Thursday, October 31, 2024

Orçamento do Estado para 2025 aprovado na generalidade



O Halloween já começou e coisas estranhas acontecem...

Uma sombra sem o corpo persegue o Branquinho... O que será?



(«Halloween» neste «blog»)

A cagança do galo Barão que acabou numa cabidela

Veio a saber-se depois que as penas da cauda do “impante” eram falsas e que a qualidade da carne deixava muito a desejar...



(1. A propósito: a) «Cabidela» - Wikipedia; e b) uma receita de comer e chorar por mais: «Arroz de Cabidela» - Roteiro Gastronómico de Portugal; 2. Ainda a propósito (cores da cobertura e penas da cauda do galo): «SÍMBOLOS E CORES HERÁLDICAS: UMA BREVE VISÃO GERAL» - «in» História Medieval; 3. Composição a partir de imagem de utilização gratuita do “pixabay”)

Tuesday, October 22, 2024

Caranguejo-Real

Lançados pelos russos no Mar de Barents para alimentação local, os caranguejos-reais(*) desceram para as águas do Mar da Noruega e Mar do Norte e daqui chegaram à Grã-Bretanha, ouvi na televisão, mas também sei disto porque os vi quando dei de caras com o olho da Rosa Bugairido nas rochas, no meio dos mexilhões, e, garanto-te, são autênticos bulldozers dos mares, um metro e oitenta de envergadura e doze quilos de peso, tanto, é o que te digo, por onde passam escavam tudo e devoram os ouriços-do-mar e as estrelas-do-mar e o que encontram à sua frente, enquanto dizia isto Caralhuda de Valadouro(**) deu um toque com o dedo no smartphone e Carmela Conacha Brava(**) foi à boleia, é sabido que as senhoras fazem várias coisas ao mesmo tempo, as duas com as caras iluminadas pelo luar dos aparelhos, pois já era lusco-fusco, está aqui, Caralhuda sorria, o mapa é o mesmo, e mostrou, estas são as águas do Império Anglo-Escandinávico, nas primeiras décadas do século onze, aos anos que vai, e as coisas que tu sabes, é só procurar Carmela, diz aqui que Canuto era o filho mais novo do rei dinamarquês Sueno Barba-Bifurcada, eles inventam cada nome, Carmela parecia que não ouvia, ou não estava interessada, mas ainda assim disse, os nossos não são melhores, e mais, olha a foto que a Beatriz publicou do filho, parece o Antero de Quental, tem mais dois, um rapaz e uma rapariga, e apontava, aqui ele, a mulher e os buzicos, de férias nas Canárias, também ganham bem, Caralhuda não despegava, queria voltar ao assunto, sim, algum devem ter, mas se fosse para as águas do Mar do Norte...



(1. Caranguejo-Real: a) «Red king crab» (Caranguejo-Real Vermelho ou Caranguejo-Real do Alasca) - Wikipedia; e b) «Caranguejo do Alaska» (três variedades entre as quais o Caranguejo-Real) - AlaskaSeaFood; 2. «Mar do Norte» - Wikipedia; 3. «Império do Mar do Norte» - Wikipedia; 4. Fotografia da emissão de “Mares em Movimento: Maravilhas do Mar do Norte”, RTP 2, T.1 Ep.2, 2024/10/02.)

(*) Os caranguejos-reais são nativos do Mar de Bering, Golfo do Alasca, Mar de Okhotsk e Mar do Japão.
(**) “A Cruz de Santo André”, 1994, Camilo José Cela; escrito (quase) segundo o livro de estilo de Camilo José Cela.

Sunday, October 20, 2024

Bugalho torna-se militante do PSD. Sinto que sou parte desta família.

Ontem, no 42.º Congresso Nacional do PSD, que encerra hoje, Luís Montenegro anunciou que Sebastião Bugalho passa a ser militante do PSD.

O ex-comentador político, independente, católico, conservador de direita, truculento e de verborreia, que disse há uns meses que se o plano da AD (para a imigração) fosse apresentado ao Papa este “não ficaria insatisfeito”(*), promovido entretanto a eurodeputado, viu finalmente coroado o seu esforço e converteu-se ao PSD. Fê-lo por se sentir da família, por gratidão.

Mas um infiltrado do CHEGA (da Gorilândia) tem outra opinião...



(*) Em 19/10/2023 o Papa disse o seguinte em relação aos imigrantes: "a acção tem de ser acolher e é preciso passar de um mundo fechado para um mundo aberto" – fica para reflexão;

2. Composição a partir da fotografia da emissão televisiva.)

Friday, October 18, 2024

Pedro Nuno Santos vai propor abstenção do PS na votação do OE2025

Pedro Nuno Santos vai propor à Comissão Política Nacional do PS a abstenção na votação para o Orçamento do Estado para 2025.

O PS disponibilizou-se para negociar uma solução mínima.

Foram apresentadas duas exigências: Abandono das propostas do governo para o IRS Jovem e para o IRC.

O PS apresentou também três propostas:
1.ª – Na habitação: Uma dotação anual de 500 milhões de euros para a construção de casas para os jovens da classe média;
2.ª – Na saúde: A negociação com os médicos de um regime de exclusividade de adesão voluntária que permita fixar profissionais no SNS;
3.ª – Nas pensões: Um aumento permanente das pensões acima do que a lei de actualização das pensões prevê para defender o poder de compra dos reformados.

No final, as respostas aos jornalistas.



Saturday, October 12, 2024

Gémeas eram chamadas de “meninas do Presidente”. É o diz que disse.

Caralhuda de Valadouro(*) descansou o smartphone, ao lado Carmela Conacha Brava(**), deviam inventar o dia da gargalhada porque isto anda muito monótono, não sei se existe o dia, se calhar já existe, e trá-lá-lá as duas, rebeubéu-pardais-ao-ninho, no lusco-fusco do terreiro quase só se distinguia quem falava pelo timbre das vozes, ouvidas ao longe as duas sombras confundiam-se e as vozes embalavam quem as ouvisse, esperavam os maridos, disseste monótono, olha que a tarde foi demais, ai sim, deu na tevê, a Teresa Moreno foi à comissão de inquérito das gémeas, a médica das meninas luso-brasileiras, sabes, e o que disse ela, disse que a frase que se ouvia nos corredores do hospital, dita entre o rumor e a brincadeira, a rir, era vêm aí as meninas do Presidente, hehehe, claro que é o diz que disse, Caralhuda olhou o smartphone, lá está a Beatriz a mandar tacadas no facebook, sempre a mesma, é inveja, não é, e riram as duas a bandeiras despregadas, vá-se lá saber porquê. Estava inventado o dia.




2. (*) e (**) “A Cruz de Santo André”, 1994, Camilo José Cela; escrito (quase) segundo o livro de estilo de Camilo José Cela.)

Friday, October 11, 2024

Thursday, October 10, 2024

Governo apresenta proposta de Orçamento do Estado para 2025. Os Tigres.

O governo apresentou hoje a brochura toda catita com o orçamento do estado para 2025  que irá ser discutido e aprovado (passará ou não) no Parlamento.

Quando os “tigres” souberam que o orçamento estava na mesa fugiram a sete pés.

Sabe? Aquilo é gente de verborreia, que joga com palavras e esconde intenções. Enquanto o provador-mor não fizer uma análise rigorosa à “comida”, ver se está “envenenada”, não pomos patas debaixo da mesa. Faço-o pelo “buzico”(*). Lá por sermos tigres-de-bengala não quer dizer que queiramos andar de “bengala”!” – disse a mãe tigre.


________

Leia o «OE2025» e descarregue (fundo da página) os documentos essenciais: “Apresentação OE25”; “Relatório OE25”; e “PL OE25” (Proposta de Lei).

p. 153 do OE2025: “4.3. Setor Empresarial do Estado – Assim, o Governo constituiu um grupo de trabalho com vista a elaborar um relatório para identificação das empresas consideradas estratégicas (com a devida fundamentação), modo ou regime de alienação e estimativa da receita daí decorrente, de molde a permitir encetar, a partir de 2025, um processo de reconfiguração estrutural do setor empresarial do Estado.

p. 44 do OE2025: “2.4.1.2.4. Solidariedade e Segurança Social – Importa também dar atenção à sustentabilidade do sistema de segurança social, refletindo sobre a diversificação das fontes de financiamento do mesmo.” 

Dá que pensar, p. 108 do OE2025: “4.1. Administrações Públicas – Por subsetores das Administrações Públicas, estima-se um défice na Administração Central no montante de -7712,1 milhões de euros, compensado em parte pelo 'superavit' da Segurança Social (5659 milhões de euros) e pela previsão de saldo positivo nos subsetores da Administração Regional e Local (422,3 milhões de euros).

p. 37 do OE2025: “2.4.1.2.1. Saúde – Assim, foi adotado o plano de emergência e transformação do SNS, que procura dar resposta aos constrangimentos mais prementes do SNS, enquanto simultaneamente promove uma alteração estrutural que garanta mais eficiência e capacidade, assegurando uma política que promova a coesão territorial e diminuindo as assimetrias regionais que ainda se verificam.

________

(1. As notícias para já: a) «AO MINUTO | OE2025: Salários, professores, médicos ou combustíveis. Está tudo aqui» – CNN Portugal de 2024/10/10; b) «Veja aqui a proposta do Orçamento do Estado para 2025» (e descarregue o “.pdf” “Relatório Orçamento do Estado 2025”) – Público, mesma data; c) «OE2025: aqui está o documento que pode mudar as nossas vidas em 2025» – CNN Portugal, mesma data; d) «Governo apresenta proposta de Orçamento do Estado para 2025» – RTP Notícias, mesma data; e e) «OE2025: Governo prevê crescimento de 1,8% em 2024 e 2,1% em 2025» – SIC Notícias, mesma data;



4. Já agora e porque se fala de «Tigre-de-bengala» – Wikipedia;

5. (*) filhote de tigre.)

Tuesday, October 08, 2024

Tempestade Kirk. Chuva, vento, ondas gigantes, trovoadas e bate-chapas.

O Kirk (não confundir com o Kirk Douglas, o actor preferido das senhoras de 90 anos), vindo do Norte dos Açores, vai passar próximo de Portugal Continental já no final do dia de hoje, continuando para amanhã, com muita chuva, vento, ondas gigantes e trovoadas (desligue o seu computador e televisão da corrente – “quem o avisa seu amigo é”).

É de esperar quedas de árvores e muros, telhas pelo ar, inundações, buzinadelas de carros, insultos de estrada e muito trabalhinho para os bate-chapas.



(1. Em destaque: «Ilha das Flores regista recorde de maior rajada de vento do país» (“O ciclone Kirk atingiu a ilha das Flores, nos Açores e (...) a rajada atingiu os 177,5 quilómetros por hora, tendo o registo sido feito na estação do Morro Alto, o ponto mais alto da ilha das Flores.”) - NOW de 2024/10/08; 


3. A propósito: a) «Furacão Kirk» (“Na tarde de 3 de outubro (2024), Kirk evoluiu ainda mais e alcançou a categoria 4 com ventos de 215 km/h quando rumava mais para noroeste e com um olho muito bem definido.”) – «in» «Temporada de furacões no Atlântico de 2024» (“Antecedentes. Oficialmente a temporada de furacões no Atlântico começou em 1º de julho e terminará em 30 de novembro. Até agora, quatorze ciclones se formaram. Dos quatorze, treze tornaram-se tempestades nomeadas pois um deles nem chegou a ser depressão tropical. Oito dos onze sistemas intensificaram-se num furacão, entretanto, quatro ganharam força de furacão maior que são: Beryl, Helene, Kirk e Milton.”) – Wikipedia; e b) «Lista de nomes de ciclones tropicais» – Idem;

4. E porque se fala de «Kirk Douglas» (actor norte-americano) – Wikipedia;

5. Nota: fotografia da imagem televisiva de hoje.)

Friday, October 04, 2024

Proposta irrecusável e viabilização do OE2025

2024/10/03: Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro Luís Montenegro: Intervenção do líder do PS, Pedro Nuno Santos, sobre a viabilização pelo PS do Orçamento do Estado para 2025 (horas antes da "proposta irrecusável" que Montenegro irá apresentar ao líder do PS).


________



ACTUALIZAÇÃO (2024/10/03): após a reunião com Pedro Nuno Santos, às 20h00 Montenegro anuncia cedências do governo ao PS: «Proposta "irrecusável". Montenegro apresenta redução do IRC "de apenas 1%" e propõe IRS Jovem mais próximo do modelo do PS» - Diário de Notícias

Está o país em pulgas para saber qual é a "proposta irrecusável" que Montenegro irá apresentar hoje (dia 3) a Pedro Nuno Santos e da qual depende a viabilização, pelo PS, do Orçamento do Estado para 2025.

Nós desconfiamos...

Thursday, October 03, 2024

A proposta irrecusável de Montenegro. E um país em pulgas.

Está o país em pulgas para saber qual é a "proposta irrecusável" que Montenegro irá apresentar hoje a Pedro Nuno Santos e da qual depende a viabilização, pelo PS, do Orçamento do Estado para 2025.

Nós desconfiamos que é esta:


________



ACTUALIZAÇÃO (2024/10/03): após a reunião com Pedro Nuno Santos, às 20h00 Montenegro anuncia cedências do governo ao PS: «Proposta "irrecusável". Montenegro apresenta redução do IRC "de apenas 1%" e propõe IRS Jovem mais próximo do modelo do PS» - Diário de Notícias


________


2. Nota: composição a partir da imagem transmitida pela CNN Portugal e por outras televisões.)

Tuesday, October 01, 2024

Uma primeira edição do mafarrico


No sótão do padre Feliscerto repousam tralhas. Assim, à primeira vista: hábitos talares, 50 pares de sapatos, cálices e copos, faqueiros de alpaca, garrafas de vinho do Porto (algumas por abrir), um divã, cadeiras partidas, um baú, várias ferramentas, caixas de lápis, um relógio de cuco, um despertador de corda, uma lanterna, um ioió, um view-master, uma rã-brinde de bolo-rei, um cavalinho castanho, uma trotinete vermelha da sobrinca, alguns livros velhos, e fora das tralhas uma coruja residente...

É sabido que o entretenimento preferido do mafarrico é dar a volta à Terra e divertir-se e entre os muitos locais que frequenta tem uma predilecção especial por lugares esconsos e pelos sítios do padre, não só para o tentar mas também para o espiar e lhe encontrar os pontos fracos.

E é precisamente no sótão do padre Feliscerto que encontra uma 1.ª edição sua, o que o deixa boquiaberto.

Não há dúvidas que o mafarrico anda a perder qualidades!