Sunday, June 23, 2019

Faca à vista! Faca à vista!

Na história da Cininho e do Peter Pan o Capitão Gancho é assim conhecido por ter um gancho no lugar da mão. A mão foi-se, devorada pelo aligátor - e que bem que soube! -, mas o relógio e o seu tic-tac lá permanecem. O croc pode vir à sorrelfa, serem nove da manhã ou nove da noite, que o som do tempo logo o denuncia!

Diz o ditado que não há uma sem duas, nem duas sem três, mas se calhar não é verdade ou é inventado agora. Avisado como está - e homem prevenido vale por dois (isto sim, é verdade!) -, desta feita o Capitão Gancho ao ouvir o tenebroso tic-tac que lhe deixou o toco e um ferro de talhante pensou, "Ai é?", e vai daí espetou na cabeça do "jurássico" a faca de palitar os dentes. Faca de cozinha, dizem, das grandes.


Há males que vêm por bem, é outro ditado, por isso agora quando o jacaré tic-tac tic-tac deambula em busca de alimento - principalmente atrás do Capitão Gancho - é ouvir a bicharada do charco a gritar: "Faca à vista! Faca à vista!"


(1. A notícia: «Alligator spotted with knife stuck in the middle of its head in Fort Bend County» - abc13 de 2019/06/14; 2. A propósito: «Aligátor americano» - Wikipedia; 3. Ainda a propósito: «Capitão Gancho» - Idem)

No comments: