Dia 26 de Março de 2024. Primeira Reunião Plenária da XVI Legislatura. Eleição do Presidente e dos Vice-Presidentes, Secretários e Vice-Secretários da Assembleia da República e do Conselho de Administração.
"Na primeira necessidade PSD e CHEGA entenderam-se" e depois desentenderam-se.
Veio a saber-se que havia um acordo de reciprocidade entre a AD e o CHEGA que garantia a eleição do Presidente da A.R. apresentado pelo PSD (José Pedro Aguiar-Branco) e do Vice-Presidente apresentado pelo CHEGA (Diogo Pacheco de Amorim) que Nuno Melo negou existir...
O CHEGA não gostou e lá se foi o acordo por água abaixo.
A solução encontrada pelo PS, ao fim de 24 horas, permitiu um acordo com a AD de uma Presidência partilhada e assim se resolveu o impasse criado pelo CHEGA.
É o relato dessas 24 horas que aqui se faz.
(As notícias: 1. «À 4.ª votação, Assembleia da República elege presidente e os quatro 'vices'» - SIC Notícias de 2024/03/27; 2. «"O regime democrático para nós é completamente indiscutível", diz o vice-presidente da AR eleito pelo Chega» - Diário de Notícias, mesma data; 3. «Segunda volta inconclusiva. Trabalhos retomam esta quarta-feira» - Diário de Notícias, mesma data; 4. «"Na primeira necessidade PSD e Chega entenderam-se"» - SIC Notícias de 2024/03/26; 5. «Pedro Nuno Santos: “Na primeira necessidade, PSD e Chega entenderam-se”» - Jornal de Negócios, mesma data)
No comments:
Post a Comment