Thursday, February 29, 2024

Campanha Legislativas 2024. Tabu. Direitos das Mulheres. Imigração. (2)


Campanha Legislativas 2024. Tabu. Direitos das Mulheres. Imigração.

Cada dia, nova desgraça. Novo embaraço do lado da AD.





(1. TABU: «Luís Montenegro mantém tabu sobre cenários de governabilidade» - RTP Notícias de 2024/02/27; 2. GONÇALO DA CÂMARA PEREIRA ANDA DESAPARECIDO (PORQUÊ?): «Gonçalo da Câmara Pereira reserva-se para a campanha oficial» - Diário de Notícias de 2024/02/14; 3. PAULO NÚNCIO (VICE-PRESIDENTE DO CDS) QUER REPETIR O REFERENDO E INVERTER A LEI QUE DESCRIMINALIZOU O ABORTO (a lei que permite desde 2007 a interrupção voluntária da gravidez, por opção da mulher, até às 10 semanas de gestação): «AD não diz nada sobre aborto no programa, mas propostas de 2015 ensombram o debate» - Idem, de 2024/02/28; 4. PASSOS COELHO ASSOCIA IMIGRANTES A INSEGURANÇA: «Pedro Passos Coelho é irresponsável?» - Idem, Pedro Tadeu (jornalista), mesma data.)

Campanha Legislativas 2024. Tinta verde e “Não há crise”.



Campanha Legislativas 2024. José Gomes Ferreira e a maioria sociológica.

José Gomes Ferreira (não confundir com o escritor e poeta), jornalista.

Preferencialmente economista. Depois politólogo, twittólogo e agora sociólogo. À força de tanto dizer, a gente quase se convence.



Campanha Legislativas 2024. Activismo climático.

Zig e Zag falam de um activista climático que atingiu Luís Montenegro com tinta verde (cartoon):



Tuesday, February 27, 2024

Passos Coelho retribui apoio a Montenegro. "Muito, muito, obrigado, Pedro!"

Hum... Aqui há marosca! (sombras que se confundem)



Campanha Legislativas 2024. André Ventura: "Passos vai mudar-se para o Chega"

E com jeitinho o Luís Montenegro também:



Campanha Legislativas 2024. André Ventura: "O meu ídolo é Deus"

E, já agora, também os foguetes:



Debates Legislativas 2024 - 23 de Fevereiro. "Já estamos no choque fiscal"

André Ventura palreia e Luís Montenegro fala com os seus botões:



Monday, February 26, 2024

IRS Jovem. IRS Estudante Dependente. Prémio Salarial para Jovens.

Newsletter #19 - fevereiro de 2024, da Autoridade Tributária e Aduaneira.

O Decreto-Lei n.º 134/2023, de 28/12, aprova o prémio salarial de valorização da qualificação como incentivo financeiro ao exercício da profissão em território nacional. Para mais informações pode consultar o site ePortugal.








Sunday, February 25, 2024

O Debate Pedro Nuno Santos – Luís Montenegro. Da Economia às Pensões.

Passando por: “Governo e estabilidade. Novo Aeroporto. Economia. Salários. Impostos. Habitação. Rendas. Educação. SNS. Pensões. Alegações finais.” Análise do debate.

Não queremos voltar a tempos sombrios. Sabemos – porque temos o exemplo de Passos Coelho – que a Direita é useira e vezeira em dar o dito por não dito. Vimos isso nos cortes que fez no passado, mesmo aos mais pobres dos pobres (quando disse que não os ia fazer, indo para além da "Troika".) Sabemos que é neoliberal, desadequada, demagoga. Sabemos – basta só lembrar a "lei Cristas" – que é desumana.

Ao contrário, temos um PS voltado para o futuro, moderno, criativo, que reconhece os erros, com sensibilidade social.

São estas as diferenças irreconciliáveis.

Retirado o "ruído" – e acrescentaram-se alguns títulos e apontamentos –, fica aqui o debate/frente-a-frente do dia 19, no Capitólio, Lisboa.





Wednesday, February 21, 2024

Pedro Nuno Santos vs Luís Montenegro. Cacos e Silêncio.



(A notícia: «Pedro Nuno Santos considera que venceu debate frente a Luís Montenegro» ("Um dia depois do frente-a-frente com o líder do PSD, Pedro Nuno Santos acusa Luís Montenegro de falta de clareza e volta a desafiar o adversário a esclarecer se viabilizará, ou não, um governo socialista.") - SIC Notícias de 2024/02/20)

Tuesday, February 20, 2024

O Debate Pedro Nuno Santos – Luís Montenegro. "Não se negoceia sob coacção"

Legislativas 2024
"Não se negoceia sob coacção"
Pedro Nuno Santos (PS) - Luís Montenegro (AD)
19 de Fevereiro, Capitólio, Lisboa


Começou mal o debate para Luís Montenegro.

Logo na primeira pergunta sobre o que os candidatos pensavam da manifestação que estava a decorrer à porta do Capitólio, Luís Montenegro – e era o primeiro a falar – não viu o inaceitável.

Pedro Nuno Santos, mostrando disponibilidade para chegar a um acordo com os polícias, vincou que “não se negoceia sob coacção”. Ao contrário de Luís Montenegro, demonstrou capacidade de decisão, autoridade e sentido de Estado, qualidades essenciais para quem quer ser Primeiro-Ministro.

Estranho, ainda, foi o facto de à saída do Capitólio, apesar de assobiado, "Luís Montenegro ter acenado muito levemente para os manifestantes". Uma manifestação não autorizada de um movimento inorgânico de “polícias” (que envolve elementos da PSP, GNR e Guardas-prisionais).




Thursday, February 15, 2024

Suspeitos de corrupção na Madeira saíram em liberdade. Reflexões.

14 de Fevereiro de 2024: ao fim de 21 dias de detenção (24 de Janeiro a 14 de Fevereiro), o Juiz de Instrução, considerando que não há sequer indícios de crime e contra a posição do Ministério Público que pedia a prisão preventiva, mandou os três detidos (Pedro Calado (ex-autarca do Funchal), Avelino Farinha e Custódio Correia (empresários)) em liberdade, com a medida mais simples de coacção: termo de identidade e residência.

O modo como o Ministério Público actua, e actuou noutros casos, mereceu algumas reflexões por parte do Dr. Manuel Magalhães e Silva (advogado). Aqui ficam:



Comunicado da Procuradoria-Geral da República de 2024/02/16 (que contém a nota pública de 24 de Janeiro): «CRIMES LIGADOS A CONTRATAÇÃO PÚBLICA NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA»


(1. A notícia: «Detidos por suspeitas de corrupção na Madeira saíram em liberdade» - RTP de 2024/02/14; 2. «Quem é o juiz que libertou o ex-autarca do Funchal e o que mudou no "Ticão"?» - Jornal de Notícias de 2024/02/15; 3. ERRATA AO VÍDEO: "Juiz" e não "Juíz".)

Tuesday, February 13, 2024

O Debate Luís Montenegro - André Ventura. Cleópatra.

Ontem, dia 12 de Fevereiro, na RTP1, foi a vez do debate entre Luís Montenegro (AD) e André Ventura (CHEGA):



(1. A notícia: «Debate na RTP. Montenegro afasta entendimento com Chega por "decência política", Ventura critica "idiota útil da esquerda"» - RTP de 2024/02/12; 2. Nota: é permitido o "download" / partilha livre das personagens do Astérix existentes no vídeo, cujos "links" aí vão assinalados.)

Monday, February 12, 2024

O Debate Luís Montenegro - Inês Sousa Real. Os direitos das mulheres e o...

No frente-a-frente de ontem (dia 11 de Fevereiro), entre Luís Montenegro (AD) e Inês Sousa Real (PAN), falou-se do parceiro de coligação da AD, Gonçalo da Câmara Pereira (PPM), por este achar que é legítimo bater numa mulher. A verdade é que a sua ausência se vem notando de há muito.



Sunday, February 11, 2024

O debate Luís Montenegro – Paulo Raimundo. A pergunta.

Ao apresentar-se ontem, dia 10/02, nos estúdios do Porto da RTP a falar para Lisboa, local do debate e onde se encontrava Paulo Raimundo (CDU), Montenegro furtou-se a dar-a-cara. 

Frustrado por não ter conseguido vingar os seus objectivos (colocar o seu n.º 2 Nuno Melo (CDS) no seu lugar a debater com Paulo Raimundo, pretendendo dar voz a um líder sem representação parlamentar – e está visto que não há n.º 3 (PPM); fala-se de um independente), Montenegro, apresentando-se à distância, mostrou desprezo pelo seu adversário político e por todos nós, portugueses.
 
Ainda que estivesse em Penafiel num comício da AD a verdade é que o debate estava previamente marcado e combinado entre todos os partidos e as televisões. 

Irá fazer o mesmo com Rui Tavares (Livre), dia 17/02 (Sábado), na TVI? Pior?

Mas como o que conta é a boa disposição, aqui fica o momento:



Saturday, February 10, 2024

Apresentação do programa eleitoral da AD. Onde pára Gonçalo da Câmara Pereira?

Já aqui se disse que Gonçalo da Câmara Pereira (líder do PPM) esteve ausente da apresentação do programa eleitoral da AD - Aliança Democrática (ontem, dia 9) e que a sua ausência se vem notando de há muito.

Fomos no seu encalço e descobrimos que Gonçalo da Câmara Pereira sofreu um naufrágio no Rio Mekong, ao largo da costa do Cambodja, tal como um Camões(*). Na foto que tirámos vê-se que transporta religiosamente numa das mãos o acordo da "Aliança Democrática" - acto que pela sua bravura tem de ser realçado. De modo que, não sendo por falta de fé, brevemente o teremos em Portugal:



(1. «Imagem da apresentação do programa eleitoral da AD na Gare Marítima de Alcântara, Lisboa, 09 de fevereiro de 2024, do artigo do Expresso, mesma data»: "Combate à corrupção e ao enriquecimento ilícito nas propostas da AD: Montenegro quer “elevador social a funcionar”";


3. Composição a partir de «Lusíadas (Os) (1900)» (Camões salvando "Os Lusíadas"): "Título: Os Lusíadas; Autor: Luis de Camões (c1524-1579); Edição: Grande edição illustrada / revista e prefaciada pelo Dr. Sousa Viterbo; Publicação: Lisboa: Empreza da Historia de Portugal, 1900; Prefácio: Dr. Sousa Viterbo; Ilustrações de: Alfredo Roque Gameiro (1864-1935); Manuel de Macedo (1839-1915); Descrição física: LXXX, [2], 558 p., [83] grav. soltas: il. ; 37 cm; Informação: Biblioteca Nacional de Portugal"; 

(*) "O que há (sobre Camões) são quase só restos de especulações sem outro fundamento a não ser a imaginação de quem primeiro as criou", «in» «Camões: a história e cinco dúvidas» - Observador de 2015/06/10)

Friday, February 09, 2024

A apresentação do Programa Eleitoral da AD, as sombras de Montenegro e o Bardo.


Curiosamente, na apresentação do Programa Eleitoral da AD (hoje) as sombras de Montenegro coincidiram em número com os dois parceiros da Coligação AD - Aliança Democrática. Mas uma ausência notou-se: a de Gonçalo da Câmara Pereira, do PPM. Na verdade, é uma sombra a mais pois a ausência já vem de há muito! 

Pensamos que lhe puseram uma mordaça, à semelhança do que fazem ao bardo Cacofonix (o genial e nobre mas insuportável) nas histórias do Astérix.


Debate eleitoral a quatro

Zig e Zag falam de um debate eleitoral a quatro (cartoon):



Thursday, February 08, 2024

A recusa de Montenegro em comparecer a debates eleitorais

Zig e Zag falam da recusa de Montenegro em comparecer aos debates eleitorais com o PCP e o Livre (cartoon):



São questões que "não interessam às pessoas", diz o Montenegro. Interessam, porque são questões de carácter: «Montenegro acusa televisões de "desistirem" do esquema combinado, diretor da SIC esclarece» - SIC Notícias de 2024/02/08


(1. As notícias: a) «Montenegro recusa debater com PCP e Livre. AD quer apresentar Nuno Melo nesses debates» - Diário de Notícias de 2024/02/07; e b) «Televisões rejeitam troca de Montenegro por Nuno Melo nos debates» - Idem, mesma data; 2. O calendário dos debates: «Este é o calendário dos debates televisivos para as próximas legislativas» - Visão de 2024/01/17; 3. Dicionário: "roer a corda": não cumprir o prometido; faltar à promessa; dar o dito por não dito.)

Tempestade Karlotta (8-9 de Fevereiro de 2024)

Zig e Zag falam da tempestade Karlotta (cartoon):



Corrupção na Madeira e um diamante sintético

Legenda: um diamante sintético feito numa empresa madeirense, visitada em 2021 por Miguel Albuquerque e Pedro Calado.


(A notícia: «Defesa diz tratar-se de um diamante sintético» - SIC Notícias de 2024/02/07)

Tuesday, February 06, 2024

Um prego com falta de trabalho


Este aqui é para pôr os talões que saem da caixa mas, pelo que se vê, está com falta de trabalho. 

"Firme como prego na areia" (inseguro), "pôr no prego" (empenhar), "prego a fundo" (acelerar), "jogar ao prego" (jogo), "nadar como um prego" (quando não se sabe nadar), "não meter prego nem estopa" (quase o mesmo que "não meter a foice em seara alheia"), "pregar o calote" (quando não se tem intenção de pagar), "pedir um prego" (iguaria), e mais umas tantas expressões que agora escapam, a verdade é que o prego dá pano para mangas.

Desde o dia em que alguém amassou a ponta de um prego e lhe pôs uma cabeça – e já lá vão 5.000 anos –, o prego (ou cravo) foi-se aprimorando: em forma de "ele" ou "u", como alfinete ou broche, parafuso, gancho (para o capitão Gancho ou o magarefe), grampo, tacha ou prego de estofador (que além de segurar faz figura) – são alguns exemplos.

Quem diria que um prego, de tão simples que é, desse para tanto!?


(1. Uma notícia ao calhas: ««Pôr no prego» para fintar a crise» – TVI Notícias, 2009/04/20; 2. Dois jogos com o prego: a) com um tronco, um martelo e um prego: «Jogo do prego no Varadouro na Ilha Faial» – YouTube; e b) na praia: «O Jogo do Prego» - Idem.)

Saturday, February 03, 2024

Um robot que vai à escola

Zig e Zag falam da utilização da inteligência artificial na Educação (cartoon):



(A notícia: «Olha o robô trabalha muito e gasta pouco oh oh» - Newsletter Expresso de Joana Beleza & Woolf, 2024/02/01)

Hoje é dia de reflexão e, já agora, de reflectir sobre a reflexão

Zig e Zag falam do período de reflexão nas eleições regionais dos Açores (cartoon):



(1. A notícia: «Sábado é dia de reflexão nos Açores mas CNE abre exceções» - RTP de 2024/02/02; 2. A propósito: a) «Iqaluit» (capital de Nunavut, Canadá) - Wikipedia; b) «Wellington» (capital da Nova Zelândia) - Idem; e c) «Arquipélago das Berlengas» (arquipélago português próximo do Cabo Carvoeiro, Portugal) - Idem)