O Corvomanias, um Corvo futurista que já pôs pés a caminho da Lua (2008) e de Marte (2020), estará, mais uma vez, de malas aviadas, desta feita em direcção à lua de Júpiter, Europa, a bordo da Europa Clipper.
Com esta, já são: um Corvo cá, três Corvos lá!
A partida está prevista para Outubro de 2024 e a chegada para 2030.
I
Pode também fazer como o Corvo e mandar o seu nome:
«Message in a Bootle: send your name», Europa Clipper, NASA
II
E perguntam vocês: quanto tempo falta para a partida? Aqui o relógio da contagem decrescente:
«Europa, a lua de Júpiter», Europa Clipper, NASA
À data deste «post» faltam 9 meses, 22 dias, 10 horas...
III
E agora um pouco de história...
“A campanha “Message in a Bottle” da NASA convida pessoas de todo o mundo a assinarem os seus nomes num poema escrito pela poetisa laureada dos EUA Ada Limón (In Praise of Mystery: A Poem for Europa). O poema liga os dois mundos aquáticos – a Terra, que anseia por alcançar e compreender o que torna um mundo habitável, e a Europa, que aguarda com segredos ainda por explorar. A campanha é uma colaboração especial, unindo arte e ciência, da NASA, da poeta laureada dos EUA e da Biblioteca do Congresso.
“O poema está gravado na espaçonave robótica Europa Clipper da NASA, junto com os nomes dos participantes que serão gravados em microchips montados na espaçonave. Juntos, o poema e os nomes viajarão 2,9 mil milhões de quilómetros na viagem da Europa Clipper até ao sistema de Júpiter. A Europa Clipper está programada para ser lançada do Centro Espacial Kennedy da NASA em Outubro de 2024 e, em 2030, estará em órbita ao redor de Júpiter. Ao longo de vários anos, realizará dezenas de sobrevôos pela lua gelada de Júpiter, Europa, reunindo medições detalhadas para determinar se a lua tem condições adequadas para a vida.
“Depois de todos os nomes serem reunidos, os técnicos do Laboratório de Microdispositivos do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, no sul da Califórnia, usarão um feixe de electrões para gravá-los num microchip de silício do tamanho de uma moeda de dez centavos. Cada linha de texto tem menos de 1/1000 da largura de um fio de cabelo humano (75 nanómetros)."
(1. A propósito: «Europa Clipper» – Wikipedia; 2. «Ada Limón» (poeta norte-americana) – Idem; 3. a) «Um Corvo em Marte» – neste «blog»; e b) «Um Corvo na «Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO)»...» – Idem)
No comments:
Post a Comment