Monday, December 11, 2023

Os leitões de Marcelo e o dragão de Marques Mendes

Quando em 9 de Outubro de 2015 Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a sua candidatura à Presidência da República tinha tudo a seu favor: além de jornalista, fazedor de opiniões, professor universitário, fez de tudo um pouco: atravessou o Tejo a nado com uns calções à Maria Cachucha, andou fugido feito pardal pelos telhados de Beja nos tempos difíceis do PREC e em directo, na televisão, ofereceu um leitão da Bairrada ao Júlio Magalhães…

Ontem, no jornal da noite da SIC, e a pedido de gentes de Monção, Marques Mendes levou um dragão que entregou à jornalista Clara de Sousa.

Sabe-se, porque já vem do passado, que num espaço de grande audiência um leitão ou um dragão são chave mais que certa para o sucesso. Daí que não espante que Marques Mendes venha a ser o próximo Presidente da República.

"E assim São Jorge (Marques Mendes) derrotou o dragão!" (os possíveis concorrentes) – finalizou, agradecendo, a jornalista.



(1. Final do Jornal da Noite: Marques Mendes: "Estive há dias em Monção, num jantar de Natal (...) e então pediram-me muito para lhe entregar uma espécie de dragão. É o símbolo de Monção, das festas de Monção, que simboliza a luta entre o bem e o mal (...), mas fazem muita questão que você tenha em casa este símbolo (...)";

Clara de Sousa: "E assim São Jorge derrotou o dragão e assim fechamos também, por hoje, o comentário de Luís Marques Mendes. Muito obrigada.";

2. A festa de Monção ou festa da Coca: 

a) Durante as festas realiza-se um combate entre São Jorge e o dragão Coca. A Coca é um dragão todo verde, à excepção do topo da cabeça, do dorso e das goelas que são de cor vermelha; tem duas asas e a cauda é retorcida; a cabeça é móvel e a boca abre-se e fecha-se constantemente, o que por vezes assusta o cavalo e dificulta a vida ao cavaleiro; deita fumo pelas orelhas (e não pelas ventas); e só é derrotado quando a língua e as orelhas são atingidas com golpes certeiros (o cavaleiro deve espetar a sua lança na garganta do monstro e cortar-lhe a orelha). Se São Jorge (que representa o bem) derrotar no combate a Coca (que representa o mal) tal significa que serão boas as sementeiras e as colheitas, mas se a Coca assustar o cavalo o ano será mau e de fome; a Coca vive no rio Minho e é uma figura zoomórfica; além desta há outras Cocas em Espanha e uma em França: 

«O que significa a luta entre São Jorge e o dragão Coca» (COM O VÍDEO) - Diário de Notícias de 2013/05/15 e 


b) A Coca ou Cuca, o célebre bicho-papão, é um ser feminino (o masculino é Coco, nome do fruto de uma espécie de carvalho) usado para assustar as crianças; é representada por uma panela, abóbora ou cabaça furada em três ou quatro lugares, imitando uma cara (cabeça) e com uma luz dentro; posta durante a noite num local escuro servia para assustar quem passasse; vem daqui a expressão “a Coca fica à coca” (a Coca fica a ver, a espreitar) e o Coco toma a forma escura, de uma sombra, e fica de guarda – ambos são “parentes” do diabo; abóboras, cabaças, cabeças, caveiras, capuzes e gigantes todos andam de mãos-dadas:
 

3. Neste «blog» e a propósito:


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