Tuesday, August 27, 2024

Da importância e valor relativo das coisas. O azulejo.

Nas folhas dos jornais que estavam a calafetar as portas da casa dos Castelares para que não entrassem as baratas estavam inúmeras notícias, de vários anos. Isto foi quando se mudaram. 

Dentro da casa, para além das baratas, que eram às centenas, restavam vestígios dos anteriores habitantes: um par de botas da tropa e, entre os cacos, um curioso azulejo com uma etiqueta que rezava assim: “De ‘casa que se encontra em domínios próprios’ foi recebido, por herança, este azulejo. Por não se encaixar na tradição familiar, conclui-se que terá sido oferta de um caseiro. Sem interesse.

Não pensaram assim os Castelares e guardaram o azulejo.





(Composição com filtro do Krita (Website oficial) e imagem disponível na Web: o moinho)

Wednesday, August 14, 2024

Quando o mafarrico se disfarçou no relevo da porta do sacrário


Não é a primeira vez que o temerário padre Feliscerto dá de caras com o mafarrico (deve ser sina de padre). Uma vez foi na “noite de 28 de Março” (assim ficou conhecida a noite), quando em Carregosa choveu a cântaros, e só não choveu gatos e cães porque isto aqui não é a Inglaterra. Desta vez – e porque o padre é coca-bichinhos –, deu com o espertalhão a escapulir-se pelo buraco da fechadura do sacrário para de seguida, sorrateiro, se disfarçar no relevo da porta. Mas como o padre sobreviveu da outra vez, na noite da enxurrada, fez “vista grossa” e enganou o sacripanta.

(Está visto que o mafarrico desconhecia que em criança o padre Feliscerto, quando estava doente e “preso” na cama, se habituara a ver nos veios da janela do quarto alguns dos seus familiares, e monstros, e que, portanto, observação e treino não lhe faltavam.)

É por causa desta e de outras que já há quem pense que o mafarrico está a perder qualidades...


E porque se fala da “noite de 28 de Março”: «Quando o temerário padre Feliscerto enfrentou a depressão Nelson...»e da “perda de qualidades do mafarrico”: «Uma primeira edição do mafarrico»

Monday, August 12, 2024

Cerimónia de encerramento das Olimpíadas de Paris 2024



(As notícias:

1. «Tom Cruise, Billie Eilish, Snoop Dogg: o que rolou na cerimônia de encerramento das Olimpíadas 2024» (“Capital francesa se despediu dos Jogos neste domingo (11), com apresentações de Phoenix, Red Hot Chili Peppers, Billie Eilish, Snoop Dogg, H.E.R e Tom Cruise.” “O ator Tom Cruise também fez uma participação na cerimônia ao descer de rapel do alto do Stade de France para receber a bandeira dos Jogos e "levar" aos Estados Unidos. // A cerimônia continuou em Los Angeles, com apresentações de Red Hot Chili Peppers, Billie Eilish e Snoop Dogg e Dr. Dre. A última participação musical foi de Yseult, que cantou “My Way”.”) - Globo de 2024/08/11;




Friday, August 09, 2024

Morreu Bores, o lince do deserto

Às vezes o pior inimigo dos animais é o homem. Aqui o lince ‘Bores’.


Morreu, depois que foi sedado e entregue à família que o adoptou. Não aguentaria muito tempo longe do ambiente que lhe era familiar.

Dura lex, sed lex” (a lei é dura, porém é a lei). Neste caso, para cumprir a lei, foi pior a emenda que o soneto.




(COM O VÍDEO)



(com a nota informativa do IFCN da Madeira e a petição pública “Regresso do Bores ao seu lar”, que recebeu o apoio de mais de 21 000 pessoas) ;

2. Composição a partir das imagens disponíveis na notícia referida em 1.b))