Thursday, December 20, 2007

É preciso ter ASAE! - 2

«ASAE forçada a esclarecer consumidores», titula o JN de hoje – A notícia não diz mas sabe-se agora que segundo aquela Entidade afinal

1. não é proibido jogar à bola na praia com bolas-de-berlim

2. nem usar colheres de pau para mexer o empadão,

pois «o que importa são as condições de higiene» das sapatilhas e do pedaço de pau.

O bolo-rei, o galheteiro, as castanhas embrulhadas em papel de jornal (com títulos de jornal na casca), o tijoca (café mixórdia), os rissóis, os bolinhos de bacalhau e outros tradicionais – que, em justiça do nome, é tudo gente da tradição – já fizeram notar a sua satisfação.


Legenda: quentinhas e boazinhas com letras de jornal (querem melhores castanhas?!)

O único senão está nas colheres de pau. Segundo a ASAE só estão autorizadas as colheres feitas de pau de carvalho e de pinho da flandres ou de madeiras consagradas como o pau-preto e quejandas. De fora ficam as colheres de eucalipto ou de pinho carunchoso. Estas já marcaram conferência de imprensa para inícios de 2008 (o Natal é uma época de paz) contra as suas primas artificiais de silicone.

As facas de alumínio dizem-se discriminadas pelas de várias cores para cada género alimentício. Argumentam que peixe, carne e queijo da serra é tudo comida.

Brindes no bolo-rei só se forem rãs comestíveis (nunca de plástico). Alfinetes, petardos e outros explosivos estão excluídos devido aos atentados de 11 de Setembro e subsequentes, que causaram mossa.

Cafés podem ser servidos em louça da Vista Alegre pois trata-se de uma questão de orgulho nacional, para não falar de patriotismo.

Rissóis de carne só de vacas certificadas e os de camarão passam no exame pois toda a gente sabe que este é o único animal que ainda não está contaminado.

E chega de AZAR!


(1. A notícia; 2. A propósito: o «Bolo Rei» na Wikipedia e no Roteiro Gastronómico de Portugal e ainda «A simbologia, a lenda e a real história que envolvem o bolo-rei» no Diário de Notícias (2005/12/31); 3. Ainda a propósito: «galheteiro» - Wikcionário; 4. E ainda: «Castanha» - Wikipedia, «Bolo de Castanhas» - Roteiro Gastronómico de Portugal» e «A História da Maria Castanha» - eb1-barreiro-n7; 5. E ainda: «Ataques de 11 de Setembro de 2001» -Wikipedia; 6. E ainda: «Fábrica da Vista Alegre» - idem; 7. E ainda: «Camarão» - idem e «Camarão Gratinado» - Roteiro Gastronómico de Portugal; 8. Sobre a Festa da Sopa de Viseu: «É preciso ter ASAE!» (2007/10/22) - neste «blog»)

No comments: