Monday, April 06, 2020

Uma questão de memória

Nome: Léon Fremont. Dos restos encontrados foi possível identificar parte da mauser e uma bota francesa ainda com os ossos e a meia dentro. O crânio apresentava a marca típica da metralha e não restavam dúvidas que essa fora a causa da morte. 


Posso ficar com os restos?, pode mas tem que assinar estes papéis, e é só assinar?, sim, é só assinar, admira-me o seu interesse por estas coisas, é o interesse histórico, sabe?, o meu bisavô esteve um século de baixo dos escombros e quero tirá-lo do anonimato e depois fazer-lhe uma festa, então você é Fremont, sim, sou, e acha que a partir do crânio conseguem reproduzir-lhe o rosto em 3D?, sim, se me disser a cor dos olhos, eram azuis acho eu, e quanto aos fragmentos aqui à volta também os vai querer?, se não forem significativos acho que podem ficar onde estão, estes aqui talvez tenham algum interesse, são do casco de um navio francês, sinceramente não sei como vieram cá parar, mas se são significativos levo-os, bocados de um navio dão outro valor à história do meu bisavô. 

(segundo o Livro de Estilo de Camilo José Cela «in» Madeira de Buxo (Madera de Boj, 1999). Baseado num documentário do canal História sobre a Grande Guerra (1.ª Guerra Mundial), de 2020/04/04.)


(1. A propósito: «Primeira Guerra Mundial» e «Mauser» (fabricante alemã de armas); 2. E, já agora, «Camilo José Cela»)

No comments: