Sunday, September 29, 2019

Afinal quem é o Papagaio-Mor do Reino?

A gente acha muita piada aos papagaios, pela capacidade que têm de reproduzir o que ouvem. Papagaios de café, de tasco ou da vizinha sempre haverá para fazer rir a malta. Os verdes são os melhores. Corta-se a trave, tempera-se... Tempera-se!? O certo é que nenhum político quererá ter um papagaio numa reunião de Conselho de Estado ou numa reunião de Conselho de Ministros.

O Vasco Brazão foi escutado a dizer à irmã que há cá no Reino um papagaio-mor e logo os adivinhos do Reino se puseram em campo. Será o Presidente da República? O Marques Mendes? O Miguel Sousa Tavares? O José Miguel Júdice? Será uma imagem literária? Linguagem de contrabandista de Alfama? Ou será o próprio Vasco Brazão a fugir com o rabo à seringa?

Podem-se imaginar inúmeras versões de um papagaio-mor. Este aqui é maneirinho, cabe em todo o lado, tem sempre trunfos na manga, ar bastante doutoral e é muito parecido com o Marques Mendes. Além disso é tipicamente português.





















(1. A notícia: «O Presidente da República é o “papagaio-mor do Reino”? “Não necessariamente”, disse Vasco Brazão» - Público de 2019/09/26; 2. A propósito: Marques Mendes neste «blog»; 3. Nota: composição a partir de imagens disponíveis na Web.)

No comments: