Sunday, May 06, 2007

As abelhas, os raios gama e o HESS

Uma colónia de abelhas decidiu aparcar na estrutura HESS (High Energy Stereoscopic System), um sofisticado sistema de detecção de raios gama constituído por alguns telescópios.


Legenda: composição artística a partir de descodificação de raios gama

Pergunta-se: será que com esta atitude - se assim se pode chamar - as abelhas vão compreender primeiro que nós o nascimento e o funcionamento do Universo e descodificar o modo como aqueles raios interferem com o seu sistema de comunicações?

Será que elas ainda vão ser os primeiros seres a pirar-se daqui e dar origem a uma civilização superior, algures no espaço sideral, antes que isto se transforme em cinza?

E Deus? Será que tem alguma palavra a dizer sobre isto?!


(1. Correio da Manhã de 2007/05/05: Astronomia: Sistema ajuda a evitar interferências nas telecomunicações - O mistério dos raios gama; 2. The H.E.S.S. project - an Array of Imaging Atmospheric Cherenkov Telescopes - Namíbia; 3. Radiação gama - Wikipedia; 4. Portal do Astrónomo: «Instrumentos - IBIS (Imager on-Board INTEGRAL Satellite)» e «Espectrómetro SPI (Spectrometer on INTEGRAL)»; 5. Marta Regina VERRUMA-BERNARDI, Marta Helena F. SPOTO: «Efeito da radiação gama sobre o perfil sensorial de suco de laranja», «in» Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 23(1): 28-32, jan.-abr. 2003)

No comments: