Sunday, June 09, 2019

As cadeiras vazias de Rui Rio

PSD

























(1. Primeiro caderno do Expresso de 2019/06/08:

«A ideia de que os votos brancos e nulos possam ter efeitos na composição do Parlamento - seja "elegendo" lugares vazios, seja reduzindo o número de deputados - nunca foi estudada pelo grupo que está há cerca de um ano a preparar as propostas do PSD para a reforma do sistema político. (...)

«"Essa ideia lançada pelo doutor Rui Rio é a maior tonteria que existe à face da Terra em termos de sistema de representação política", diz ao Expresso Manuel Meirinho Martins, um dos maiores especialistas portugueses em sistemas eleitorais e representação política. (...) nunca lhe ocorreu - nem nunca viu - aquilo que Rio sugere: a redução do número de deputados tendo em conta brancos e nulos. "Não só é inexequível, como viola toda a teoria da representação política - a representação política não deve ser a representação do vazio. (...)

«Não foi a primeira vez que Rio falou nesta hipótese, a título "pessoal". Em 2014 disse ter "simpatia" pela ideia de "os votos brancos e nulos elegerem cadeiras vazias". Agora disse algo diferente: os brancos e nulos já não deixariam cadeiras vazias, mas retirariam lugares ao Parlamento. O efeito é o mesmo - a eleição de menos deputados - mas as consequências não são iguais, nomeadamente quando esteja em causa a necessidade de maiorias qualificadas.» - F.S.C.;

2. Opinião: «Os lugares vazios de Rui Rio» - TSF de 2019/06/07; 2. Composição a partir da fotografia existente no site da Presidência da República.)

No comments: