Thursday, September 11, 2025

Manutenção do Elevador da Glória. O que diz Minerva.



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("Esta omissão poderá ser determinante na atribuição de responsabilidades civis e criminais: o município de Lisboa, através da Carris, optou por um modelo contratual minimalista para um sistema que transporta milhares de pessoas por dia num declive acentuado, expondo os passageiros a um risco inconcebível. //

"Perante isto, o contraste entre Carris e STCP é avassalador e demonstra que o problema é de gestão e de exigência. No Porto, os eléctricos históricos têm direito a centenas de operações programadas, medições rigorosas, registos de torque, ensaios não destrutivos e análises de tendências de desgaste; em Lisboa, os ascensores tinham direito apenas a um olhar de relance e a um visto de conformidade. A mesma empresa, dois contratos, dois mundos.")

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("Em 2022, a MNTC venceu o concurso público com uma proposta de cerca de 995 mil euros – cerca de 42% abaixo do preço-base. Apesar de não ter qualquer experiência no sector e de não possuir sequer o alvará da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) à data do concurso, venceu com base no único critério de adjudicação: o preço. Porquê? A Carris ainda não explicou.")

e b) «Elevador da Glória com problemas de concepção e manutenção»  (COM A ENTREVISTA) – RTP Notícias de 2025/09/07.

("Esta é a opinião do engenheiro Fernando Branco, antigo professor do Técnico, que depois de ler o primeiro documento sobre o acidente afirma que os passageiros estavam condenados. Os sistemas alternativos de travagem não conseguiriam impedir a tragédia.")

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("Desde 2019 – e não desde 2022, como erradamente se escreveu inicialmente –, a MNTC ficou também responsável pela manutenção dos ascensores lisboetas." (corrigido pela Página 1M em 2025/09/13));;


("A substituição do cabo do Elevador da Glória (...) foi executada no ano passado pela MNTC, empresa responsável pela manutenção dos ascensores de Lisboa desde Setembro de 2022, mas não existem garantias de que os seus técnicos possuíam as certificações exigidas por lei para inspeccionar e intervir em sistemas técnicos desta complexidade.")
("Desde 2019 – e não desde 2022, como erradamente se escreveu inicialmente –, a MNTC ficou também responsável pela manutenção dos ascensores lisboetas." (corrigido pela Página 1M em 2025/09/13));;

2. Quem supervisiona? O outsourcing (política de privatizações e externalização). A investigação. O futuro:

«O trambolho do Elevador da Glória» – por Fernando Santos e Silva, engenheiro eletrotécnico, "LPP / Lisboa Para Pessoas" em 2025/09/09

("Uma das questões ligadas ao desinvestimento prende-se com a opção nas empresas públicas de operação e gestão de infraestruturas para entrega por externalização (outsourcing) da manutenção especializada. Tal como oportunamente denunciado pelos órgãos dos trabalhadores e por técnicos da hierarquia das empresas, essa política traduz-se na perda de capacidade oficinal das empresas e na não substituição dos operários especializados que vão saindo por reforma, perdendo-se “know-how”. //

"Dado que esta questão está mais ou menos relacionada com os critérios da política de privatizações, ela fica assim inquinada por razões ideológicas e não técnicas, omitindo-se muitas vezes os exemplos negativos em outros países, desde o caso do ferry Herald of Free Enterprise até aos acidentes na ferrovia inglesa. //

"Muito dificilmente se poderá justificar financeiramente a opção pela externalização quando o que eventualmente se poupará (veja-se o caso dos concursos anulados por preços superiores ao estimado nos cadernos de encargos) é menos do que o que se perde em controle e monitorização. Não se põe em causa a competência de técnicos de empresas externas, que mediante investimento poderiam ser admitidos pelo operador ou gestor de infraestruturas públicos.");

3. Dicionário: a) "Minerva", deusa da sabedoria, da estratégia, da arquitectura, engenharia e artes; b) "Bárbaros", os povos fora do Império ou não-romanos (no caso em cima, no sentido da "externalização".); c) "Caldário", sala nas termas romanas que era aquecida e munida com banho de imersão; e d) "Quadriga", carro ou carroça conduzida por quatro cavalos lado a lado;

4. Nota: desenho a lápis do autor, colorido digitalmente (a paisagem e o centurião romano das histórias do Astérix), e composição com imagens disponíveis na Web, nomeadamente o legionário nas mesmas histórias.)

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