Escreveu-me o São Pedro uma carta a propósito do “post” “Calendário da chuva MUITO ÚTIL para o ano inteiro”, chamando-me “trambiqueiro”, “flibusteiro” e outros impropérios próprios do capitão Haddock (sim, sim, esse mesmo, o marujo de água-doce que perdeu o seu navio em “O Caranguejo das Tenazes de Ouro”, o das histórias do Tintim).
Pelos vistos – diz-me o São Pedro – há as “arremedas”, ou seja, os primeiros 12 dias de Janeiro (dias a que não se liga pois só servem para confirmação em caso de dúvida), e as “desarremedas”, que vão do dia 13 ao dia 24 de Janeiro e onde cabem todos os meses do ano. E as regras são estas:
1. Se chover dia 13 (a que corresponde o mês de Janeiro), Janeiro será chuvoso.
2. Se dia 14 (a que corresponde o mês de Fevereiro) chover de manhã e à tarde não, assim será o mês de Fevereiro.
3. Se para o dia 15 houver dúvidas (a que corresponde o mês de Março) recorre-se então às “arremedas”, ou seja, ao tempo que fez no dia 3, para assim se confirmar o tempo que fará em Março.
«Post» antecedente: «Calendário da chuva MUITO ÚTIL para o ano inteiro»
(1. A propósito: «Em Janeiro vês o Tempo do Ano Inteiro», «in» Filho do Couço; 2. E porque se fala d’«O Caranguejo das Tenazes de Ouro» – Wikipedia; 3. Dicionário: a) “trambiqueiro”: diz-se do indivíduo que pretende enganar; trapaceiro; b) “flibusteiro”: Pirata dos mares americanos, nos séculos XVII e XVIII; no texto, no sentido de trapaceiro; c) “arremedas”: de arremedar: reproduzir, imitando; semelhar; parecer.)
No comments:
Post a Comment