07/05; 3. A propósito: o que são as «Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia» (FARC)? - Wikipedia)

Tuesday, July 01, 2008

… e quanto custaram os sapatos vermelhos do Papa?

«Sapatos do Papa não são da 'Prada' são "de Cristo"», titula o Diário de Notícias de hoje, referindo-se aos «sapatos vermelhos que Bento XVI nunca dispensa». Logo a seguir, a justificação: o Papa «recuperou acessórios medievais e ritos pré-Vaticano II», por isso (os ditos sapatos) «não são uma questão de vaidade» - Vaidade ou não, apetece perguntar: e quanto custaram?


Legenda: uns sapatos do séc. XVI (faz de conta!)

Acima de tudo, o que realça é o gosto por peças antigas do género gorros, chapéus, capas…

Algumas do séc. XVI, dignas de um verdadeiro antiquário…

Até já há quem lhe chame o Papa dos adereços.

Não será por isso de estranhar que um dia destes surja por aí uma colecção de moda para as quatro estações à Bento XVI!


(1. A notícia; 2. Já agora: «Papa Bento XVI» - Wikipedia)