Friday, September 28, 2007

Wednesday, September 26, 2007

Diáspora vegetal

«Ninguém sabe onde estão árvores oferecidas ao ICNB», titula o Jornal de Notícias de hoje – Sabe, sabe. As cerca de 600.000 árvores doadas à Serra da Estrela foram vistas em lenta deslocação em direcção a Espanha. Trata-se do primeiro grande êxodo de árvores até hoje conhecico a que alguns já deram o nome de «diáspora vegetal».


Legenda: devagar se vai ao longe...


(1. A notícia; 2. A propósito dos termos acima: «Livro do Êxodo» e «Diáspora» - Wikipedia)

Tuesday, September 25, 2007

Fujam! Fujam! Tubarão ao largo!

«Alerta de tubarão "foi um exagero"», titula o Jornal de Notícias de hoje – Claro que se atacasse também era um exagero. E que exagero!


Legenda - As águas estavam quentes (apetitosas), o território parecia bem arejado (oxigenado) e vai daí o martelo aventurou-se... Pode-se ver aqui a típica barbatana e a cabeça em forma de martelo mais à frente. Más bocas dizem que mais não era que lixo no mar...


(1. A notícia; 2. A propósito: «Tubarão» - Wikipedia)

Lengalenga moderna para o menino comer a sopinha toda

Aqui fica a intrusão acidental da local «Laços familiares no Governo russo» (Jornal de Notícias de hoje) no Livro do Génesis, em jeito de lengalenga (moderna, actual) para o menino comer a sopinha toda:

(1.ª colher)

«Este é o livro das gerações de Adão. A nova composição do Governo russo mantém os laços familiares. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.»

- Ah! Ah! Ah!

- Vá meu menino, só mais uma colher!

(3.ª colher)

«Adão viveu cento e trinta anos, Os ministros de Victor Zubkov foram apresentados, ontem, por Vladimir Putin, que não aceitou o pedido de demissão do ministro da Defesa, Serguei Serdiukov, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.»

- Ah! Ah! Ah!

- Aí vai aviãozinho!


Legenda: as sopas dos meninos de hoje já não vão com histórias de metralhas! Têm que ter mais condimento...

(4.ª colher)

«E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas que considerou não ser correcto continuar num Governo dirigido pelo seu sogro, Victor Zubkov.»

- Ah! Ah! Ah!

- Que lindo menino!

(6.ª colher)

«Sete viveu cento e cinco anos, e gerou a Enos. Os laços familiares também não impediram a nomeação de Tatiana Golikova para o cargo de ministra da Saúde.»

- Ah! Ah! Ah!

- Que riqueza! É só mais esta!

(7.ª colher)

Viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos; e gerou filhos e filhas. Golikova é casada com o ministro da Indústria e Energia.»

- Ah! Ah! Ah!

(Algumas colheres depois)

- Que lindo menino, comeu a sopinha toda!


(1. A notícia; 2. A propósito: «Bíblia» (Génesis - 5), Tradução de João Ferreira de Almeida, L.C.C. - Publicações Eletrônicas, http://www.culturabrasil.pro.br/ e «Matusalém - Ambiguidade a respeito da datação de Génesis» - Wikipedia; 3. Uma versão antiga: «Lengalenga para o Joãozinho comer a sopinha toda» - neste «blog»)

Monday, September 24, 2007

Na dúvida o melhor é desligar o quadro eléctrico

Sob o título «O cérebro, esse grande detector de erros» o Diário de Notícias de hoje escreve que «sempre que os seres humanos reconhecem um erro que cometeram, uma misteriosa onda eléctrica atravessa o cérebro» - Se calhar é por isso que algumas pessoas desligam logo o quadro eléctrico.




(1. A notícia em causa; 2. A propósito: «Cérebro» - Wikipedia)

Thursday, September 20, 2007

Scolari e o castigo da UEFA

A Folha Online do Brasil (secção de desporto) refere hoje que «o brasileiro Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção de Portugal, foi suspenso em quatro partidas pela Uefa (União Européia de Futebol) em virtude da tentativa de agressão ao jogador sérvio Dragutinovic, após o confronto entre Portugal e Sérvia pelas eliminatórias da Eurocopa 2008, no (passado) dia 12» e que «o treinador também terá que pagar uma multa de aproximadamente 12 mil euros».

Mas isto é neste nosso mundo. Hoje. Agora.

Porque se fosse no tempo de Hamurabi (com as regras de então) e atendendo à mais que provável condição de homem livre do técnico da selecção de Portugal e que também a pena a aplicar seria sempre de gravidade média, nunca de gravidade máxima, as conclusões dos relatórios a serem presentes a julgamento poderiam ser mais ou menos estas:

RELATÓRIO 1 – CONCLUSÃO: MARCA-SE A SOBRANCELHA DE SCOLARI

127. Se alguém "APONTAR A MAO" a UM JOGADOR e não puder provar o que disse, esta pessoa deve ser levada frente aos juízes e sua sobrancelha deverá ser marcada.

RELATÓRIO 2 – CONCLUSÃO: QUEBRA-SE UM OSSO AO SCOLARI

197. Se um homem quebrar o osso de outro homem OU TENTAR QUEBRAR, o primeiro terá também seu osso quebrado.

RELATÓRIO 3 – CONCLUSÃO: QUEBRA-SE UM DENTE AO SCOLARI

200. Se um homem quebrar o dente de um seu igual OU APONTAR NESSA DIRECÇÃO, o dente desse homem também deverá ser quebrado.


Legenda - Afinal são um ou dois Scolaris?!

RELATÓRIO ADICIONAL 1 – CONCLUSÃO: 6O CHICOTADAS PARA O JOGADOR

202. Se alguém bater no corpo de um homem de posição superior OU TENTAR BATER (E ESTE TEM QUE SE DEFENDER), então AQUELE alguém deve receber 60 chicotadas em público.

RELATÓRIO ADICIONAL 2 – CONCLUSÃO: SCOLARI PAGA DESPESAS DE SAÚDE

206. Se durante uma briga um homem ferir outro OU FIZER POR ISSO, então o primeiro deve jurar que "Eu não o feri de propósito" OU “EU NEM CHEGUEI A TOCÁ-LO” e pagar o médico para aquele a quem machucou, NO 1.º CASO, OU AS DESPESAS RESULTANTES DO APOIO PSICOLÓGICO, NO 2.º CASO.

CONCLUSÃO FINAL: SCOLARI PERDE POR 4-1


(A notícia: «Uefa suspende Scolari por 4 partidas por confusão com jogador sérvio»; 2. A propósito: «Código de Hamurabi» (ao fundo da página a tradução do código para português) - Wikipedia)

Wednesday, September 19, 2007

Breves da Imprensa (2007/09/19)…

… ou o que a imprensa não diz:

«Ministério Público tenta salvar 'Operação Furacão'», titula o Diário de Notícias de hoje – Estava com medo que se transformasse numa simples nortada!




(A notícia)

Tuesday, September 18, 2007

Aconteceu em Raios-Te-Partam!

Um raio entrou dentro de uma casa e fritou os 10 bifes com 200 grs cada que tinham acabado de ser postos na sertã com o seguinte preparo:

1. 10 fatias de presunto
2. 10 dentes de alho
3. 10 folhas de louro
4. 10 colheres (de sopa) de manteiga
5. Sal e pimenta (ao gosto)
6. Molho demi-glacé e umas gotas de vinagre
7. Batatas às rodelas


Legenda: foi mais ou menos assim...

Diz quem comeu que estavam uma delícia.

Não foram registados quaisquer feridos.

No final os comensais (um estava empanturrado) ergueram os copos ao ar e gritaram em uníssono:

«Adoramos-te Raios-Te-Partam!»

E já nova sertã estava preparada.


(1. A ementa verdadeira: «Bife na Frigideira à Portuguesa (Felícia Sampaio)» - Roteiro Gastronómico de Portugal; 2. O que faz um «Raio (meteorologia)» e o que é uma «Frigideira» (sertã) - Wikipedia; 3. Quando «Raios te partam» não é nome de terra - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa)

Era uma vez uma ovelha negra que copiava artigos científicos…

Estava a ovelha negra em amena cavaqueira com uma ovelha branca:
«Acabei agora mesmo a minha tese de doutoramento.»
«E que título lhe deste?»
«Imagina! O Erro de Descartes. Até que soa bem…»
«Só pelo nome acho que já mereces que te tirem o chapéu…»



Duas ovelhas (brancas) logo ali ao lado (e que tudo ouviam) cochichavam:
«É de começar a sentir orgulho na nossa família!…»


(1. Uma notícia quase idêntica: «Falsificações de pesquisas mancham crédito da ciência» - Jornal de Notícias de hoje; 2. A propósito: «António Damásio» (o autor de O Erro de Descartes) «in» Wikipedia e «O Erro de Descartes» «in» Publicações Europa-América; 3. Ainda a propósito: «René Descartes» (quem foi...) - Wikipedia; 4. E, já agora, o termo «Ovelha negra» - Idem e «Ronhosa» (ovelha ronhosa) «in» Ciberdúvidas da Língua Portuguesa)

Thursday, September 13, 2007

Malthonica Oceânica Piranha

Foi descoberta em Portugal uma nova espécie de aranha (extremamente rara) que foi baptizada de Malthonica Oceânica Piranha.

A sua semelhança com um gato bravo – mais ou menos o seu tamanho – fê-la sempre passar despercebida aos olhares dos menos atentos. Menos agora.



Os cientistas verificaram que possui mandíbulas extremamente fortes que se assemelham aos de uma piranha. Daí o nome de baptismo.


(1. Uma notícia quase idêntica: «Nova aranha "portuguesa"» - Jornal de Notícias de 2007/09/13; 2. A propósito: «Aranha» e «Piranha» - Wikipedia)

Wednesday, September 12, 2007

Continua o chiste ao facochero?

Facochero avisou (ver o aviso em Facochero atropelado acaba em almoçarada).

(E não é javali, é facochero, que é uma coisa bem diferente)



Da próxima vez que facochero bata a caçoleta por causa de um metralha qualquer (seja o 176-671, o 176-761 ou o 176-176, ou outro mais pintado, não interessa) vai haver guerra pela certa. O machado já está no ar!

Depois não se queixem!


(A notícia em causa: «Javali azarado acaba à mesa de Centro Social» - Jornal de Notícias de 2007/09/12)

Rivalidades de cavalos!

Cavalo árabe (puro sangue) olhando de soslaio para o cavalo americano miniatura e rangendo os dentes para com as suas correias (forma que os cavalos têm de cogitar para com os seus botões):

«Pode-se parecer comigo mas puro aposto que não é…»

Entrementes o cavalo americano miniatura media o seu adversário pelo vidro de uma janela:

«Lá grande é ele, mas não deve ser grande coisa!...»

Ora uma criança que ali passava virou-se para a mãe e disse-lhe:

- Mãe! Este Natal quero um mini daqueles…



A mãe, claro está, estava distraída, isto é dizer absorvida com a alta do preço do bacalhau e a faneca destemperada, o que dar para o almoço:

- Tens cada uma, meu filho! Ainda não tens idade para guiar…

O cavalo americano miniatura que tudo ouvia e era do género intrometido, de ir a todas (como aliás são os galifões), ainda relinchou:

«Essa era boa! Há dinheirinho para o regabofe que chegue para moi-je?»


(1. Uma notícia quase idêntica: «Cavalos tamanho mini Novidade vem de Espanha» «in» Jornal de Notícias de 2007/09/12; 2. A propósito: «Cavalo» - Wikipedia)

Tuesday, September 11, 2007

Base de dados com o registo dos EEG dos votos eleitorais

Segundo o Diário de Notícias de hoje «ser conservador ou liberal, ou ser de direita ou de esquerda, para usar uma linguagem mais próxima da visão portuguesa acerca desta oposição, corresponde a perfis cognitivos distintos e, garantem agora os cientistas, a funcionamentos cerebrais diferentes também.»

Se for assim, como dizem os cientistas, o que será que acontece quando um militante de um partido comunista passa a militante de um partido social-democrata? Será uma questão de degenerescência mental, a requerer redobrados cuidados médicos? Ou será, antes, um salto em frente na evolução cerebral?

E que dizer de militantes de um partido ao centro, cor-de-rosa, versão socialista de direita? Serão uma espécie de meninos bem comportados? Os betinhos da intelectualidade?


Legenda: um cérebro de direita (predominantemente azul) e um cérebro de esquerda (predominante vermelho), ambos sujeitos à mesma substância contrastante, e observe-se as inclinações...

Por este andar ainda vamos ver o nosso EEG registado numa qualquer base de dados e, aí, por simples consulta directa, contam-se logo os votos a distribuir pelos partidos (e bastam dois, um à esquerda e outro à direita), evitando-se, deste modo, o desperdício da feitura de votos, deslocação de pessoas, pagamento de despesas e o que vem, por acréscimo, de segunda voltas, tudo afinal um preço demasiado elevado para o Estado…

E, tal como no reclame, há a vantagem de sabermos que o EEG (o algodão) não engana!


(1. A notícia em título: «Ser de esquerda ou direita também está no cérebro»; 2. Para quem não saiba EEG é a abreviatura de electroencefalograma; 3. Já agora: «Electroencefalograma» - Wikipedia)

Mercado com excesso de peúgas

«Fábrica de peúgas não reabriu após as férias», titula o Jornal de Notícias de hoje – O que a notícia não diz é que o mercado estava excedentário de peúgas e deixou de haver procura. Peúgas, na melhor das hipóteses, só daqui a um ano!


Legenda: a fábrica das peúgas (cujo logótipo é um coturno) embandeirou uma peúga anunciando o fecho

A fábrica reabriu na Parolândia (há, sim senhor, um país com este nome) onde há uma enorme carência de coturnos e também abundante mão-de-obra (da barata).


(A notícia)

Monday, September 10, 2007

Cão que não é de gostos esquisitos!

«Tiros entre vizinhos por causa de um cão», titula o Jornal de Notícias de anteontem – O cão já se demarcou da contenda. Diz quem sabe, isto é, quem entende linguagem de cão, que ele já fez saber que não é cão de gostos esquisitos, que há coisas escusadas como essa de andarem a bater-se por ele, que nem vale assim tanto, até porque é um simples rafeiro (apesar do mau aspecto de bulldog que tem mas quem vê caras não vê corações) e lhe é indiferente que seja um ou outro vizinho a dar-lhe de comer. Se for os dois tanto melhor!


Legenda: aqui os dois vizinhos, ainda em estado de graça, apaparicando o cão da nossa história com um caríssimo charuto cubano após uma opípara refeição...

Aau? Auu! Ronf Uauau. (traduzindo: Por mim? Está tudo bem! Desde que não se matem.)


(1. A notícia; 2. A propósito: «Cão» - Wikipedia e «O provérbio «quem vê caras...», novamente» «in» Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e, ainda, «Charuto» «in» Wikipedia)

Gincana de burros. Para ver o mais teimoso!

Dois irmãos gémeos. Um alto e fino como uma vara. O outro p'ró atarracado. Vestidos de igual. E mais teimosos que burros davam ordens de progressão.



Os burros, confusos, não atavam nem desatavam! Lá tinham a sua razão.


(1. A propósito: «Falta apoio para os burros» (sobre a gincana de burros, ontem, na Feira de Burros do Azinhoso) «in» Jornal de Notícias de 2007/09/10; 2. Continuando: «Passeio de burro e Feira do Azinhoso» (Programa das Festas dos dias 8 e 9 de Setembro) «in» Mogadouro.com de 2007/08/28, «Feira do Azinhoso» (Apresentação) «in» Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino e Video «Gincana de burros - Um desporto diferente, em Azinhoso, Vimioso» «in» SIC Online; 3. Finalmente: «Burro» - Wikipedia)

Friday, September 07, 2007

A paciente cuja verruga foi parar a uma travessa de arroz malandro

A Micas Toda Formosa tinha uma verruga na ponta do nariz feia até dizer chega e vai daí submeteu-se a uma pequena cirurgia para remoção da dita cuja e posterior análise a saber se a coisa era ruim ou não.

Só que aconteceu o seguinte:

1. O cirurgião enrolou nas pontas dos dedos a verruguita (como se faz quando se leva os dedos ao nariz e se limpa os salões) e colou-a na bata do cirurgião ajudante.

2. Este sacudiu-a a custo e a verruguita (que era branquita e como um grão de arroz) lá foi parar a um prato de comida (quase intacto) mesmo ao lado da mesa cirúrgica.


Legenda: foi mais ou menos assim...

3. A enfermeira-chefe que por ali passava viu que o arroz malandro até estava com bom aspecto e papou-o emborcando o verde de um trago só.

4. Por fim, a auxiliar de acção médica ainda limpou o prato com um bocado de casqueiro.

E pronto. Era uma vez uma verruguita!


(1. Uma notícia quase idêntica: «Paciente ficou angustiada com perda de verruga» - Jornal de Notícias de 2007/09/07; 2. A propósito: «Verruga» - Wikipedia)

Tuesday, September 04, 2007

Colóquio entre dois cientistas

Um: Eh pá, este tipo tem cá cada neurónio!
O outro: Então quer dizer que foi mesmo mal aproveitado…


Legenda: o que os cientistas observavam

Só mais um!

«Saiu do tribunal por 30 crimes de furto e voltou a furtar», titula o Primeiro de Janeiro de hoje – Mas isto é a coisa mais normal do mundo. Desde o mundo do desporto a qualquer outro ramo da actividade humana quem não faz por se superar, bater recordes e esticar os limites a pontos antes nunca imaginados? Claro que cada um com os seus dotes, as suas habilidades, e umas melhores, outras piores.


Legenda: Metralha passando a marca dos 31 (as)saltos. O povo aplaude!


(A notícia)

Sunday, September 02, 2007

Luís Vaz de Camões, «O Maior Poeta Português»...

... nasceu por volta de 1524/1525 e morreu em 1580.

1. Fidalgo degenerado. Rufia. Em fuga à Inspecção-Geral das Contribuições e Impostos da época para o Oriente escreveu uma epopeia a que deu o nome de Os Lusíadas e nunca foi acusado (até hoje) de plágio e tão pouco de violar as leis do copyright.



2. Embora tarde, aprendeu a lição: a Comissão de Censura do tempo (a Inquisição) deu luz verde à publicação daquela obra.


(História de Portugal - «flash 6». «flash 5» e «flash 7».)


(1. Luís Vaz de Camões,
Poesia épica,
Os Lusíadas,
Ilíada e
Odisseia - Wikipedia;

2. Antecedentes:
Descobrimentos portugueses - idem;

3. O contexto da época:
Renascimento,
Império Português (na parte que agora interessa, os séculos XV e XVI),
Sebastianismo e
Crise de sucessão de 1580 - idem;

4. Final do século XVI (1580) e meados do século XVII (1640):
Dinastia Filipina e
Restauração da Independência - idem)

Red Bull Air Race 2007 – Porto (Portugal) – 600 mil pessoas

Gaia e Porto deram as mãos ao Douro: cerca de 600 mil pessoas assistiram à oitava etapa do Red Bull Air Race 2007.

Assista aqui ao vídeo da SIC do «Jornal da Noite» de ontem: «Red Bull Air Race, no Porto – Seiscentas mil pessoas assistiram à vitória do piloto inglês Steve Jones».

Veja aqui o site oficial e a notícia vista pelo Norte Desportivo.

Classificação da 8.ª etapa (Porto, Portugal):



Classificação geral (equipa e aeronave):



Pontuação geral por equipas:



Próximas provas:

9.ª etapa – San Diego (USA) – 22 de Setembro
10.ª etapa – Perth (Austrália) – 4 de Novembro


(1. «Post» relacionado: «Red Bull Air Race - Porto (Portugal) - 2007/09/01» - neste «blog»; 2. A propósito: «Praça da Ribeira» (Porto) «in» Porto XXI e as cidades do «Porto» e de «Vila Nova de Gaia» «in» Wikipedia)

Saturday, September 01, 2007

Investidura



Vem a propósito da «Imagem em destaque/1 de Setembro de 2007» na Wikipedia (que é a da esquerda e aqui fica o «link»). Mas faltavam as palavras da senhora...


(1. «Post» relacionado: «Sempre que estava bem disposto» - neste «blog»; 2. A propósito: «Contrato de enfeudação», «Vassalagem» e «Feudalismo» - Wikipedia)

Estorninhos a modos de Hitchcock

«Grande invasão de estorninhos assusta o povo», titula o Jornal de Notícias de hoje - É a versão do filme de Hitchcock, «Os Pássaros», passada à realidade. Acontece em Mêda, Guarda, Portugal. Tal como no filme não há um assassino, apenas paira uma ameaça sobrenatural com contornos de «Psicose».



E quem melhor que Hitchcock para retratar a psique humana?...


(1. A notícia; 2. Município de Mêda (a composição acima é obtida a partir da imagem existente neste «site» e tem por fundo uma cena do filme «Os Pássaros». Acrescentaram-se Estorninhos-metálicos); 3. «Alfred Hitchcock»; 4. A propósito: «The Birds (filme)» e «Psycho» na Wikipedia e «Os Pássaros (1963)» e «Psicose (1960)» em Cine Players - Críticas; 5. Ainda a propósito: «Sturnidae» e o «Estorninho-metálico» da nossa história - Wikipedia)