Friday, December 12, 2025

Mais de três milhões de trabalhadores aderiram à greve. Uma minoria?


Composição a partir de fotografias da emissão televisiva da CNN juntando alguns dos cartazes da manifestação. No chão, o boneco do cartaz: “«MODERADA» É A TUA NOÇÃO. SORRI LÁ AGORA.” No painel publicitário, com o texto “Prisão para quem maltrata animais”, até o gato do PAN se agigantou, mostrando não estar muito contente com o rumo do governo, de uma AD trambiqueira (para usar uma linguagem que poderia ser do capitão Haddock), que se dissesse logo ao que vinha hoje não estaria a escaqueirar o país.

Foi ontem a 11.ª greve geral em 51 anos de Democracia, 12 anos após a última greve geral (27 de Junho de 2013), no governo de Passos Coelho (de má memória), que em dois anos ainda teve mais três greves gerais (14 de Novembro de 2012; 22 de Março de 2012; e 24 de Novembro de 2011).

Greve justíssima, que uniu as duas centrais sindicais, os trabalhadores, partidos políticos (à excepção de uns pobres de espírito) e população em geral. Em causa uma proposta de Lei Laboral que faz tábua rasa dos mais elementares princípios do Direito e dos direitos dos trabalhadores.

Quanto a Montenegro seguir as pisadas do Passos e ganhar-lhe em “pergaminhos”, estamos falados.





4. «Governo e Sindicatos em desacordo sobre adesão, UGT ameaça com nova greve geral» (COM “TODO O DIRECTO”) – SIC Notícias de 2025/12/11;

No comments: