Sunday, September 14, 2025

Jubileu das Autoridades Civis. Freiras fogem do lar.

Zig e Zag falam de freiras, do presidente, do cardeal Parolin e do Pacheco de Amorim. Uma conjunção “astronómica” improvável (cartoon):


No Jubileu das Autoridades Civis o poder secular (pelos vistos não laico) e a Igreja deram as mãos e entenderam-se no "vamos brincar à caridadezinha".

Serve a religião a política, na esperança de não ficar moribunda, e serve-se da religião a política, tentando embrutecer-nos.

Mas será que esta malta ainda não compreendeu que não queremos “caridadezinha”, mas sim “paz, pão, habitação, saúde, educação”? Coisas concretas e não etéreas? Nada de restos. Nada de migalhas.

Vejam como esta gente pensa:

Parolin: “A força com que a Igreja incide na sociedade não reside num poder externo, mas na «fé e caridade efetivamente vividas»”, assinalou o colaborador do Papa.

O presidente da República Portuguesa (…) afirmou que “é tempo de reafirmar a esperança”, por palavras e, mais ainda, por atos, “por gestos comunitários de fé, pela prática da caridade, do amor partilhado, da doação aos outros”.

Paulo Rangel, “um político cristão” (isso existe?), destacou que “não há nenhuma razão” para ter “tibieza ou medo de dizer e de atuar como cristãos”, já sobre o setor dos negócios estrangeiros, das relações internacionais, evocou “o princípio que decorre da Torre de Babel”, que “era a aspiração a que, no fundo, se pudesse competir com Deus”, que, como “solução preventiva para que o seu poder não fosse desafiado”, fez com que cada um falasse uma língua diferente.” – Valha-nos Deus!

Diogo Pacheco de Amorim, vice-Presidente da A.R.: Sobre “o papel do político hoje em dia”, palavras para quê?

Outros subiram ao palanque.

O povo, como sempre (e agora mais que nunca), não esteve presente.


(1. Talvez a melhor notícia: «Três freiras fogem de lar de idosos para regressar ao convento» – RTP Notícias de 2025/09/13;

2. Onde se pode ver como o vassalo presidente garantiu meia estadia no céu com o beija-mão: a) «"Número dois" do Vaticano pede aos políticos que lutem pela dignidade humana e recusem a mediocridade» – RTP Notícias de 2025/09/13; e b) «“Número dois” do Vaticano pede aos políticos que lutem pela dignidade humana e recusem a mediocridade» – JM de 2025/09/13;

3. A “caridadezinha”: «Presidente da República diz que é preciso reafirmar a esperança» – RTP Notícias em 2025/09/13;

4. Onde se pode ver Pacheco de Amorim e ler o que disseram os notáveis: a) «Lisboa: Cardeal Parolin defende necessidade de falar «da dignidade humana», «com coragem e verdade»» – Agencia Ecclesia em 2025/09/13; e b) «Saudação do Patriarca de Lisboa na abertura do Jubileu das Autoridades» – Patriarcado de Lisboa em 2025/09/13;

5. Para os esquecidos de memória e para os mais novos que não sabem quem foi «Diogo Pacheco de Amorim» – Wikipedia.)

No comments: