(ou quase isso) Era uma vez um lápis... O desenhador pegou num lápis lilás E com ele fez um tijolo Que era para ser da cor do barro. Depois, desenhou uma camisa de xadrez
Que era para ter quadrados vermelhos
E pendurou-a num varal que saiu como um risco.
Como não há corda que não leve lençol
Desenhou um fantasma o gozar um Sol
Que era para ser amarelo.
Lembrou-se de um melro
De bico amarelo
E deixou-o em branco.
Como a paisagem tinha por fundo uma ria
Desenhou barcos
Que eram para ser azuis
Enfeitados com bandeirinhas
Que eram para ser vermelhas.
Colocou juncos, cordames e redes
Que ficaram pelos sombreados.
Farto de não encontrar cor
Nem mesmo para a Beatriz
Que andava por perto na apanha de bivalves
E tinha uma saia
Que era para ser verde
Trincou com raiva o lápis lilás
Como se faz a um chocolate
Comeu-o e disse:
Era uma vez um lápis
Que não me chateia mais!
(ou quase isso) Animais e outros que tais (recolha de vários «posts»): D. Sebastião Que era natural do Baião... E que mais Vovó? O macaco Pantominices A aranha Rosa-da-Cruz-Cheia-de-Manhas O Cavaleiro D. Juan Tão rico que podia dormir até às 11 horas! O Rabelo que parlava assim: as jarbes o só-fá asjoras ejijir... E tinha a mania dos diminutivos como ubinhas sardinha bibinha 'tadinha dela... E que mais Vovó? As fases da Lua que são A Envergonhada, toda escondida As Tímidas, a crescer e a mingar A Risonha, a Lua Cheia que até parece uma bolacha! E que mais Vovó? O aranhiço Metediço-e-Senhor-de-muita-nota A centopeia 99-patas-e-muleta que ao centésimo passo batia que nem um trovão! O crocodilo Cró-cró E que crocodilo! A pega Crá-crá O pintainho Pi-pi O caracol Sem-barulho-e-Ranheta O sapo Bota-de-Elástico A rã Mola-que-Mola O pirata Da perna di pau e olho di virdo e cara di mau A mosca-do-sono Zé-zé O mosquito Zum-zum que tinha a mania que era avioneta O ouriço-cacheiro Caixeiro-Viajante-e-Pica-que-Pica O leão Voz-de-Trovão Só ameaçado pela centopeia 99-patas-e-muleta que ao centésimo passo batia que nem um trovão! E que te contei em cima O gato Tenório-que-era-um-verdadeiro-Tenor A girafa Pescoço-de-Garrafa E que mais Vovó? O Professor Alves Que ensinava geometria com sólidos a voar pela sala à cabeça dos alunos O Lacerda Professor da 1.ª classe Que tinha uma motorizada que era mais rápida que os carros quando estes estavam parados O Pimpinela Escarlate Gato preto com gravata branca e tão inteligente que até cumprimentava de pata! O Tigre Gato autêntico Que morreu de morte natural com uma espinha entalada na boca Porque era contra intervenções veterinárias em fase terminal O Gato Citroën Que-às-Esquinas-dos-Muros-Buzinava-como-um-Citroën-e-tinha-Bofelas-de-Trasorelho A Centopeia Pé-de-Meia-Noventa-e-Nove-Patas-e-Muleta Diz-me se é repetida... O Gafanhoto Todo-Pedrado-Natural-do-Nevada E que mais Vovó? Os Adultos-Homens Sem Meninices E chega por hoje É hora de João Pestana Amanhã há mais! (Ai que este meu menino não há meio de dormir!)
(ou quase isso) Histórias encadeadas: I O homem-corvo? Ele há cada ideia! Ainda se fosse o homem-voador - O Fusion Man -, o que resolve problemas de trânsito... II Entrou o homem cor de rosa Anafado, óculos de sol na parte de cima do cabelo. - O que vai ser? III Logo a seguir entrou o homem azul (era amigo do homem cor de rosa e também anafado, mas sem óculos) - Arranja-me uma coisinha dessas. - disse com firmeza. - Uma lambreta? (passou algum tempo) Da mesa ao lado: - Está tudo pago!? IV O da camisola cor de rosa e o da camisola azul saíram juntos V O dono do café não conseguia regular o DVD A patroa chegou e disse: - Cheguei! Sabes uma coisa?, já não me apetecia sair de lá! (e segundos depois) - Está a ficar frescote. Um cliente disse: - Até amanhã ou até logo. Pago amanhã de manhã. O patrão disse: - Passo por lá amanhã de manhã.