O que é o “grau de ilusão e anestesia fiscal”? Basicamente é a ideia de que o desconhecimento fiscal pela maioria das pessoas leva à ilusão fiscal (Amilcare Puviani, 1903). Nesta linha de raciocínio, significa que não percebemos quanto pagamos em impostos ao Estado nem percebemos quais são as suas receitas, levando a uma desconfiança mútua e permanente entre Estado e cidadãos. Ao fim e ao cabo o pressuposto de que isto é um país de totós, de ignorantes, que não tem ninguém que explique as coisas.
Na passada Terça-feira (dia 10) o governo apresentou a sua proposta orçamental para 2024. Pelo que foi anunciado parece excelente.
Portanto, esta é a versão “excelente”.
Logo no dia Luís Montenegro considerou o orçamento como sendo “pipi, bem apresentadinho e muito betinho”. Sobre o “pipi” alguns tiveram de recorrer ao dicionário, mas a gente sabe que é algo que pouco se ouve que significa “estar pipi”, bem vestidinho, portando-se como um janota, mas com exagero (na fronteira da aldrabice), só não se compreendendo a do “betinho”, que até assenta bem nele. Quanto a inventar “slogans”, está visto que Montenegro é realmente de uma pobreza franciscana, de meter dó! Mas vá lá, põe um país a rir!
Esta é a versão “pipi”.
Cavaco Silva, ontem questionado sobre o orçamento (e salvaguardando que não é comentador de orçamentos), respondeu que não tinha “informação suficiente sobre o grau de ilusão e anestesia fiscal que está presente no Orçamento”, acrescentando, “e na sua apresentação pública”. Mas (e aqui viu-se que se empertigou) lá foi dizendo que lhe vem sempre à memória a sua tese de doutoramento onde fez “um estudo aprofundado precisamente sobre a ilusão e a anestesia fiscal” (1973).
Esta é a versão “Puviani, 1903, 1973”, mais sofisticada que a versão “pipi” e que não ocorreu ao Montenegro.
Quem ganhará? “Os excelentes? “Os pipis”? Ou “os Puviani, 1903, 1973”? – Sendo certo que os segundos e os terceiros são os mesmos.
«Post» antecedente: «O Orçamento de Estado pipi 2024»; «Post» seguinte: «O Pote de ferro e o Pote de barro. O PSD e o CHEGA.»
(1. As notícias: a) «Cavaco diz desconhecer "grau de ilusão e anestesia fiscal" do OE2024» - Diário de Notícias de 2023/10/12; e b) «OE2024: Montenegro considera documento "pipi, bem apresentadinho e muito betinho"» - Idem de 2023/10/10; 3. Já agora: «Ilusão fiscal» (Amilcare Puviani) - Wikipedia)
No comments:
Post a Comment