Thursday, October 30, 2008

A dimensão universalista de um computador chamado Magalhães

«"Uma espécie de Tintim: para ser usado desde os sete aos 77 anos" (Sócrates promove 'Magalhães' na Cimeira Ibero-Americana)», titula o Expresso de ontem. - Foi a forma que o nosso primeiro-ministro encontrou para definir a nossa glória da coroa no campo da informática.

Entre várias vantagens o facto de o Magalhães ter sido"pensado para as crianças" e ser "resistente ao choque. O Presidente [Hugo] Chávez já o atirou ao chão e não o conseguiu partir", disse Sócrates - pode ler-se no miolo da notícia. A notícia prossegue: «todos os seus assessores (do Sócrates) usam diariamente o 'Magalhães' para o seu trabalho».

Então, senhor primeiro-ministro!? Chama-se criança a um Chefe de Estado, lá porque é amigo!? E vai daí rotula-se de criança todos os seus assessores? Como se fossem meninos imbirrentos que atiram tudo pelos ares? Essa não! Fica mal, não acha?

Não haja dúvida: este nosso primeiro-ministro surpreende pelo humor (às vezes)...

Dos vários links disponíveis na biblioteca do Magalhães pode aceder-se a coisas como estas:

1. Magalhães no País dos Sovietes
2. Magalhães na África
3. Magalhães na América (com Obama?)
4. Magalhães no País do Ouro Negro (rumo à Lua havia de ser intereressante...)
5. Magalhães no Tibete
6. Magalhães com Hugo Chávez (esta é inventada)
7. etc.

Já viram a dimensão universalista deste Magalhães? Qual ibero-americano, qual carapuça!


(1. A notícia; 2. A propósito: «Tintim» - Wikipedia; 3. Para quem não saiba «Magalhães» é o portátil português para as crianças do primeiro ciclo (um esforço de inovação tecnológica) e o seu nome invoca o navegador Fernão de Magalhães. E perguntam vocês: quem é «Fernão de Magalhães»? - idem; 4. Próximo «post» neste «blog»: «Uma ideia na forja sobre o famigerado "Magalhães"»)

No comments: