Monday, June 23, 2008

Robin de Esquerda às Vezes (de alcunha «Nem Sempre»)...

... é um herói mítico portugalês, tendo-se notabilizado, enquanto primeiro-ministro, por roubar aos ricos para dar aos pobres, muitas vezes a empurrão do presidente que lhe dava uns valentíssimos puxões de orelhas.

Era hábil no sorriso, embora às vezes se encrespasse e perdesse o habitual fair play.

Vivia num canteiro que dava pelo nome de Portugália onde era co-adjuvado por uma plêiade de ministros, entre outros colaboradores. Terá vivido no século XXI, gostava de jogging e prezava o socialismo humanista. Daí a sua semelhança com outra figura mítica (Robin Hood).


Legenda: estátua do nosso herói em Vímara Peres.

Ficou, pois, imortalizado como "o ministro dos pobres". E tenha ou não existido tal como o conhecemos, "Robin de Esquerda às Vezes (de alcunha «Nem Sempre»)" é, para muitos, um dos maiores heróis de Portugália, não esquecendo o primeiro de todos, um tal D. Afonso Henriques que foi o fundador do reino à custa de uma grandessíssima tareia que deu na sua própria mãe…

Conseguiu unificar a esquerda com a célebre frase «Prego a fundo com a taxa Robin dos Bosques sobre os lucros das empresas petrolíferas! Já!».


(1. Uma notícia quase idêntica: «Robin de Esquerda», Correio da Manhã de 2008/06/23; 2. Texto adaptado do existente na Wikipedia sobre «Robin Hood»; 3. Composição em cima: a partir da existente no mesmo artigo da Wikipedia)

No comments: