Thursday, February 09, 2012

Fernando Rosas: Parece o Salazar a falar; Santana Lopes: Salazar é a sua tia!

Passou-se ontem no programa «Prova dos 9», na TVI 24. A coisa começou com uma alusão à frase do primeiro-ministro a respeito dos sacrifícios: "Devemos persistir, ser exigentes, não sermos piegas e ter pena dos alunos, coitadinhos, que sofrem tanto para aprender"…

Fernando Rosas - Quando a pieguice das pessoas se transformar em revolta e em protesto eu quero ver o que é que o primeiro-ministro diz.

Santana Lopes - Acho que estamos de facto numa boa altura para exaltar as virtudes de resistência, de paciência e de abnegação do povo português.

Oh palavra que foste dizer! Entornou-se o caldo, naquele pequeno verbo, pequeníssimo, mas que se quer grandioso. Deu-se uma guerra.

Fernando Rosas - Parece o Salazar a falar, pá!



Santana Lopes - Eu já pareço o Salazar (...) e você disfarça aqui todas as semanas a sua ideologia a armar em defensor do regime democrático. Eh pá!, vá dar lições de democracia a outro... Chamar Salazar? Salazar é a sua tia!

A partir daqui foi espadeirar até ao fim, a torto e a direito. Intraduzível. Provou-se o que há muito se suspeitava: a coexistência pacífica entre um pê-esse-dê e um bloquista é como paciência de cão com gato, mais tarde ou mais cedo um morde e o outro estica o gatázeo!

Foi bom de ver! É assim que se anima a malta!


(1. A notícia: «Santana exalta-se em debate com Rosas: “Salazar é a sua tia!”» - Público de 2012/02/09; 2. «Pieguices» dum Primeiro-Ministro: «Passos pede aos portugueses para serem “mais exigentes” e “menos piegas”» - Idem, de 2012/02/06; A propósito: «Pedro Santana Lopes» e «Fernando Rosas» e, já agora, «António de Oliveira Salazar» - Wikipedia)

No comments: