Wednesday, January 18, 2023

Vocalizações de três crias de Rex

Reza a bíblia dos animais (que nalguns pontos se parece com a bíblia humana) que “naquele tempo havia gigantes na Terra”(1). De macacada, hominídeos e gente nem rasto pois tudo isso veio muito mais tarde. Era um tempo feroz, difícil de imaginar. Ora acontece que há 65 milhões de anos, mais milhão menos milhão, caiu sobre a Terra um grande pedregulho. A Terra esmoreceu sob a poeira, devastada por incêndios e depois enrijeceu num longo Inverno e a maioria dos “falsos lagartos” (Raptor(2), Foices(3), Bronco(4) e Tyrano(5) são alguns) foram desta para melhor! Os que sobreviveram, pequenotes e ágeis e emplumados, evoluíram para as actuais aves. Safaram-se!

Não se sabe, ao certo, desde quando a humanidade tomou conhecimento desses “gigantes” (embora nem todos o fossem) mas é de supor que um Cro-Magnon, um Neanderthal, tenha algum dia tropeçado no osso de um Rex sem saber o que era, tomando-o como uma clava a jeito. Hoje estudamos os seus fósseis e “habitats”, a sua biomecânica e a sua vocalização… Escrevem-se livros. Fazem-se filmes.

Ora é precisamente na tentativa de perceber como “alguns” desses animais vocalizavam que deixamos aqui um registo que talvez se aproxime. Demos-lhe o nome de “Vocalizações de três crias de Rex”. Ouçam (e vejam) quão terríveis são! E, já agora, imaginem-se perseguidos, “Ó pernas! Para que te quero?”, dando às de vila-diogo!...


(Calma! Na verdade, são três crias de calopsitas – ou caturras –, a mais nova com 15 dias de vida e a mais velha com 20 dias.)


(1. a) «Dinossauros» (“As aves são agora reconhecidas como a única linhagem sobrevivente de dinossauros terópodes”) – Wikipedia; e b) «Theropoda» (Subordem de dinossauros bípedes) – Idem; 

2. «Dinossauros» neste «blog»;

3. A propósito de Calopsitas (ou Caturras): «Nymphicus hollandicus» – Wikipedia;

4. Notas ao texto: (1) Génesis 6, 4; (2) «Velociraptor»; (3) «Therizinosaurus»; (4) «Brontosaurus»; (5) «Tyrannosaurus rex» – Wikipedia.)

No comments: