Zig e Zag falam de rivalidades de freiras (cartoon):
(1. A notícia: «Aqui viveram “dois gangs" de freiras e uma mulher apaixonada» - Público (Ípsilon] de 2018/08/29, texto de Lucinda Canelas (excerto):
«Lembra Francisco Paixão que as religiosas se organizavam em dois grupos rivais – de um lado as fiéis a S. João Baptista, do outro as adeptas de S. João Evangelista – e não faltam relatos de que, por vezes, “chegavam a vias de facto” na defesa dos interesses da sua facção. “Hoje diríamos que funcionavam quase como dois gangs no que os gangs têm de competição pelo território e pelo poder. A população aqui da cidade ficava do lado de fora à escuta das bulhas das freiras, que chegavam a andar à tareia.”
Pelos vários espaços vão-se encontrando as encomendas feitas pelos dois grupos, que mediam forças constantemente também através da arte. Sabe-se a qual deles pertencia quem manda fazer determinado altar ou painel de azulejos pelo santo que neles figura: S. João Baptista tem como atributos o cordeiro e o livro; ao Evangelista, tido como o maior teólogo entre os 12 apóstolos de Cristo, aparecem associados a águia, o tinteiro e a pena.»;
2. A propósito: «Ordem do Carmo» (ou Ordem dos Carmelitas) - Wikipedia; 3. Ainda a propósito: a) «João Batista» e b) «João, o Evangelista» - Idem; 4. E Convento de Nossa Senhora da Conceição (hoje «Museu Rainha D. Leonor, também conhecido como Museu Regional de Beja» - "site" da Instituição))
No comments:
Post a Comment