Tuesday, July 24, 2007

Galinhas Velociraptor mongoliensis, melros Tyrannosaurus rex, políticos Broncosaurus

Longe vai o tempo do Pimpinela Escarlate, gato preto de gravata branca e fino que nem um coral! Ou do tigre da Malveira, tigre autêntico, a que ninguém punha a mão no pêlo. Dormiam ao relento, sem pulgas a atormentá-los, peixe amassado com batata cozida com um fio de azeite e tarraçadas de leite era tudo quanto bastava! E o pêlo luzia. Além disso ginástica por entre muros era coisa que não lhes faltava!

Agora não. Agora já não é assim. Acabaram-se os quintais, as crianças sofrem de alergias e os velhos animais, vulgares, já não nos bastam.



Agora o que está a dar são os animais exóticos (pelo menos é o que diz o Diário de Notícias de hoje sob o título «Os exóticos são os novos animais de companhia»). Coisas assim como gatos cósmicos (e pior ainda são os gatos interactivos), parentes de salamandras e dinossauros… Dinossauros?! Sim. Vêm aí as réplicas dos lagartos, em tamanho reduzido: galinhas Velociraptor mongoliensis, melros Tyrannosaurus rex, políticos Broncosaurus (Ah!?)…

Bem. Até virem e não virem fiquemos com as feitiçarias do Harry Potter (se é que já têm o livro)!

P.S.: Sem sabermos, por via de muita falta de higiene que anda por aí, nem imaginámos quantos animais exóticos coleccionámos em nossas casas, por baixo dos tapetes, no azulejo descascado junto à sanita, ao pé do cesto dos restos da comida na cozinha, no pêlo da barba envolto em creme de barbear e grudado no espelho da casa de banho…


(1. A notícia e notícia relacionada no mesmo jornal: «Fiscalização em Portugal é insuficiente»; 2. Dinossauro e algumas espécies como o Velociraptor mongoliensis e o Tyrannosaurus rex (Broncosaurus será qualquer coisa como «lagarto bronco») - Wikipedia; 3. «Gatos cósmicos» e «Animais interactivos à venda para este Natal» (2006) - neste «blog»; 4. A propósito: «As confusões de Harry Potter (lançamento mundial envolto em polémicas)» - Jornal Expresso de 2007/07/23 e «Último volume de Harry Potter vendeu onze milhões em 24 horas» - Jornal Público da mesma data; 5. E ainda a propósito: O Pimpinela Escarlate - o filme «in» Warner Bros. Estúdios)

No comments: