Friday, September 15, 2023

Petição pela não remoção de Estátua de Camilo, no Porto

Um grupo de "notáveis da cidade do Porto" pôs a circular uma petição para a retirada de uma estátua de Camilo abraçando uma jovem mulher nua, estátua essa que se encontra frente à antiga Cadeia da Relação do Porto (Largo Amor de Perdição), onde Camilo e Ana Plácido estiveram detidos. O presidente da Câmara vai fazer o favor, lembrando "pedagogicamente" que todos nós temos a liberdade artística de fazer aquilo que quisermos, no privado, nas nossas galerias (!) - declaracões à RTP, 2023/09/14.



Segundo o escultor (Francisco Simões), a obra (“Amores de Camilo”) foi ofertada por ele à cidade em 2012 (já lá vão 11 anos), aquando da celebração dos 150 anos da publicação de Amor de Perdição. Ao contrário do que dizem agora os peticionários (José da Cruz Santos (autor do texto), Mário Cláudio, Ilda Figueiredo, António Lobo Xavier, Artur Santos Silva, Honório Novo e mais 31), a mulher nua não representa Ana Plácido. O conjunto mostra um “Camilo envelhecido, cego, com uma capa que é a marca de uma região e da sua idade, e entre os seus braços uma jovem mulher nua que representa, simbolicamente, todas as mulheres do Romance Amor de Perdição”.





Mal vai este país quando se verga à ignorância e aos critérios morais e estéticos de uns tantos que se julgam iluminados.

De facto, este politicamente correcto (que lembra uma censura de má memória, embora mais refinada, mas sempre ignorante) é uma erva daninha que tem vindo a crescer e a instalar-se em alguns de nós, e acriticamente; depois, por pressão, sem ter em conta o pulsar da população, o detentor do poder pura e simplesmente afasta a obra do espaço público.

"Não podemos ter liberdade de expressão se isso significa [apenas] que podemos concordar com tudo. Tem também de significar que podemos discordar com tudo." - Mick Hume, em «Ricardo Araújo Pereira e Mick Hume explicam: liberdade de expressão é o direito a ser ofendido», Jornal Observador, 2018/03/14.

Uma petição pela não remoção da estátua já está disponível desde ontem. Pode aceder aqui ao formulário: «Pela não remoção de Estátua de Camilo, no Porto»








3. Reflexões a propósito de “liberdade de expressão”: a) «Ricardo Araújo Pereira e Mick Hume explicam: liberdade de expressão é o direito a ser ofendido» - Observador de 2018/03/14; e b) «Especial 50 anos: o politicamente correto é a nova censura? Ricardo Araújo Pereira responde» - “podcast” do Expresso de 2023/01/06;

4. «Francisco Simões» (escultor) – Wikipedia;

5. Por fim: a) «Camilo Castelo Branco» - Wikipedia; e b) «Amor de Perdição» - Idem.)

No comments: