Pedro Nuno Santos vai propor à Comissão Política Nacional do PS a abstenção na votação para o Orçamento do Estado para 2025.
O PS disponibilizou-se para negociar uma solução mínima.
Foram apresentadas duas exigências: Abandono das propostas do governo para o IRS Jovem e para o IRC.
O PS apresentou também três propostas:
1.ª – Na habitação: Uma dotação anual de 500 milhões de euros para a construção de casas para os jovens da classe média;
2.ª – Na saúde: A negociação com os médicos de um regime de exclusividade de adesão voluntária que permita fixar profissionais no SNS;
3.ª – Nas pensões: Um aumento permanente das pensões acima do que a lei de actualização das pensões prevê para defender o poder de compra dos reformados.
No final, as respostas aos jornalistas.
(As notícias: a) «Orçamento do Estado. Pedro Nuno Santos confirma abstenção» - Diário de Notícias de 2024/10/17; b) «Pedro Nuno Santos vai propor que PS viabilize o Orçamento do Estado» - CNN Portugal, mesma data; c) «Pedro Nuno Santos vai propor abstenção do PS na votação do PS na votação do OE2025» - RTP Notícias, mesma data; d) «PS vai abster-se na votação do Orçamento do Estado» - Jornal de Negócios, mesma data; e e) «IL diz que viabilização pelo PS revela fragilidade da liderança de Pedro Nuno. À esquerda espera-se que não seja "cheque em branco"» - Diário de Notícias, mesma data.)
No comments:
Post a Comment