Monday, October 20, 2008

Carros-gafanhotos: a próxima invenção!

É verdade que é muito interessante estudar o sistema de locomoção dos gafanhotos que faz com que voem aos milhares (milhões?) em pleno ar sem baterem com as asas uns nos outros.

Mas aplicar isso às nossas cidades, aos nossos carros, torna-se duvidoso.

Às tantas teríamos carros com asas a voar pelos ares e poluição de todo o género insustentável. Com a agravante de se assistir a cópulas de carros wolkswagen com lambretas, bmw's e mercedes-benz e carros em 2.ª e 3.ª mão (para não dizer outras mãos) e restantes chocolateiras. Tudo contrário ao incentivo do uso da bicicleta e do abandono dos popós nos arredores das nossas cidades e de um eficiente sistema de transportes públicos a «energia solar», energia qua até poderia provir - se cano houvesse a ligá-lo - do recente descoberto e «calorento» planeta que dá pelo belíssimo nome WASP-12b!

A notícia do Jornal Expresso de 2008/10/19 resume de forma lapidar a teoria dos «carros-gafanhotos»: «A cientista chegou à conclusão que o segredo do gafanhoto reside na capacidade de a informação passar directamente dos olhos para as asas, por impulsos nervosos, sem recorrer ao cérebro (...)»

Atendendo a que os gafanhotos têm miolos de minhoca (1% na escala mais baixa dos animais, e por consideração - é, na prática, o que diz a conceituada cientista), vamos pôr faróis de carros ligados a volantes e travões?!, a carros com asas?!, a carros a voar?! Com gente a sustos e baques no coração?

Fica a questão!


(1. A notícia: «Gafanhotos podem salvar vidas (Evitar os acidentes rodoviários)»; 2. A propósito do WASP-12b (neste «blog»): «Um bom candidato ao Inferno...»)

No comments: