Sunday, June 23, 2019

Faca à vista! Faca à vista!

Na história da Cininho e do Peter Pan o Capitão Gancho é assim conhecido por ter um gancho no lugar da mão. A mão foi-se, devorada pelo aligátor - e que bem que soube! -, mas o relógio e o seu tic-tac lá permanecem. O croc pode vir à sorrelfa, serem nove da manhã ou nove da noite, que o som do tempo logo o denuncia!

Diz o ditado que não há uma sem duas, nem duas sem três, mas se calhar não é verdade ou é inventado agora. Avisado como está - e homem prevenido vale por dois (isto sim, é verdade!) -, desta feita o Capitão Gancho ao ouvir o tenebroso tic-tac que lhe deixou o toco e um ferro de talhante pensou, "Ai é?", e vai daí espetou na cabeça do "jurássico" a faca de palitar os dentes. Faca de cozinha, dizem, das grandes.


Há males que vêm por bem, é outro ditado, por isso agora quando o jacaré tic-tac tic-tac deambula em busca de alimento - principalmente atrás do Capitão Gancho - é ouvir a bicharada do charco a gritar: "Faca à vista! Faca à vista!"


(1. A notícia: «Alligator spotted with knife stuck in the middle of its head in Fort Bend County» - abc13 de 2019/06/14; 2. A propósito: «Aligátor americano» - Wikipedia; 3. Ainda a propósito: «Capitão Gancho» - Idem)

Saturday, June 22, 2019

Nem sempre cumprimentar é a melhor ideia...


















(1. Ave!: «Os romanos (...) para cumprimentar uma pessoa, diziam «salve!» (segunda pessoa do singular do imperativo do referido verbo), e, para cumprimentar várias, diziam «salvete!» (segunda pessoa do plural do imperativo). As formas «salve!» e «salvete!» correspondem, portanto, consoante o contexto e o grau de formalidade em questão, a «olá!», «viva!», «bom dia!», «boa tarde!» ou «boa noite!», para não falar do «oi!» brasileiro. (...)

«Além de «salve!» e «salvete!», os romanos também se socorriam dos vocábulos «ave!» e «avete!», igualmente imperativos verbais, para cumprimentar uma ou várias pessoas, respetivamente.

«(...) Para se despedirem de uma só pessoa, diziam «vale!» (segunda pessoa do singular do imperativo do referido verbo), e, para se despedirem de várias, diziam «valete!» (segunda pessoa do plural do imperativo). - «A tradução da saudação latina salve» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa;

2. «Teutates» (Toutatis): «Toutatis ou Teutates era um deus celta e protector tribal adorado na antiga Gália e na Britânia. A expressão "Por Toutatis!" é usada por Goscinny e Uderzo nas histórias de Astérix.» - Wikipedia;

3. «Manitu»: «Denominação dada pelas tribos ameríndias da América do Norte, Manitu é a designação do espírito que existe em todas as criaturas.» - Infopédia;

4. Os personagens: a) «Júlio César» (como é retratado em Astérix e Obélix) - site Astérix; b) «Ideiafix» (cão ecologista e corajoso acompanhante de Obélix) - Idem; c) Um Sioux? da época: «Astérix e Obélix chegam à América e descobrem os índios», «in» life&stylefugas (Público) de 2014/01/08;

5. Nota: composição a partir dos sites referidos.)

Friday, June 21, 2019

Thursday, June 20, 2019

Um Corvo em Marte

Foi em 2008 que tivemos um Corvo na «Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO)».

Onze anos depois o Corvomanias está mais uma vez de "malas aviadas", desta feita a caminho de Marte.

É caso para dizer: um Corvo cá, dois Corvos lá!












O «link» para o certificado:


Para quem quiser participar aqui fica o «link» (NASA Website - SEND YOUR NAME TO MARS)


(1. «Até à Lua e mais além» - Expresso Revista de 2019/06/08 (texto de Isabel Leiria): 

«Desde que, em 1969, o homem pisou a superfície lunar pela primeira vez, a sede pelo conhecimento do espaço passou a abranger o planeta Marte. Para a NASA, tudo se afigura mais do que provável e a próxima missão à Lua já tem nome: Artemis, gémea de Apollo.

(...)

«Porém, para a NASA, a contagem decrescente para uma futura vida interplanetária já começou. Recentemente, anunciou quais as duas empresas que irão ser responsáveis pela construção das primeiras moradias em ambiente extraterrestre, inteligentes e autossuficientes de forma a permitir a permanência humana na Lua, em Marte ou noutros locais do espaço. No próximo ano, enviará mais um rover a Marte, que irá procurar vestígios de vida microbiana passada, estudar o clima e a geologia e "abrir o caminho à exploração humana do planeta vermelho", anuncia-se no site da agência. E ainda que a chegada dos primeiros homens demore anos a acontecer, cada terráqueo pode desde já enviar o seu nome para lá [no site na NASA, em "Send Your Name to Mars"], pois será gravado em chips transportados pelo rover. À hora e dia de escrita deste artigo, eu e mais de seis milhões de pessoas já o tínhamos feito.»;

2. E «Um Corvo na «Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO)»…» - neste «blog» em 2008/05/13)

Monday, June 10, 2019

Comemorações do Dia de Portugal de 2019

Visita às Atividades Militares Complementares

















(1. «10 de junho. Marcelo não quer minimizar “corrupções, falências da justiça”, mas diz que somos mais que “fragilidades e erros”» - Observador de 2019/06/10;

2. «Início às Comemorações do Dia de Portugal em Portalegre - Cerimónia Militar do içar da Bandeira Nacional e visita às Atividades Militares Complementares»Página Oficial da Presidência da República Portuguesa;

3. a) «Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas» e b) «Os Lusíadas» - Wikipedia;

4. Camões neste «blog»: «Luís Vaz de Camões, «O Maior Poeta Português»...»;

5. A estrofe verdadeira:

A viseira do elmo de diamante
Alevantando um pouco, mui seguro,
Por dar seu parecer, se pôs diante
De Júpiter, armado, forte e duro:
E dando uma pancada penetrante,
Com o conto do bastão no sólio puro,
O Céu tremeu, e Apolo, de torvado,
Um pouco a luz perdeu, como enfiado.

(Descrição de Marte no concílio. Canto I, estrofe 37);

6. A imagem: composição a partir do site da Presidência da República.)

Uma banana chamada Barbra Streisand

Aconteceu ontem na TVI24 mas só um olhar especial conseguiu captar: uma banana interpôs-se entre a Judite de Sousa e o Paulo Portas na habitual análise dos acontecimentos da semana, imitando a apresentadora. E a curiosidade é a semelhança da banana com a conhecida actriz Barbra Streisand. Ele há cada uma!
















(1. «Barbra Streisand» - Wikipedia; 2. A propósito: a) «Judite Sousa» é "atualmente Diretora-Adjunta de Informação da TVI" (um canal português de televisão); - Idem; b) «Paulo Portas» "foi um dos fundadores do jornal O Independente, em 1988", e, como político, exerceu funções governativas - Idem; 3. Nota: composição a partir de imagens disponíveis na Web.)

Sunday, June 09, 2019

As cadeiras vazias de Rui Rio

PSD

























(1. Primeiro caderno do Expresso de 2019/06/08:

«A ideia de que os votos brancos e nulos possam ter efeitos na composição do Parlamento - seja "elegendo" lugares vazios, seja reduzindo o número de deputados - nunca foi estudada pelo grupo que está há cerca de um ano a preparar as propostas do PSD para a reforma do sistema político. (...)

«"Essa ideia lançada pelo doutor Rui Rio é a maior tonteria que existe à face da Terra em termos de sistema de representação política", diz ao Expresso Manuel Meirinho Martins, um dos maiores especialistas portugueses em sistemas eleitorais e representação política. (...) nunca lhe ocorreu - nem nunca viu - aquilo que Rio sugere: a redução do número de deputados tendo em conta brancos e nulos. "Não só é inexequível, como viola toda a teoria da representação política - a representação política não deve ser a representação do vazio. (...)

«Não foi a primeira vez que Rio falou nesta hipótese, a título "pessoal". Em 2014 disse ter "simpatia" pela ideia de "os votos brancos e nulos elegerem cadeiras vazias". Agora disse algo diferente: os brancos e nulos já não deixariam cadeiras vazias, mas retirariam lugares ao Parlamento. O efeito é o mesmo - a eleição de menos deputados - mas as consequências não são iguais, nomeadamente quando esteja em causa a necessidade de maiorias qualificadas.» - F.S.C.;

2. Opinião: «Os lugares vazios de Rui Rio» - TSF de 2019/06/07; 2. Composição a partir da fotografia existente no site da Presidência da República.)

É muito para um padre!

Zig e Zag falam de um padre que tem dois filhos de duas mães diferentes (cartoon):


















(A notícia: «Deus e o Diabo: o caso de um padre com dois filhos, de duas mulheres diferentes» - TVI24 de 2019/06/07)