Monday, October 06, 2014

Uma folha de caderno

«Abriu o livro de geografia nas páginas das guardas e leu o que tinha escrito numa delas: o seu nome e o local onde se encontrava.

Stephen Dedalus
Aula de Rudimentos
Colégio de Clongowes Wood
Sallins
Condado de Kildare
Irlanda
Europa
Mundo
Universo

Isto estava escrito com a sua letra; e Fleming, certa noite, por brincadeira, havia escrito na página oposta:

Stephen Dedalus é o meu nome,
A Irlanda é a minha nação.
Clongowes é o sítio onde vivo,
O céu é o lugar do meu coração.

Leu os versos do fim para o princípio, mas assim deixavam de ser poesia. Depois, leu a página do fim para o princípio, até chegar ao seu nome. Ali estava ele; e voltou a ler até ao final. Que haveria depois do universo? Nada. Mas haveria alguma coisa em volta do universo, a mostrar onde ele acabava antes que começasse o nada? Não podia ser um muro; mas poderia haver uma linha muito, muito fina, em redor de tudo. Era uma coisa imensa, pensar em tudo e em todos os lugares. (…)» - James Joyce, «in» Retrato do Artista Quando Jovem, Cap. I



























(1. O «Universo» visto neste «blog» - Wikipedia; 2. A propósito: «James Joyce» - Wikipedia; 3. Como curiosidade, aqui fica um nome que é abundantemente citado no livro: «Charles Stewart Parnell (1846-1891), nacionalista irlandês que chefiou o movimento da Autonomia Irlandesa no Parlamento (1880-1890)» - N. do A.); e texto na Wikipedia)

No comments: