Thursday, November 23, 2023

O escorpião Marcelo Rebelo de Sousa e a rã Francisco Pinto Balsemão


O escorpião pediu boleia à rã para atravessar o rio. Se a picasse (argumentou o escorpião), afundar-se-iam os dois na travessia do rio. Como não era plausível que isso acontecesse e levada pelo seu altruísmo (e porque, pensando bem, ambos morreriam), a rã aceitou levá-lo às costas. Mas o instinto – a natureza que lhe está na massa do sangue – falou mais alto e o escorpião espetou o ferrão na rã. – Esta é, em termos simplistas, a fábula do escorpião e da rã.

Em 2023, um escorpião deu de caras com uma rã e logo imaginou para almoço uns saborosos panados de rã com alface.

Ao longo dos tempos várias têm sido as versões da história do escorpião e da rã (ou do sapo). Uma, que se conta, é sobre Marcelo Rebelo de Sousa e vem nas “Memórias” de Francisco Pinto Balsemão (escritas em 2021 e republicadas em 2023 aquando dos 50 anos do jornal Expresso). Nelas, Marcelo Rebelo de Sousa é o escorpião e Francisco Pinto Balsemão a rã; seja como for, a verdade é que os dois ainda por cá andam. Alvíssaras! Verdade, mentira, fábula, ou outra coisa qualquer, aqui vai:

«A rubrica Gente, no segundo caderno, que, num tom mais humorístico e ligeiro, competia com as bisbilhotices de VERA LAGOA no “Diário Popular”, mas tinha, além disso, um claro cunho político. Também aqui, embora Gente não fosse assinada, MARCELO REBELO DE SOUSA marcou a sua presença, com a vantagem de poder negar ser ele o autor, quando as coisas não lhe corriam de feição (e era eu, como diretor, que tinha de enfrentar e aturar os protestos dos visados). Claro que MARCELO, fazendo jus aos que defendem que ele, como o escorpião da lenda, não resiste a matar a rã, acabou por exagerar, até cometer a imbecilidade de enxertar, numa das soltas de Gente, uma referência, totalmente a despropósito, a mim, escrevendo que eu era “lelé da cuca”! Isso foi um primeiro sintoma grave de que eu não podia confiar nele. Segundo um dos seus biógrafos, VÍTOR MATOS: “A frase perseguirá MARCELO toda a vida, como exemplo de loucura irresponsável.”» – 2023, Expresso, vol. 1, p. 75.


(1. O “lelé da cuca” e como tudo começou: «Balsemão arrasa "escorpião" Marcelo em livro de memórias» – TVI Player de 2021/09/02; 2. “A rã (Francisco Pinto Balsemão) não perdoa que o escorpião (Marcelo Rebelo de Sousa) a tenha picado”: «O escorpião picou o ponto na homenagem à rã. Marcelo esteve com Balsemão, mas a lenda não volta a ser conto de Natal» – Observador de 2021/09/02; 3. “A gafe dos abusos sexuais”: «Marcelo e a fábula do escorpião e da rã» – SOL de 2022/10/22; 4. Sinopse do livro «Memórias» (Porto Editora, 2021) – Bertrand Livreiros.)

No comments: