Thursday, May 30, 2024

Plano de Emergência e Transformação na Saúde. Promessas.


Retirado da conferência de imprensa (ponto 3, em baixo):

I

Um plano em 60 dias com a promessa de médico de família para todos os portugueses(?)

43:38

Ministra: “Todos aqueles que não conseguirem ser incluídos agora nos novos médicos de família, poderão aceder a bolsas de médicos de família, poderão aceder aos contratos, aos acordos, que temos com o sector social e com o sector privado, e também a uma modalidade que nós vamos lançar, que está no nosso programa, e que está na lei há muitos anos, que são os centros de saúde modelo C.

44:54

Jornalista (falando da bolsa de médicos): Já percebi que há uma marcação digital, que os Centros de Saúde fazem a marcação. Referiu o horizonte da legislatura (2028), se é este o compromisso do governo, médico de família para todos os portugueses até 2028? 

Ministra (Ana Paula Martins): Os médicos de família que agora vão entrar para o sistema e que vão ser, digamos, contratados, terão novas listas. Se não conseguirmos – e não vamos conseguir num primeiro momento – que todas as pessoas prioritárias, que eu já defini antes – aqueles que mais precisam –, tenham o seu médico de família, esta bolsa a que me refiro é uma bolsa de médicos, tal como hoje acontece noutras  áreas; não são contratos de tempo inteiro com os médicos, são contratos de horas de disponibilidade, de agenda, ou seja, eu sou médico, sou profissional liberal, posso trabalhar noutras entidades, mas há uma parte dos meus dias, há uma parte do meu dia, que eu tenho umas horas, e que não me importo de fazer parte dessa bolsa para ver mais alguns doentes. Isso já hoje acontece e é exactamente isso que nós vamos fazer no sistema público – isso já é feito no privado –, nós faremos da mesma maneira, até conseguirmos, como disse, garantir que todos aqueles que precisam e depois toda a família – porque o conceito de médico de família é esse mesmo – é abrangida por esta carteira de serviços de saúde familiares.

II

Para que não passe despercebido: a “libertação de camas indevidamente ocupadas nos internamentos hospitalares” de que fala o governo são pessoas que aguardam vaga na Rede Nacional de Cuidados Continuados.



2. O "pdf": «Plano de Emergência e Transformação na Saúde»  XXIV Governo Constitucional; 

No comments: