Agora que começamos um novo ano e para quem não tem o Borda D’Água, nem ouviu as previsões astrológicas, aqui vai um calendário muito útil:
Do dia 1 de Janeiro ao dia 12 vão a votos os meses do ano (12, como toda a gente sabe). De 13 a 24 vão a despacho os votos dos meses do ano. Por exemplo: se chover no dia 1, em princípio Janeiro será chuvoso, mas o voto só se confirmará no despacho do dia 13; se chover no dia 2, em princípio Fevereiro será chuvoso, mas o voto só se confirmará no despacho do dia 14; e assim, por diante, até ao voto do dia 12 que será confirmado no despacho do dia 24 (Dezembro).
Simplifiquemos:
Janeiro será um mês chuvoso se chover dia 1 (dia do voto) e também no dia 13 (dia do despacho ou da confirmação do voto).
Dezembro será um mês chuvoso se chover dia 12 (dia do voto) e também no dia 24 (dia do despacho ou da confirmação do voto).
Conclusões:
1. No mês de Janeiro decide-se de uma só vez o tempo para o ano inteiro.
2. Do dia 25 de Janeiro em diante os dias não contam nem para votos nem para despachos.
3. Bastam dois dias de chuva coincidentes (a 1 e 13 (tempo de Janeiro); a 2 e 14 (tempo de Fevereiro); a 3 e 15 (tempo de Março); etc.) para que o mês seja chuvoso.
E perguntam vocês? Quem despacha? Quem é o Senhor desta maravilhosa mecânica? Muito bem! É aquele que abre e fecha as portas e janelas do Céu. Esse mesmo, o São Pedro, o das Barbas Brancas!
«Post» seguinte: «Calendário da chuva MUITO ÚTIL para o ano inteiro – A CORRECÇÃO»
(1. A propósito: a) «Borda d'Água» - Wikipedia; b) «Almanaque Borda d’Água – Calendário Agrícola» (com provérbios) «in» Hortas Biológicas; e c) «Chaves do Céu» (quando chove é porque São Pedro…) - Wikipedia; 2. Ainda a propósito: «Meteorologia» - Idem.)
No comments:
Post a Comment