Desengane-se quem pense que os requisitos para um tipo se candidatar à Presidência da República são os apresentados na esquerda da imagem. Já foram, mas agora não são. Na verdade, são os da direita. O que significa que se temos até agora 21 (serão 22?) pré-candidatos anunciados a expectativa é de virmos a ter muitos mais.
E quantos mais melhor: mais picardias, mais barafundas, mais Isaltinos, mais Andrézitos, histórias de monstros e perseguições para dar a sopinha toda às criancinhas (“vá, vá lá, só mais uma colher(z)inha!”).
Ainda mal começamos e a coisa já vai com bocas reles como a do “Andrézito do Tutti Frutti” (Isso diz-se, ó Isaltino!?). Mas é com coisas assim, multiplicadas pelos 20, que as presidenciais prometem e vão pôr o pessoal a comer pipocas!
O único senão é que entretanto o “Portal da Candidatura”, atento à inflação de candidatos, mudou as regras e agora as candidaturas são seleccionadas por Inteligência Artificial. Ora é aí que a porca torce o rabo, pois poderá acontecer que bons candidatos fiquem de fora, como por exemplo um tal Fernando Pessoa.
A ver vamos...
(1. As notícias: a) «"Andrézito" e "Pequeno ditador" vs. "o terror dos corruptos". Isaltino e Ventura ao desafio nas redes sociais» (COM O VÍDEO LEGENDADO DO ISALTINO) – Diário de Notícias de 2025/09/20; b) «Ventura dá 'troco' a Isaltino: "sou o monstro que vos vai perseguir a todos, corruptos e ladrões"» – SIC Notícias, mesma data; c) «Ventura reage a Isaltino Morais. "Sou o monstro que vos vai perseguir a todos, corruptos e ladrões"» – Observador, mesma data; e d) «Ventura responde a Isaltino Morais: "Sou o monstro que vos vai perseguir a todos, corruptos e ladrões"» – Sábado, mesma data;
2. Para os que querem ser Presidente da República: «Portal da Candidatura»;
3. Para os que querem saber quem são os adversários e a alhada em que se meteram: «Eleições presidenciais portuguesas de 2026» (com os 22 declarados para Presidente da República) – Wikipedia;
4. Nota: composição a partir da fotografia da emissão televisiva.)

No comments:
Post a Comment