Monday, December 30, 2024

Uma Árvore de Natal na São Silvestre do Porto 2024

Foi ontem, ao fim da tarde (18 horas), que decorreu a 30.ª edição da Lidl São Silvestre Cidade do Porto. Prova de 10 km que integrou uma caminhada de 5 km, sem fins competitivos, com início e chegada na Avenida dos Aliados. Contou com cerca de 16 mil inscritos, de 51 nacionalidades.

E o destaque vai para a "Árvore de Natal":



Saturday, December 28, 2024

Primeiro-ministro está atónito. Martim Moniz. Normal, atónito e perplexo.

Há pessoas que têm sempre cara de riso, podendo não estar a rir. É o caso de Mário Zambujal. Lembram-se? Por definição, estar – ou ficar – atónito é estar abismado, estupefacto, em choque ou comoção. E por mais que se seja um “Zambujal”, algumas características físicas desse estado hão-de sempre, por mais leves que sejam, transparecer (para não falar de estados de “alma”, que esses são insondáveis): boca aberta, olhos esbugalhados – pelo menos é assim na banda desenhada.

Como nós aqui gostamos de fazer as coisas à mão, tentamos simular um Montenegro atónito com o alarido e a polémica que se seguiram à actuação da PSP no Martim Moniz, como o próprio disse que ficou. Arranjamos também, para comparação, um animal que vê um seu comparsa a voar.

E o resultado foi este:


________

(1. As notícias: 

a) «Primeiro-ministro confessa-se "atónito" com "discussão pública" sobre segurança» – Paula Caeiro Varela  Expresso de 2024/12/27 (“Luís Montenegro diz que não percebe o alarido e a polémica que se seguiram à atuação da Polícia de Segurança Pública (PSP) no Martim Moniz, em Lisboa. O primeiro-ministro está “atónito” (com a crítica), defende que quem diz é quem é (quando acusam o Governo de extremismos) e assegura que vai estar “sempre ao lado das polícias”. O texto é da Paula Caeiro Varela.” – Expresso Diário de Pedro Candeias);


2. Nota: composição a partir de imagens disponíveis na Web)

Sunday, December 22, 2024

Ação Policial no Martim Moniz. Extrema-direita e populismo.

Na ânsia de disputar o eleitorado do CHEGA, o governo de Montenegro entrou numa espiral populista, de extrema direita.

Na Escolinha: Margarida Blasco, ministra da Administração Interna, parece estar a sair-se bem…






















Foi o caso da mega-operação da passada Quinta-feira, dia 19, no Martim Moniz, que, atrás de “percepções” que associam criminalidade a imigração, e usando de uma desproporção policial de meios em relação aos resultados alcançados, expôs pessoas, inocentes, de uma forma indigna e humilhante: encostadas a uma parede (uma rua inteira), lembrando algo longínquo, nada agradável...

O governo de Montenegro entrou numa espiral populista, de extrema-direita.












O que envergonha um país com mais de 2,1 milhões de portugueses emigrados, nascidos em Portugal e a viver no estrangeiro, ou, se quisermos, 4,6 milhões de cidadãos espalhados pelo mundo com origem portuguesa!



(1. Sobre xenofobia:

a) «Xenofobia»  – Wikipedia

Xenofobia é o medo ou aversão a qualquer coisa que seja percebida como estrangeira ou estranha. É uma expressão que se baseia na perceção de que existe um conflito entre um grupo interno e um externo e pode manifestar-se na suspeita das atividades de um grupo por parte de membros do outro grupo, num desejo de eliminar a presença do grupo alvo de suspeita e medo de perder uma identidade nacional ou étnica.

e b) «Na casa dos outros»  – Tália Moniz, em 2024/03/12, no Público

Agora moro em Lisboa e nada poderia parecer mais incerto. Sou uma mulher de cor timorense, indiana, cigana, paquistanesa, brasileira que todos os dias vive dos impostos dos verdadeiros portugueses e que desesperadamente merece voltar para o seu país, onde quer que ele seja. Porque ter nascido em Coimbra, falar fluentemente a língua, ter como prato preferido um bom e velho bacalhau com natas, ter a mesma religião de todos os portugueses de bem e ir à missa todos os domingos nunca será suficiente, irá sempre faltar alguma coisa, ainda me vão perguntar no comboio de onde realmente sou.

2. As notícias do que se passou no Martim Moniz no dia 19/12/2024:


b) «Rusga no Martim Moniz abre guerra política» – Correio da Manhã, 2024/12/21

O líder da comunidade do Bangladesh em Lisboa, Rana Taslim Uddin, considera “inaceitável” a operação policial com “meios excessivos” que decorreu no Martim Moniz e que não foi detetado qualquer crime entre os compatriotas.



Em declarações à agência Lusa, Miguel Coelho (PS) indicou que vai hoje à Rua do Benformoso, junto à praça do Martim Moniz, na freguesia que gere: "Alguém tem de pedir desculpa a estas pessoas e, já que não vai lá o senhor Presidente da República, vou lá eu."




3. Lições da nossa História para reflexão:

a) «ASPECTOS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA», ARROTEIA, Prof. Dr. Jorge Carvalho, Universidade de Aveiro – Portugal; «in» MIGRACIÓN Y CAMBIO SOCIAL, Número extraordinario dedicado al III Coloquio Internacional de Geocrítica (Actas del Coloquio); Scripta Nova, Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, Nº 94 (30), 1 de agosto de 2001

A análise da emigração portuguesa revela a existência de variações muito significativas desde o início do século XV (...) passou a ser uma constante desde o início do século XVII após a descoberta das minas de ouro e de pedras preciosas no Brasil e o arranque da emigração para estas paragens.

Destacam-se alguns períodos: “(…) com destino ao Brasil durante o século XVIII”; “última década do século XIX”; “primeira metade do século XX”; “entre 1955 a 1974”; “1955-1969: saídas para a Europa em detrimento da corrente tradicional, com destino ao Brasil”; “uma segunda alteração que se verificou através do incremento das saídas clandestinas as quais vieram a superar, nos anos de 1969, 1970 e 1971, as saídas legais então registadas” (“razões de natureza política decorrentes do regime Salazarista e da guerra em África justificaram muitas dessas saídas”); “entre 1974 e 1988”; recentemente e posteriormente a este estudo, que data de 2001.

E os valores referentes à população de origem nacional residente em países estrangeiros nos finais da década de noventa é esclarecedor da dimensão da "Diáspora Portuguesa" na actualidade: cerca de 4,6 milhões de cidadãos, de origem portuguesa residentes nos cinco continentes, a saber: Europa (1 336 700), África (540 391), América Norte (1 015 300), América Sul (1 617 837), América Central (6 523), Ásia (29 271) e Oceânia (55 459).” – Como se disse, o estudo é de 2001.


Portugal tem, de acordo com os dados das Nações Unidas citados no documento, "um pouco mais de 2,1 milhões de portugueses emigrados, isto é, de pessoas nascidas em Portugal a viver no estrangeiro".

Ocupa assim a 26.º posição no ranking dos países com mais emigrantes (...)

Tuesday, December 17, 2024

Pré-triagem telefónica para grávidas. SNS e a pescadinha de rabo na boca.



(1. Os pontos nos is: a) «Sobre as graves limitações no acesso das grávidas aos cuidados de saúde» (“(…) não é o acesso das grávidas às urgências que provoca a ruptura das equipas, mas sim a continuada diminuição de profissionais especialistas nesta área, devido à degradação das suas condições de remuneração e de trabalho. Da mesma forma, o que provoca um maior afluxo às urgências, não é a ausência de controlo limitativo de acesso, mas sim a carência nos cuidados de saúde primários, seja em médicos e enfermeiros de família, seja em atendimentos permanentes ou alargados.“) – PCP, nota do gabinete de imprensa de 2024/12/16;

b) «Serviço Nacional de Saúde» (“O objectivo primário do SNS é a persecução, por parte do Estado, da responsabilidade que lhe cabe na protecção da saúde individual e colectiva e para tal está munido de cuidados integrados de saúde, nomeadamente a promoção e vigilância da saúde, a prevenção da doença, o diagnóstico e tratamento dos doentes e a reabilitação médica e social.”) – Wikipedia;

e c) «O ESTRANGULAMENTO FINANCEIRO DO SNS POR COSTA E MONTENEGRO COM ORÇAMENTOS FICTICIOS, REMUNERAÇÕES INDIGNAS PAGAS A MÉDICOS QUE OS EMPURRAM PARA OS PRIVADOS OU PARA O ESTRANGEIRO, INVESTIMENTOS PROMETIDOS, MAS NÃO REALIZADOS, E DEGRADAÇÃO DO SNS PARA O DESACREDITAR PERANTE A POPULAÇÃO E PROMOVER ASSIM O NEGÓCIO PRIVADO DA SAÚDE» (“O SNS está a sofrer uma forte pressão devido ao envelhecimento da população e ao aumento exponencial dos imigrantes (…) que têm também direito ao SNS, mas de que ninguém fala (…). Apesar de terem esse direito, no entanto essa realidade é esquecida nos orçamentos do SNS (…). E para agravar a situação os governos não fazem nada para controlar a situação, nem reforçam o SNS com mais médicos e enfermeiros nem o dotam de um orçamento suficiente. Procuram é reduzir custos reduzindo poder de compra dos profissionais de saúde como (…) em relação aos médicos (para 2025 Montenegro defende aumento salarial de 4,7% para o setor privado e 2,15% para a Função Pública. E depois faltam médicos).

“(…) o poder de compra (dos médicos) para 2025 é inferior ao de 2011 (antes dos cortes de Sócrates) em -6,7%. Assim não se consegue nem atrair nem manter bons profissionais no SNS. O que os sucessivos governos têm feito é obrigar os médicos a trabalharem mais horas para além do horário normal de trabalho para compensarem as baixíssimas remunerações, com a realização de muitas horas extraordinárias, ou então trabalhar também nos grandes grupos privados, promovendo o negócio privado da saúde (…)

Em 2024, o governo de Montenegro lançou um concurso para recrutar 904 médicos de família, e só conseguiu recrutar 279 (menos de 1/3) , o que confirma que a carreira e os salários dos médicos no SNS não são atrativos. (…) E quem sofre a cegueira e arrogância (do governo) são os portugueses.”) – Eugénio Rosa em 2024/11/29;


3. Nota: composição com desenho do autor e imagens disponíveis na Web.)

Sunday, December 15, 2024

Pré-triagem telefónica para grávidas. Passam a ter de ligar para o SNS24.



Se classificássemos os diplomas legislativos em “os mais catitas”, “os suficientes” e, no fundo da escala, “os intragáveis”, ainda assim teríamos de criar uma nova categoria, cujo nome fica à escolha do leitor para o que vem a seguir. É o caso da portaria n.º 325/2024/1, de 13 de Dezembro, que, para acesso às Urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Serviço Nacional de Saúde, cria, contados por alto, 221 algoritmos.

Mas olhando de soslaio fica já como “o mais assustador em termos estéticos” (para não dizer o resto). 

Não convencidos? Vejam os cartazes dos anexos I e II e, depois, tentem ler os princípios gerais da constituição das equipas médicas do Anexo III e os níveis de contingência do Anexo IV, com as suas abreviaturas (letras e números) a preto, vermelho, verde e azul. (ESTÁ EM BAIXO, EM 2)

De modo que, para sermos simpáticos, sugerimos que fique como “o pior diploma de todos os tempos, em todas as categorias imagináveis e inimagináveis!”

________

________


2. Apreciem só a “estética” deste diploma (depois, informáticos deste País!, tentem programar os 221 algoritmos...): «Portaria n.º 325/2024/1, de 13 de dezembro» - Diário da República;

3. Composição misturando desenho do autor, fotografia de imagem televisiva e outras imagens disponíveis na Web.)

Friday, December 06, 2024

Grão a grão enchia o batateiro o mealheiro

A batata vinha em sacos de 20 quilos. 20 quilos? Não. No meio dos sacos havia umas quantas pedras enganadoras no lugar das batatas. E, assim, grão a grão enchia o batateiro o mealheiro! Soube-se mais tarde.



(1. Já agora, a propósito: «Batata» - Wikipedia; 2. O título vem da expressão: «Grão a grão, enche a galinha o papo» (o significado) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.)

Bilhardices de formigas e o diz-que-diz do papa-formigas

Duas formigas – uma adulta (castanha) e uma juvenil (verde) – encontram-se no caminho e falam do papa-formigas, que é suspeito de um crime. Bilhardices? Diz-que-diz?



(Já agora, porque se fala de: a) «Formiga» – Wikipedia; b) «Mirmecofagídeos» (tamanduás ou papa-formigas) – Idem; e c) «Tamanduá-bandeira» (papa-formigas-gigante) – Idem.)

Tuesday, December 03, 2024

Presidenciais 2026. Gouveia e Melo é o favorito.

Como nós aqui somos justos, colocámos Gouveia e Melo à frente. E para o fim da lista dos presidenciáveis deixámos o candidato-surpresa Zaqueu.            

Da esquerda para a direita:

1.º -  Gouveia e Melo: gosta de dar raspanetes em público a militares, principalmente nos convés dos navios, com televisões a filmar.

2.º - António José Seguro: “Lessons from Portugal”. Uma alternativa?

3.º - Augusto Santos Silva: foi o “terror” da bancada do CHEGA aquando da sua presidência da Assembleia da República.

4.º - Mário Centeno: foi considerado o CR7 das finanças quando esteve no governo.

5.º - Pedro Passos Coelho: a tesoura é um hábito que lhe vem dos tempos da “troika” e que nunca mais largou.

6.º - Santana Lopes: “Como conseguir a reforma aos 49 anos”. Para muito poucos.

7.º - José Pedro Aguiar-Branco: introduziu o apito ou semáforo na Assembleia da República, o que tem causado situações muito engraçadas.

8.º – Luís Marques Mendes: se for eleito, vai precisar de um palanque com rodinhas.

9.º - Zaqueu, bispo: é a alternativa-surpresa de André Ventura para ganhar o eleitorado evangélico.



1. Não é à toa que se fala de Zaqueu:

a) «A influência dos pastores evangélicos nos votos: "Não vamos parar até que a Bíblia entre no Parlamento"» ("O uso de desinformação, provocando medo nos fiéis – naquilo que um investigador designa de conspiritualidade”, a associação de teorias de conspiração e espiritualidade – e a aliança com políticos bolsonaristas marcou campanha política do Chega e do ADN.") - Diário de Notícias, Amanda Lima, de 2024/03/26;




(1. As notícias: a) «Tópico: presidenciais 2026» - Rádio Renascença, a partir de 2024/11/23 a 2024/12/02; b) «"Se isso acontecer, dêem-me uma corda para me enforcar": Gouveia e Melo rejeitou entrada na vida política em 2021?» - SIC Notícias de 2024/12/02; c) «Sondagem: Gouveia e Melo é o favorito na corrida à Presidência com mais de um quinto das preferências dos eleitores» - Executive Digest de 2024/12/02; d) «Presidenciais 2026: "Se o Pedro Passos Coelho não for, eu sou capaz de ganhar ao Almirante Gouveia e Melo"» (Pedro Santana Lopes, com o episódio do “Expresso da Meia-Noite na íntegra) – SIC Notícias de 2024/11/30; e e) «"É bom que existam pessoas disponíveis", mas PS quer apoiar candidato presidencial que "alargue o seu espaço político"» - CNN Portugal de 2024/11/27;

2. Composição a partir de desenho do autor, imagens disponíveis na Web e «post» do autor em «E quando o indigitado não for Luís Montenegro? Lá CHEGAremos.» - neste «blog», 2024/03/21)

Sunday, December 01, 2024

Protesto do Chega. O caso das tarjas. A verdadeira história.

Poucos sabem a verdadeira história dos cartazes do CHEGA no dia da votação final do Orçamento do Estado para 2025 (29/11/2024).

No dia anterior tinha-se reunido o “estado-maior” do partido. E já um funcionário havia tomado as medidas às janelas dos gabinetes do CHEGA na Assembleia da República.

Rápido, chegaram ao texto. André Ventura despachou: “Pode ser impresso”. Veio a prova tipográfica: “Nada contra”. Veio a prova final: “Que se imprima”. E acrescentou: “Cartazes a serem entregues na casa do gordo”.

No dia seguinte, pela manhã, corria tudo sobre rodas, os cartazes todos catitas já afixados nos parapeitos das janelas exteriores dos gabinetes do partido no edifício da Assembleia, a dar alarido para a rua – e até pareciam colchas em dia de visita papal! –, chegou o “xerife”, olhou aquilo e logo o sangue lhe subiu à cabeça: “Ai querem-me dar cabo da vidinha?! Deitar às feras a minha candidatura a Belém? Já vão ver!” E, sem dó, nem piedadade, despachou: “Firefighters!

E foi assim.



Uma opinião esclarecida: «Os Salários dos Políticos» (YouTube) - Raquel Varela



2. Dicionários do Latim e do Inglês: “Imprimi potest: pode ser impresso; “Nihil obstat”: nada contra; “Imprimatur”: que se imprima; “Firefighters”: bombeiros(as);

3. Composição a partir de fotografia da emissão do jornal da noite da SIC.)

Friday, November 29, 2024

Orçamento do Estado para 2025 aprovado em votação final. Governo a vapor.




2. Nota: composição com desenho do autor e imagens disponíveis na Web.)

Nem mais nem menos. Marquês de Pombal e Ivo Silva na RTP Madeira.

Finalmente, sabe-se a terra onde nasceu o Marquês de Pombal”, dizia-se no Diário de Notícias, há 6 meses atrás.

Mas... É verdade que o Marquês foi visto na RTP Madeira? Sim.

O que nos surpreende no facto é o dom de omnipresença ou ubiquidade (mais do que em qualquer lugar, agora em qualquer tempo) do Marquês, já que foi visto no programa “Nem Mais Nem Menos” que passou ontem na RTP Madeira.

Concretizando. Estavam presentes no dito programa, para além do apresentador (Luís Filipe Jardim), Ângelo Pestana (Empresário), Liliana Dionísio (Presidente da Mesa da Secção do Comércio Lojista na Associação Comercial e Industrial do Funchal - ACIF) e Ivo Silva (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Escritório, Comércio e Serviços da Madeira - SITAM) – corrijo, o Senhor Sebastião José de Carvalho e Melo, ou seja, o Senhor Marquês de Pombal.

Vejam lá se não é:



(1. E perguntam vocês: a) Quem foi «Sebastião José de Carvalho e Melo», o “Marquês de Pombal”? – a resposta na Wikipedia; e b) E sabe-se onde nasceu? Sim. A resposta em «Finalmente, sabe-se a terra onde nasceu o Marquês de Pombal» (“Sernancelhe e não Lisboa”) – vem no Diário de Notícias de 2024/05/13;

2. A propósito: a) O programa «Nem Mais Nem Menos» (episódios de 2024) – RTP Play (emissão da RTP Madeira); e b) «Luís Filipe Jardim» – «in» “As Caras da RTP Madeira” – RTP Madeira;

3. Nota: composição a partir de fotografia do programa e do pormenor do quadro do Marquês (VAN LOO, Louis-Michel (1707–1771) e VERNET, Claude Joseph (1714–1789); “Retrato de Sebastião José de Carvalho e Melo, 1st Marquess of Pombal”, 1766, óleo; col. Museu de Lisboa), cuja obra está no domínio público, considerando-se que a sua reprodução fotográfica está também no domínio público. Mas fica aqui a referência donde foi tirada: «Ficheiro:Louis-Michel van Loo 003.jpg»)

Wednesday, November 13, 2024

Ana Paula Martins e Margarida Blasco voltam à escola...

... para aprender a melhorar a comunicação.





(1. Cunha Vaz, especialista em comunicação: a) «Montenegro chama Cunha Vaz para tentar blindar Margarida Blasco e Ana Paula Martins» - Observador de 2024/11/09; e b) «Montenegro chama Cunha Vaz para tentar blindar Margarida Blasco e Ana Paula Martins» - Head Topics, mesma data; 2. Desenho digital feito com o "rato" em “Krita” e composição.)

Montenegro chama Cunha Vaz para tentar blindar ministras...

... e Ana Paula Martins e Margarida Blasco voltam à escola para aprender a melhorar a comunicação.




2. Ana Paula Martins, Ministra da Saúde: a) «Falhas no INEM. PS acusa tutela de negligência e pede demissão» - RTP Notícias de 2024/11/13; b) «Ministério Público já abriu 7 inquéritos às falhas no INEM» - SIC Notícias de 2024/11/12; c) «Crise INEM. Ministra da Saúde diz que "não foge, não mente e não se esconde"» - RTP Notícias, mesma data; e d) «Ministra assume "falhas gravíssimas" no INEM mas recusa demitir-se» - Idem, mesma data;

3. Margarida Blasco, Ministra da Administração Interna: a) «Forças de segurança. MAI admite que não foi "suficientemente clara" sobre direito à greve» - RTP Notícias de 2024/11/11; e b) «Margarida Blasco diz que não foi "desmentida nem desautorizada"» - Rádio Renascença, mesma data;

4. Estado de graça de Luís Montenegro: «Depois das polémicas, "é natural que Governo já não esteja" num estado de graça» - SIC Notícias de 2024/11/11;

5. Desenho digital feito com o "rato" em “Krita” e composição.)

Falhas no INEM e polémicas na Administração Interna. Ministras por cordéis.

Presas por cordéis, Ana Paula Martins e Margarida Blasco podem cair a qualquer momento. Depende de quanto aguenta o titereiro.



2. Margarida Blasco, Ministra da Administração Interna: a) «Forças de segurança. MAI admite que não foi "suficientemente clara" sobre direito à greve» - RTP Notícias de 2024/11/11; e b) «Margarida Blasco diz que não foi "desmentida nem desautorizada"» - Rádio Renascença, mesma data;

3. Estado de graça de Luís Montenegro: «Depois das polémicas, "é natural que Governo já não esteja" num estado de graça» - SIC Notícias de 2024/11/11.)

Sunday, November 10, 2024

A velha furufunfelha de maracuntelha que só sabia multiplicar e somar

Zig e Zag falam de uma velha furufunfelha que nada queria com contas de subtrair (cartoon):



(1. A propósito: a) «Trava-línguas»: “O rato roeu a rolha”(...) - RTP Ensina; b) «40 trava-línguas difíceis e dificílimos» (em 7.º, "Uma velha furufunfelha") - «in» Maiores e Melhores; e ainda c) «Trava-Línguas» - «in» toda a matéria; 
2. Lengalengas: «“A Velha Furunfunfelha”» (Jogos e Rimas Infantis – Adolfo Coelho, Edições ASA, 1994) - «in» Joselito Garcia;
3. Uma história musicada: «Baú de Histórias - Velha Furufunfelha», de LaMonalisah - YouTube;
4. Ainda a propósito: «O homem que só sabia multiplicar e dividir por dois» - “slideserve” de Prof. Ilydio Pereira de Sá.)

Friday, November 08, 2024

Homem detido após tiroteio na Feira do Cavalo na Golegã. Cavalo não gostou.

"Um homem de 49 anos foi detido esta quarta-feira (6/11/2024) no recinto da Feira do Cavalo, na Golegã, depois de estar envolvido num tiroteio" relacionado com a venda de cavalos.

Mas quem não gostou da brincadeira foi o cavalo e, vai daí, agride um GNR!

O cavalo não foi detido. Quanto ao GNR foi uma sova para não mais esquecer!



Thursday, October 31, 2024

Orçamento do Estado para 2025 aprovado na generalidade



O Halloween já começou e coisas estranhas acontecem...

Uma sombra sem o corpo persegue o Branquinho... O que será?



(«Halloween» neste «blog»)

A cagança do galo Barão que acabou numa cabidela

Veio a saber-se depois que as penas da cauda do “impante” eram falsas e que a qualidade da carne deixava muito a desejar...



(1. A propósito: a) «Cabidela» - Wikipedia; e b) uma receita de comer e chorar por mais: «Arroz de Cabidela» - Roteiro Gastronómico de Portugal; 2. Ainda a propósito (cores da cobertura e penas da cauda do galo): «SÍMBOLOS E CORES HERÁLDICAS: UMA BREVE VISÃO GERAL» - «in» História Medieval; 3. Composição a partir de imagem de utilização gratuita do “pixabay”)

Tuesday, October 22, 2024

Caranguejo-Real

Lançados pelos russos no Mar de Barents para alimentação local, os caranguejos-reais(*) desceram para as águas do Mar da Noruega e Mar do Norte e daqui chegaram à Grã-Bretanha, ouvi na televisão, mas também sei disto porque os vi quando dei de caras com o olho da Rosa Bugairido nas rochas, no meio dos mexilhões, e, garanto-te, são autênticos bulldozers dos mares, um metro e oitenta de envergadura e doze quilos de peso, tanto, é o que te digo, por onde passam escavam tudo e devoram os ouriços-do-mar e as estrelas-do-mar e o que encontram à sua frente, enquanto dizia isto Caralhuda de Valadouro(**) deu um toque com o dedo no smartphone e Carmela Conacha Brava(**) foi à boleia, é sabido que as senhoras fazem várias coisas ao mesmo tempo, as duas com as caras iluminadas pelo luar dos aparelhos, pois já era lusco-fusco, está aqui, Caralhuda sorria, o mapa é o mesmo, e mostrou, estas são as águas do Império Anglo-Escandinávico, nas primeiras décadas do século onze, aos anos que vai, e as coisas que tu sabes, é só procurar Carmela, diz aqui que Canuto era o filho mais novo do rei dinamarquês Sueno Barba-Bifurcada, eles inventam cada nome, Carmela parecia que não ouvia, ou não estava interessada, mas ainda assim disse, os nossos não são melhores, e mais, olha a foto que a Beatriz publicou do filho, parece o Antero de Quental, tem mais dois, um rapaz e uma rapariga, e apontava, aqui ele, a mulher e os buzicos, de férias nas Canárias, também ganham bem, Caralhuda não despegava, queria voltar ao assunto, sim, algum devem ter, mas se fosse para as águas do Mar do Norte...



(1. Caranguejo-Real: a) «Red king crab» (Caranguejo-Real Vermelho ou Caranguejo-Real do Alasca) - Wikipedia; e b) «Caranguejo do Alaska» (três variedades entre as quais o Caranguejo-Real) - AlaskaSeaFood; 2. «Mar do Norte» - Wikipedia; 3. «Império do Mar do Norte» - Wikipedia; 4. Fotografia da emissão de “Mares em Movimento: Maravilhas do Mar do Norte”, RTP 2, T.1 Ep.2, 2024/10/02.)

(*) Os caranguejos-reais são nativos do Mar de Bering, Golfo do Alasca, Mar de Okhotsk e Mar do Japão.
(**) “A Cruz de Santo André”, 1994, Camilo José Cela; escrito (quase) segundo o livro de estilo de Camilo José Cela.

Sunday, October 20, 2024

Bugalho torna-se militante do PSD. Sinto que sou parte desta família.

Ontem, no 42.º Congresso Nacional do PSD, que encerra hoje, Luís Montenegro anunciou que Sebastião Bugalho passa a ser militante do PSD.

O ex-comentador político, independente, católico, conservador de direita, truculento e de verborreia, que disse há uns meses que se o plano da AD (para a imigração) fosse apresentado ao Papa este “não ficaria insatisfeito”(*), promovido entretanto a eurodeputado, viu finalmente coroado o seu esforço e converteu-se ao PSD. Fê-lo por se sentir da família, por gratidão.

Mas um infiltrado do CHEGA (da Gorilândia) tem outra opinião...



(*) Em 19/10/2023 o Papa disse o seguinte em relação aos imigrantes: "a acção tem de ser acolher e é preciso passar de um mundo fechado para um mundo aberto" – fica para reflexão;

2. Composição a partir da fotografia da emissão televisiva.)

Friday, October 18, 2024

Pedro Nuno Santos vai propor abstenção do PS na votação do OE2025

Pedro Nuno Santos vai propor à Comissão Política Nacional do PS a abstenção na votação para o Orçamento do Estado para 2025.

O PS disponibilizou-se para negociar uma solução mínima.

Foram apresentadas duas exigências: Abandono das propostas do governo para o IRS Jovem e para o IRC.

O PS apresentou também três propostas:
1.ª – Na habitação: Uma dotação anual de 500 milhões de euros para a construção de casas para os jovens da classe média;
2.ª – Na saúde: A negociação com os médicos de um regime de exclusividade de adesão voluntária que permita fixar profissionais no SNS;
3.ª – Nas pensões: Um aumento permanente das pensões acima do que a lei de actualização das pensões prevê para defender o poder de compra dos reformados.

No final, as respostas aos jornalistas.



Saturday, October 12, 2024

Gémeas eram chamadas de “meninas do Presidente”. É o diz que disse.

Caralhuda de Valadouro(*) descansou o smartphone, ao lado Carmela Conacha Brava(**), deviam inventar o dia da gargalhada porque isto anda muito monótono, não sei se existe o dia, se calhar já existe, e trá-lá-lá as duas, rebeubéu-pardais-ao-ninho, no lusco-fusco do terreiro quase só se distinguia quem falava pelo timbre das vozes, ouvidas ao longe as duas sombras confundiam-se e as vozes embalavam quem as ouvisse, esperavam os maridos, disseste monótono, olha que a tarde foi demais, ai sim, deu na tevê, a Teresa Moreno foi à comissão de inquérito das gémeas, a médica das meninas luso-brasileiras, sabes, e o que disse ela, disse que a frase que se ouvia nos corredores do hospital, dita entre o rumor e a brincadeira, a rir, era vêm aí as meninas do Presidente, hehehe, claro que é o diz que disse, Caralhuda olhou o smartphone, lá está a Beatriz a mandar tacadas no facebook, sempre a mesma, é inveja, não é, e riram as duas a bandeiras despregadas, vá-se lá saber porquê. Estava inventado o dia.




2. (*) e (**) “A Cruz de Santo André”, 1994, Camilo José Cela; escrito (quase) segundo o livro de estilo de Camilo José Cela.)

Friday, October 11, 2024

Governo apresenta proposta de Orçamento do Estado para 2025. O envelope.

O Ministro das Finanças entrega ao Presidente da Assembleia da República (ontem) o orçamento do estado para 2025. A foto é para os jornalistas. Mas afinal é só um envelope!

Thursday, October 10, 2024

Governo apresenta proposta de Orçamento do Estado para 2025. Os Tigres.

O governo apresentou hoje a brochura toda catita com o orçamento do estado para 2025  que irá ser discutido e aprovado (passará ou não) no Parlamento.

Quando os “tigres” souberam que o orçamento estava na mesa fugiram a sete pés.

Sabe? Aquilo é gente de verborreia, que joga com palavras e esconde intenções. Enquanto o provador-mor não fizer uma análise rigorosa à “comida”, ver se está “envenenada”, não pomos patas debaixo da mesa. Faço-o pelo “buzico”(*). Lá por sermos tigres-de-bengala não quer dizer que queiramos andar de “bengala”!” – disse a mãe tigre.


________

Leia o «OE2025» e descarregue (fundo da página) os documentos essenciais: “Apresentação OE25”; “Relatório OE25”; e “PL OE25” (Proposta de Lei).

p. 153 do OE2025: “4.3. Setor Empresarial do Estado – Assim, o Governo constituiu um grupo de trabalho com vista a elaborar um relatório para identificação das empresas consideradas estratégicas (com a devida fundamentação), modo ou regime de alienação e estimativa da receita daí decorrente, de molde a permitir encetar, a partir de 2025, um processo de reconfiguração estrutural do setor empresarial do Estado.

p. 44 do OE2025: “2.4.1.2.4. Solidariedade e Segurança Social – Importa também dar atenção à sustentabilidade do sistema de segurança social, refletindo sobre a diversificação das fontes de financiamento do mesmo.” 

Dá que pensar, p. 108 do OE2025: “4.1. Administrações Públicas – Por subsetores das Administrações Públicas, estima-se um défice na Administração Central no montante de -7712,1 milhões de euros, compensado em parte pelo 'superavit' da Segurança Social (5659 milhões de euros) e pela previsão de saldo positivo nos subsetores da Administração Regional e Local (422,3 milhões de euros).

p. 37 do OE2025: “2.4.1.2.1. Saúde – Assim, foi adotado o plano de emergência e transformação do SNS, que procura dar resposta aos constrangimentos mais prementes do SNS, enquanto simultaneamente promove uma alteração estrutural que garanta mais eficiência e capacidade, assegurando uma política que promova a coesão territorial e diminuindo as assimetrias regionais que ainda se verificam.

________

(1. As notícias para já: a) «AO MINUTO | OE2025: Salários, professores, médicos ou combustíveis. Está tudo aqui» – CNN Portugal de 2024/10/10; b) «Veja aqui a proposta do Orçamento do Estado para 2025» (e descarregue o “.pdf” “Relatório Orçamento do Estado 2025”) – Público, mesma data; c) «OE2025: aqui está o documento que pode mudar as nossas vidas em 2025» – CNN Portugal, mesma data; d) «Governo apresenta proposta de Orçamento do Estado para 2025» – RTP Notícias, mesma data; e e) «OE2025: Governo prevê crescimento de 1,8% em 2024 e 2,1% em 2025» – SIC Notícias, mesma data;



4. Já agora e porque se fala de «Tigre-de-bengala» – Wikipedia;

5. (*) filhote de tigre.)