Conselhos turísticos a propósito de "Uma beterraba no Vaticano"
Aproveite para ir a Itália. Vá a Roma e visite o Coliseu. Imagine-se a aplaudir os gladiadores. Depois assista ao vivo à "última prece dos mártires cristãos" momentos antes de serem devorados pelo leões, produções Lusomundo, sem próximos episódios. Assista à "saudação" nazi da época, o pollice verso, a sentença do polegar para baixo. Veja como parecem limpos os patrícios. E que belas e generosas são as romanas suas esposas! Cobice-as em pensamento! Não há que temer pois tanto eles como elas já se foram há muito. Não desdenhe dos bárbaros. Há muitos por aí. Caso nunca tenha reparado é porque já se habituou a vê-los. Mais tarde dê um salto à cidade do Vaticano. Provavelmente irá cruzar-se com alguns cardeais. Se ainda não viu nenhum ao vivo, agora já viu um. Faltam só as "actividades turísticas e ingressos" que mais lhe interessam. É só fazer no motor de busca "getyourguide.pt | cidade do Vaticano". Tão simples como isto não há.
Guarde a beterraba para mais tarde e não ande com ela à cintura. Pode ser mal entendido ao passar por um cardeal. Por dois é pior. A razão é que há uma enorme semelhança entre as beterrabas e os cardeais e eles sabem disso. Mantenha, sobretudo, um ar sério. Ar piedoso, não. Os cardeais são muito espertos e topam-no à distância. Não se esqueça que nunca esteve tão próximo de Deus como agora. Mais próximo só em Jerusalém. E mais próximo ainda é quando se for desta vida, caso o comboio para o além não o leve a outras paragens. Estando longe dos cardeais pegue na beterraba e faça você mesmo um delicioso creme. Não salive por enquanto, deixe isso para a altura. Só falta, tal como fez para a busca do "Vaticano", escrever "gastronomias.com | creme de beterraba frio". É o primeiro nos resultados. E então? Valeu ou não valeu a pena?
(1. As "actividades turísticas e ingressos da cidade do Vaticano";
2. O "creme de beterraba frio";
3. História e Dicionário: a) "A última prece dos mártires cristãos", quadro de Jean-Léon Gérôme (1883); b) O pollice verso, posição do polegar, movimento do polegar ou meneio do punho com o polegar esticado, para sentenciar os vencidos nos duelos, é ainda hoje uma questão envolta em polémica; c) Patrício: relativo à classe dos nobres entre os Romanos; d) Bárbaros: os estrangeiros, em relação aos Gregos e Romanos;
4. Composição a partir de imagens disponíveis na Web.)