Wednesday, July 25, 2007

Figurantes e figurinos

«Governo alega que foi caso inédito (título do Jornal de Notícias de hoje) a contratação de crianças para a simulação de uma sala de aula tecnológica, na cerimónia que decorreu, anteontem, no Centro Cultural de Belém», sem que os portugueses soubessem que os alunos eram a fingir.

Diz quem viu que por acaso até se notava que aquelas crianças (chame-se-lhes figurantes, alunos a fingir, pequenos profissionais de agência de “casting”) eram espertas demais. Ora este pormenor diz tudo: doravante deixam de merecer crédito muitas das imagens que nos entram casa dentro, seja pelos jornais, seja pela televisão. Agora é que é 1 de Abril sempre! Sabemos lá se aquele que estamos a ver é de facto o senhor ministro ou apenas um sósia dele por ele contratado só para nesse dia ficar a jogar umas cartadas e a beber uns copos com os amigos?


Legenda: intervenção policial em cenário virtual onde se podem ver crianças e a famosa Floribella

E quem contrata figurantes também aluga maquetas. Atendendo a que as nossas telenovelas já não estão tão atrasadas como isso – e portanto já haverá meios razoáveis à disposição – é bem possível que o hospital, o museu, a inauguração, o centro, a estrada, tudo o que se queira que seja bom para mostrar não passem de meros cenários ou simples coisas virtuais.

Assim não, senhores governantes!


(1. A notícia; 2. A propósito: Floribella (Brasil), Floribella (Portugal) e Floribella (Chile) - Wikipedia; 3. Ainda a propósito: 1 de Abril (dia internacional da mentira) - idem)

No comments: